Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatar um SSD Samsung EVO.


Posts recomendados

Boa noite. Está pra chegar meu novo SSD o Samsung Evo 850 500GB. E gostaria de saber como formatar ele para aproveitar o maximo dele. Sempre que formato meu HD eu uso esses passos aqui: 

  1. No Prompt digito DISKPART
  2. Digito LIST DISK, 
  3. Digito SELECT DISK "X", no lugar do X colocar o número referente ao HD que irei formatar.
  4. Agoraeu digito os comandos abaixo.
  5. CLEAN
  6. CREATE PARTITION PRIMARY
  7. SELECT PARTITION 1
  8. ACTIVE
  9. FORMAT FS=NTFS 
  10. ASSIGN
  11. EXIT

 Depois disso eu converto ele para GPT assim:

  1.  Digito Diskpart
  2. Digito list disk
  3. Seleciono o HD que irei converter
  4. digito o comando CLEAN
  5. e depois convert gpt
  6. e depois exit

 

E depois de formatar e converter que eu vou instalar o Windows. 

 

Posso formatar e converter desta maneira ou tem uma maneira ``melhor``?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente os SSDs vem zerado, ou seja, sem a Tabela de Partições (MBR ou GPT), conectando ele ao computador e indo no Gerenciamento de Disco o próprio Windows já avisa que o disco não está Inicializado, é só aceitar que o Windows inicialize o mesmo e escolher o tipo de Tabela de Partições (MBR ou GPT). 
Não acho necessário usar o diskpart em discos SSDs novos.

 

Mas se quiser pode usar o diskpart, não precisa usar o comando Active pois este comando usamos quando criamos pendrives bootáveis manualmente e não em discos, e pode fazer todos os comandos de uma vez só:

> diskpart
> list disk
> select disk x (onde x é a unidade desejada)
> clean (para limpar a unidade)
> convert gpt
> create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)
> format quick fs=ntfs
> exit (para sair do diskpart)
> exit (para sair do cmd)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto então. Primeiro vou ter que conectar o ssd e iniciar o Windows normalmente com o outro ssd e o Windows irá reconhecer que ele está vazio e irei fazer tudo que ele pedir ou já vou ligar o pç com o ssd novo e instalar o Windows? 

 

O quick no format  quick fã=nefasto não orar fazer a formatação rápida? Isso não é meio que ruim não? Pensei que sem o quick, a demorada era melhor. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, thallesaguiar disse:

Primeiro vou ter que conectar o ssd e iniciar o Windows normalmente com o outro ssd e o Windows irá reconhecer que ele está vazio e irei fazer tudo que ele pedir

Exatamente, ligue o pc com os dois discos, inicie normalmente com o seu Windows, abra o Gerenciamento de Disco e siga as instruções. Para abrir o Gerenciamento de Disco:

Pressione as teclas Windows+r e digite diskmgmt.msc

 

O seu disco é novo e não precisa de formatação full, use o quick para agilizar a formatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Fernando Apratto disse:

> create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)

 

 

Para que o "align=4096"?

 

O padrão é alinhar em 1 MiB (a opção é especificada em kilobytes, logo: 1024), que é mais do que suficiente, desde o tempo do Vista SP1.

 

Ou seja, se dividirmos o tamanho do disco por 1 MiB, todo início de partição estará posicionado num desses segmentos. Esse é o mesmo procedimento adotado por todos particionadores modernos usados nos Unix-like.

 

Portanto: remova a opção "align" e confie na ferramenta. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto beleza. Se puder, você pode seguir esse post? Pois comprei lá fora e já está aqui no Brasil. Deve chegar lá pro inicio do mês e acho que vou ter alguma dúvida. Pois quando comprei meu HD o windows nao pediu para e eu tive que fazer tudo manualmente.

 

E aguardo sua resposta sobre a duvida do @Marcos FRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tamanho do cluster do NTFS (ou de qualquer outro sistema de arquivos) não tem nada a ver com a opção "align". Pelo menos não diretamente.

 

Para um bom desempenho do sistema de arquivos, obviamente a partição precisa estar alinhada de acordo com o tamanho do setor físico do disco. Em outras palavras, o começo dela precisa coincidir com o começo de um setor físico. O alinhamento padrão do diskpart (que é 1 MiB quando a opção não é especificada) garante isso.

 

Depois, fica tudo por conta do sistema de arquivos. A tarefa do particionamento em si está terminada. Se o cluster do NTFS será de 4 KiB, 8KiB, etc, é outra discussão. Por padrão, novamente, o NTFS usa 4 KiB. Se você quiser alterar isso, não é através da opção "align" de "create partition". Tal ajuste é feito através da opção "unit" de "format" (exemplo: format fs=ntfs unit=8k quick).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então 'Alinhamento' e 'Tamanho de Cluster' são coisas diferentes.

