Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Lukas Allegretti

Pascal Arquivos no Pascalzim

Recommended Posts

Olá, tenho uma dúvida sobre como criar um arquivo a partir de outro arquivo dentro do meu programa, respeitando certas condições, por exemplo nesse exercício.

 

1- O arquivo C:\EMPRESAS.DAT deve ter armazenados os dados seguintes de um conjunto de empresas:

*CNPJ(string com 14 dígitos)

*RAZÃO SOCIAL(o nome da empresa)

*PO(pessoal ocupado, que representa o número de pessoas assalariadas na empresa)

*RENDA LÍQUIDA ANUAL DA EMPRESA

Faça um programa que tenha um menu com as opções de criar, inserir dados e abrir esse arquivo de empresas, verifique quais são as empresas altamente rentáveis e grave os dados dessas empresas em um novo arquivo, denominado E:\RENTAVEL.DAT. Além da gravação, seu programa deve informar na tela quantos dados(registros) foram lidos do arquivo E:\EMPRESAS.DAT, e quantos foram escritos no arquivo E:\RENTAVEL.DAT. Deverão ser consideradas altamente rentáveis todas as empresas cuja razão entre a RENDA LÍQUIDA ANUAL e o PO seja maior ou igual a R$1.200.000,00.

 

Como faço um programa desse tipo, de jogar determinados registros do arquivo, em outro arquivo?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários.. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Não queria que me dessem o exercício pronto, e usei apenas como ideia caso não tenha me expressado direito. Só queria saber como faço para jogar um arquivo dentro de outro. Caso realmente não seja a proposta do fórum, eu entendo completamente. Obg!

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá @Lukas Allegretti.

     

    É feito normalmente... dá mesma forma que seria feito se fosse um arquivo só. Basta na hora de ler ou escrever, passar como parâmetro o arquivo correspondente.

     

    Algo assim:

    read(arqEmpresas,dadosEmpresa);
    writeln(arqRentavel,dadosEmpresa.cnpj)

    (adendo: não lembro se usa read ou readln, nem se é write ou writeln)

     

    Veja, isso é só um exemplo... mas a ideia é que antes de ler ou escrever você pode escolher qual arquivo trabalhar.

     

    Os dados dos arquivos não necessariamente precisam ser iguais... aí, para cada arquivo terá que usar o tipo de arquivo que declarou. Dessa forma que sugeri acima, o primeiro arquivo teria os dados da empresa, e o segundo apenas um "código" para identificar ela, ai os dados puxaria do primeiro arquivo. Mas, a depende, poderia deixar os arquivos iguais, e apenas escreve dadosEmpresa nele.

     

     

    Minha sugestão:

    Faça inicialmente um programa com apenas um arquivo, ou seja, que consiga cadastrar empresas e ler os dados também. Após faça a parte do segundo arquivo.

     

     

    Por favor, poste o que já conseguiu fazer e onde está com dúvidas.

     

    obs.: para postar um código, favor usar a tag CODE. Um pouco sobre:

     

    No aguardo.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×