Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
thallesaguiar

Formatar um SSD Samsung EVO.

Recommended Posts

Boa noite. Está pra chegar meu novo SSD o Samsung Evo 850 500GB. E gostaria de saber como formatar ele para aproveitar o maximo dele. Sempre que formato meu HD eu uso esses passos aqui: 

1. No Prompt digito DISKPART
  2. Digito LIST DISK, 
  3. Digito SELECT DISK "X", no lugar do X colocar o número referente ao HD que irei formatar.
  4. Agoraeu digito os comandos abaixo.
  5. CLEAN
  6. CREATE PARTITION PRIMARY
  7. SELECT PARTITION 1
  8. ACTIVE
  9. FORMAT FS=NTFS 
  10. ASSIGN
  11. EXIT

Depois disso eu converto ele para GPT assim:

1.  Digito Diskpart
  2. Digito list disk
  3. Seleciono o HD que irei converter
  4. digito o comando CLEAN
  5. e depois convert gpt
  6. e depois exit

E depois de formatar e converter que eu vou instalar o Windows. 

Posso formatar e converter desta maneira ou tem uma maneira ``melhor``?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente os SSDs vem zerado, ou seja, sem a Tabela de Partições (MBR ou GPT), conectando ele ao computador e indo no Gerenciamento de Disco o próprio Windows já avisa que o disco não está Inicializado, é só aceitar que o Windows inicialize o mesmo e escolher o tipo de Tabela de Partições (MBR ou GPT). 
Não acho necessário usar o diskpart em discos SSDs novos.

Mas se quiser pode usar o diskpart, não precisa usar o comando Active pois este comando usamos quando criamos pendrives bootáveis manualmente e não em discos, e pode fazer todos os comandos de uma vez só:

> diskpart
> list disk
> select disk x (onde x é a unidade desejada)
> clean (para limpar a unidade)
> convert gpt
> create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)
> format quick fs=ntfs
> exit (para sair do diskpart)
> exit (para sair do cmd)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Fernando Apratto então. Primeiro vou ter que conectar o ssd e iniciar o Windows normalmente com o outro ssd e o Windows irá reconhecer que ele está vazio e irei fazer tudo que ele pedir ou já vou ligar o pç com o ssd novo e instalar o Windows? 

O quick no format  quick fã=nefasto não orar fazer a formatação rápida? Isso não é meio que ruim não? Pensei que sem o quick, a demorada era melhor. 

Compartilhar este post

Link para o post
    2 horas atrás, thallesaguiar disse:

Primeiro vou ter que conectar o ssd e iniciar o Windows normalmente com o outro ssd e o Windows irá reconhecer que ele está vazio e irei fazer tudo que ele pedir

Exatamente, ligue o pc com os dois discos, inicie normalmente com o seu Windows, abra o Gerenciamento de Disco e siga as instruções. Para abrir o Gerenciamento de Disco:

Pressione as teclas Windows+r e digite diskmgmt.msc

O seu disco é novo e não precisa de formatação full, use o quick para agilizar a formatação.

Compartilhar este post

Link para o post
    12 horas atrás, Fernando Apratto disse:

> create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)

Para que o "align=4096"?

O padrão é alinhar em 1 MiB (a opção é especificada em kilobytes, logo: 1024), que é mais do que suficiente, desde o tempo do Vista SP1.

Ou seja, se dividirmos o tamanho do disco por 1 MiB, todo início de partição estará posicionado num desses segmentos. Esse é o mesmo procedimento adotado por todos particionadores modernos usados nos Unix-like.

Portanto: remova a opção "align" e confie na ferramenta. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Fernando Apratto beleza. Se puder, você pode seguir esse post? Pois comprei lá fora e já está aqui no Brasil. Deve chegar lá pro inicio do mês e acho que vou ter alguma dúvida. Pois quando comprei meu HD o windows nao pediu para e eu tive que fazer tudo manualmente.

E aguardo sua resposta sobre a duvida do @Marcos FRM.

Compartilhar este post

Link para o post

Tamanho do cluster do NTFS (ou de qualquer outro sistema de arquivos) não tem nada a ver com a opção "align". Pelo menos não diretamente.

Para um bom desempenho do sistema de arquivos, obviamente a partição precisa estar alinhada de acordo com o tamanho do setor físico do disco. Em outras palavras, o começo dela precisa coincidir com o começo de um setor físico. O alinhamento padrão do diskpart (que é 1 MiB quando a opção não é especificada) garante isso.

Depois, fica tudo por conta do sistema de arquivos. A tarefa do particionamento em si está terminada. Se o cluster do NTFS será de 4 KiB, 8KiB, etc, é outra discussão. Por padrão, novamente, o NTFS usa 4 KiB. Se você quiser alterar isso, não é através da opção "align" de "create partition". Tal ajuste é feito através da opção "unit" de "format" (exemplo: format fs=ntfs unit=8k quick).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então 'Alinhamento' e 'Tamanho de Cluster' são coisas diferentes.

Eu lembro de outro comando para aumentar o tamanho de cluster junto com o comando format:

format c: /fs:ntfs /A:8192

Compartilhar este post

Link para o post

Não está na documentação. Talvez seja aceito, tem que testar. Melhor usar "unit"... ;)

Como em geral o recomendado é 4 KiB, que é o padrão, melhor ainda: não especificar nada (só format fs=ntfs quick).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

OK, vou mudar meus anotamentos.

