Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobreaquecimento fora do normal


Posts recomendados

Boa noite!

 

Estou experimentando algo bem fora do comum no meu PC, sobreaquecimento.

 

O problema começou a aparecer bem lentamente, O PC esquentava um pouco e muito raramente desligava (mesmo com o desempenho do processador e da GPU bem alto).

Após um tempo, o problema começou a ficar pior e o computador desligava assim que qualquer esforço gráfico ou consumo de processamento fosse realizado (já chegou a desligar rodando Tibia).

 

Já realizei diversas limpezas (inclusive acabei de desmontar e montar a ventoinha da placa de vídeo e troquei a pasta térmica, assim como fiz com o processador).

 

Antes que perguntem, eu tenho uma Radeon HD5670 (que é beeeeem velha) e um AMD FX 6300.

 

A Radeon chega a incríveis 120ºC antes de desligar (roda qualquer jogo no mínimo a 110ºC e vai gradualmente aumentando a temperatura até 120ºC, desligando o computador).

O processador dá picos de mudança de temperatura, fica a 20~30°C e eventualmente dá saltos para 40º~50ºC. Caso algo pesado seja executado, a temperatura começa a subir gradualmente e lentamente até 90ºC, acionando o mecanismo de proteção da MOBO e desligando todo o sistema.

 

Ainda adiantando as perguntas: Sim, todas as ventoinhas são Stock.

 

Alguém já passou por um problema similar a esse? Eu creio que o desligamento também possa acontecer por alguma falha na fonte, mas pelos números que eu obtive com os meus testes e meus experimentos o problema é claramente causado por sobreaquecimento (se eu estiver errado, por favor me refutem).

Além disso, alguma dica pra me ajudar? Eu pensei em trocar a ventoinha do processador por uma melhor e também pensei em trocar a placa de vídeo por uma que aguente mais processamento gráfico.

 

Eu desconfio que a placa de vídeo não esteja dando conta do recado e está confiando ao processador o restante do processamento gráfico, sobrecarregando ambos e sobreaquecendo todo o sistema.

 

Sobre o cooler stock poder não ser o suficiente, eu já os informo que esse computador foi montado exatamente como está a mais de 2 anos atrás e o problema não ocorria antigamente, mesmo com a GPU a 100%

 

Por favor, qualquer ajuda é válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... seu caso é estranho mesmo... a 2 anos atrás estava normal...
mesmo sendo uma fonte boa tenta testar ele com outra fonte só pra ter certeza por que esse caso simplesmente não tem lógica... você disse que trocou pasta limpou tudo etc... muito estranho... estou curioso pra ver o que vão comentar aqui por que realmente até eu estou sem ideia...
Mas se você falou que a 2 anos estava funcionando... quer dizer que não pode ser isso ''

Eu desconfio que a placa de vídeo não esteja dando conta do recado e está confiando ao processador o restante do processamento gráfico, sobrecarregando ambos e sobreaquecendo todo o sistema.''

tenta rodar algo de 2 anos atras veja se roda normal se rodar normal... então sim pode ser...
Você fez overclock na bios ou com programas? ou alguém que você não sabe? pode ser isso tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Arthur2345678 disse:

É... seu caso é estranho mesmo... a 2 anos atrás estava normal...
mesmo sendo uma fonte boa tenta testar ele com outra fonte só pra ter certeza por que esse caso simplesmente não tem lógica... você disse que trocou pasta limpou tudo etc... muito estranho... estou curioso pra ver o que vão comentar aqui por que realmente até eu estou sem ideia...
Mas se você falou que a 2 anos estava funcionando... quer dizer que não pode ser isso ''

Eu desconfio que a placa de vídeo não esteja dando conta do recado e está confiando ao processador o restante do processamento gráfico, sobrecarregando ambos e sobreaquecendo todo o sistema.''

tenta rodar algo de 2 anos atras veja se roda normal se rodar normal... então sim pode ser...
Você fez overclock na bios ou com programas? ou alguém que você não sabe? pode ser isso tb...

Nenhum overclock foi feito.

 

Eu costumava usar o computador direto, eu jogava muito no PC (na época que eu não precisava trabalhar, chegava a gastar mais de 24h direto nele) eu conseguia jogar tranquilamente e conseguia minimizar qualquer jogo, usava o facebook de boa e ainda escutava música.

 

Hoje em dia, só jogar algo já desliga o PC (GPU vai pra 100%, chega a 120ºC e desliga).

 

O jogos ficaram mais pesados com o tempo? Sim, mas Jogar Tibia por alguns minutos é o suficiente pra causar sobreaquecimento no PC e desligar o computador, o que não deveria acontecer nesse caso.

 

Algo que eu não falei antes, o meu gabinete fica em um daqueles móveis de escritório antigo (que tem aquela gaiola de madeira, péssimo pra saúde do PC). Eu desconfio que a GPU foi se desgastando aos poucos e está de alguma forma sensível a temperatura. Sei que isso parece absurdo, mas é o que aparenta estar acontecendo.

 

Sobre o móvel, eu estou impossibilitado de tirá-lo daqui, assim como não tenho como tirar o computador de dentro dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jasbinschek

 

Eu aqui resolvi esse problema com temperatura diminuindo o processamento máximo em até 95% em configurações de energia do processador o que faz com que o clock não chegue ao máximo em um Pentium Dual Core E2180 soquete 775 já que não há o que fazer com um cooler box antigo para melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@jasbinschek

 

Eu aqui resolvi esse problema com temperatura diminuindo o processamento máximo em até 95% em configurações de energia do processador o que faz com que o clock não chegue ao máximo em um Pentium Dual Core E2180 soquete 775 já que não há o que fazer com um cooler box antigo para melhorar.

Eu não me recordo se a minha BIOS permite setar algum threshold máximo para o clock da CPU, mas vou tentar ainda hoje e tento jogar um pouco pra ver o que acontece. Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...