Eu lembro de outro comando para aumentar o tamanho de cluster junto com o comando format:

format c: /fs:ntfs /A:8192

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, vou mudar meus anotamentos.

Encontrei a fonte do parâmetro /A:

'Por padrão, o tamanho máximo do cluster para NTFS no Windows NT 4.0 e versões posteriores do Windows é de 4 KB. Isso ocorre porque a compactação de arquivos NTFS não é possível em unidades com um tamanho de cluster maior. O comando format não usa clusters maiores do que 4 KB, a menos que o usuário especificamente substitua as configurações padrão. Você pode fazer isso usando a opção /A: com o comando Format ou especificando um tamanho de cluster maior na caixa de diálogo Formatar no Windows Explorer. '

Tamanho de cluster padrão para NTFS, FAT e exFAT

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse link confirma por que devemos sempre que possível seguir os padrões. É raro precisar mexer no tamanho do cluster, ainda mais em desktops. Tal ajuste faz sentido em arranjos RAID que sustentam grandes bancos de dados, por exemplo:

 

https://blogs.technet.microsoft.com/mikelag/2011/02/09/how-fragmentation-on-incorrectly-formatted-ntfs-volumes-affects-exchange/

 

No link acima também é usado format /a:xxx. É o format "externo", não o que tem dentro do diskpart (neste é "unit"). Esclarecido o mistério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso o Samsung apenas abrigue a instalação do Windows, não precisa fazer nada nele. Ele virá vazio, com todos os setores contendo zeros*. Plugue-o e carregue a mídia de instalação. Lá na parte onde escolhe onde o sistema vai ser instalado, simplesmente deixe selecionado "espaço não alocado" e mande avançar. Não precisa criar partições manualmente. O instalador criará o particionamento adequado (MBR se usar BIOS/CSM; GPT se usar UEFI), as partições "de sistema" (que ocupam poucas centenas de megabytes) e a última, onde o Windows residirá, contendo o tamanho remanescente do dispositivo. Confie no instalador. ;)

 

* Se você for paranoico e desconfiar que o SSD virá com alguma coisa gravada de fábrica (quem sabe os números da próxima Mega-Sena?), apenas use o comando "clean" do diskpart nele. O resto é desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

O instalador criará o particionamento adequado (MBR se usar BIOS/CSM; GPT se usar UEFI)

Eu ainda tenho que fazer este teste em um disco sem a Tabela de Partições, pois é possível usar a UEFI na placa-mãe e o formato MBR no disco, portanto ainda não tenho certeza se o instalador irá colocar em GPT automaticamente.

No entanto já ouvi falar se usarmos um pendrive no modo 'Partição GPT para UEFI' em um disco sem a Tabela de Partições aí sim ele coloca no formato GPT.

Por isso indiquei antes ele Inicializar o disco no Gerenciamento de Disco do Windows.

@thallesaguiar Mas faça o teste e depois nos conte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Eu ainda tenho que fazer este teste em um disco sem a Tabela de Partições, pois é possível usar a UEFI na placa-mãe e o formato MBR no disco, portanto ainda não tenho certeza se o instalador irá colocar em GPT automaticamente.

 

Eu tenho certeza e garanto ao colega @thallesaguiar que o instalador fará tudo certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM @Fernando Apratto Meu Pendrive com o Windows 10 já está em GPT. Se quando eu for instalar e o windows dizer que o SSD samsung não é GPT eu vou ter que abri o CMD e converter. 

 

Então se eu configurar o SSD samsung pelo Gerenciador de Disco eu vou usar toda a ``potencia`` do Samsung? Porque eu só comprei esse Samsung Evo porque o pessoal falou que ele é o ***** das galaxias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, thallesaguiar disse:

Provavelmente quando eu for instalar o windows no SSD samsung ele deve alegar que está em MBR

Isso não acontecerá pois como já informamos o SSD costuma vir sem a Tabela de Partições (MBR ou GPT).

 

8 horas atrás, thallesaguiar disse:

Então se eu configurar o SSD samsung pelo Gerenciador de Disco eu vou usar toda a ``potencia`` do Samsung?

São coisas completamente diferentes....O que vai assegurar uma performance melhor do SSD são as configurações e para isso instale o programa Samsung Magician que vem no CD do SSD Samsung. Ali terá alguns níveis de otimização do próprio fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Isso não acontecerá pois como já informamos o SSD costuma vir sem a Tabela de Partições (MBR ou GPT).

Entendi. 

9 horas atrás, Fernando Apratto disse:

São coisas completamente diferentes....O que vai assegurar uma performance melhor do SSD são as configurações e para isso instale o programa Samsung Magician que vem no CD do SSD Samsung. Ali terá alguns níveis de otimização do próprio fabricante.

Esse programa eu vou instalar depois que instalar o windows nele ou eu vou instalar esse programa no SSD antigo para otimizar o SSD da samsung? E depois fazer a instalação do Windows nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...