Encontrei a fonte do parâmetro /A:

'Por padrão, o tamanho máximo do cluster para NTFS no Windows NT 4.0 e versões posteriores do Windows é de 4 KB. Isso ocorre porque a compactação de arquivos NTFS não é possível em unidades com um tamanho de cluster maior. O comando format não usa clusters maiores do que 4 KB, a menos que o usuário especificamente substitua as configurações padrão. Você pode fazer isso usando a opção /A: com o comando Format ou especificando um tamanho de cluster maior na caixa de diálogo Formatar no Windows Explorer. '

Tamanho de cluster padrão para NTFS, FAT e exFAT

Editado por Fernando Apratto

Compartilhar este post

Link para o post

Esse link confirma por que devemos sempre que possível seguir os padrões. É raro precisar mexer no tamanho do cluster, ainda mais em desktops. Tal ajuste faz sentido em arranjos RAID que sustentam grandes bancos de dados, por exemplo:

https://blogs.technet.microsoft.com/mikelag/2011/02/09/how-fragmentation-on-incorrectly-formatted-ntfs-volumes-affects-exchange/

No link acima também é usado format /a:xxx. É o format "externo", não o que tem dentro do diskpart (neste é "unit"). Esclarecido o mistério.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Marcos FRM @Fernando Apratto Então, a formatação do meu HD e do ssd antigo eu faço de qual maneira? 

O SSD novo eu vou ativar pelo Windows como você falou. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Marcos FRM eu tenho um sandisk 120gb e vou trocar pro Samsung evo 850 500gb. O @Fernando Apratto falou para ativar o Samsung pelo Windows. Vou instalar Windows, programas e ver se dar pra colocar alguns jogos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o Samsung apenas abrigue a instalação do Windows, não precisa fazer nada nele. Ele virá vazio, com todos os setores contendo zeros*. Plugue-o e carregue a mídia de instalação. Lá na parte onde escolhe onde o sistema vai ser instalado, simplesmente deixe selecionado "espaço não alocado" e mande avançar. Não precisa criar partições manualmente. O instalador criará o particionamento adequado (MBR se usar BIOS/CSM; GPT se usar UEFI), as partições "de sistema" (que ocupam poucas centenas de megabytes) e a última, onde o Windows residirá, contendo o tamanho remanescente do dispositivo. Confie no instalador. ;)

* Se você for paranoico e desconfiar que o SSD virá com alguma coisa gravada de fábrica (quem sabe os números da próxima Mega-Sena?), apenas use o comando "clean" do diskpart nele. O resto é desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, Marcos FRM disse:

O instalador criará o particionamento adequado (MBR se usar BIOS/CSM; GPT se usar UEFI)

Eu ainda tenho que fazer este teste em um disco sem a Tabela de Partições, pois é possível usar a UEFI na placa-mãe e o formato MBR no disco, portanto ainda não tenho certeza se o instalador irá colocar em GPT automaticamente.

No entanto já ouvi falar se usarmos um pendrive no modo 'Partição GPT para UEFI' em um disco sem a Tabela de Partições aí sim ele coloca no formato GPT.

Por isso indiquei antes ele Inicializar o disco no Gerenciamento de Disco do Windows.

@thallesaguiar Mas faça o teste e depois nos conte.

Compartilhar este post

Link para o post
    22 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Eu ainda tenho que fazer este teste em um disco sem a Tabela de Partições, pois é possível usar a UEFI na placa-mãe e o formato MBR no disco, portanto ainda não tenho certeza se o instalador irá colocar em GPT automaticamente.

Eu tenho certeza e garanto ao colega @thallesaguiar que o instalador fará tudo certinho.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Marcos FRM @Fernando Apratto Meu Pendrive com o Windows 10 já está em GPT. Se quando eu for instalar e o windows dizer que o SSD samsung não é GPT eu vou ter que abri o CMD e converter. 

Então se eu configurar o SSD samsung pelo Gerenciador de Disco eu vou usar toda a ``potencia`` do Samsung? Porque eu só comprei esse Samsung Evo porque o pessoal falou que ele é o ***** das galaxias.

Editado por thallesaguiar

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa converter nada! Apenas certifique-se que a mídia de instalação foi inicializada no modo que você deseja. Dê preferência para o modo UEFI, pois BIOS/CSM é entulho obsoleto.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Marcos FRM Sempre que formato meu pc eu coloco gpt. Provavelmente quando eu for instalar o windows no SSD samsung ele deve alegar que está em MBR, mas não sei, vamos ver isso na hora.

Meu SSD está quase chegando. Deve chegar na semana que vem. 

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado (editado)
    5 horas atrás, thallesaguiar disse:

Provavelmente quando eu for instalar o windows no SSD samsung ele deve alegar que está em MBR

Isso não acontecerá pois como já informamos o SSD costuma vir sem a Tabela de Partições (MBR ou GPT).

8 horas atrás, thallesaguiar disse:

Então se eu configurar o SSD samsung pelo Gerenciador de Disco eu vou usar toda a ``potencia`` do Samsung?

São coisas completamente diferentes....O que vai assegurar uma performance melhor do SSD são as configurações e para isso instale o programa Samsung Magician que vem no CD do SSD Samsung. Ali terá alguns níveis de otimização do próprio fabricante.

Editado por Fernando Apratto

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 9 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Isso não acontecerá pois como já informamos o SSD costuma vir sem a Tabela de Partições (MBR ou GPT).

Entendi. 

9 horas atrás, Fernando Apratto disse:

São coisas completamente diferentes....O que vai assegurar uma performance melhor do SSD são as configurações e para isso instale o programa Samsung Magician que vem no CD do SSD Samsung. Ali terá alguns níveis de otimização do próprio fabricante.

Esse programa eu vou instalar depois que instalar o windows nele ou eu vou instalar esse programa no SSD antigo para otimizar o SSD da samsung? E depois fazer a instalação do Windows nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai instalar no SSD novo, depois de instalar o Windows, ele vai ficar ativo otimizando o uso do disco.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Fernando Apratto Entendi. Chegando vou ver se faço tudo e se tiver duvida eu volto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais