Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe não bipa nem da vídeo.


Posts recomendados

Bom ganhei um pc já meio antigo que um amigo meu ia jogar fora e acabou me dando.
Ganhei com a tela inclusive que tive que trocar 2 capacitores da fonte do monitor para funcionar( estavam estufados  10v 1000uf )
Bem no primeiro momento, abri o gabinete, chequei se nada tinha se soltado no transporte, e tudo estava ok, e com muito pó.
Ele ligou bem normalmente de primeira entrou no windows xp e tudo, como não tenho teclado, resolvi colocar um mause usb que não funcionou ( nas portas usb frontais ), resolvi então desligar o pc pelo botão mesmo, após isso ele não mais ligou novamente.
O pc liga, roda com tudo o cooler do processador, mas não da um bip nem imagem, o pc veio com uma placa de vídeo, antiga que não sei ainda identificar qual é, uma placa de tv analógica, e uma placa de rede, testei tirando uma a uma das placas para ver se não eras elas as culpadas, testei as memorias, e mesmo sem elas não bipa e nem dá vídeo.
Desmontei tudo, limpei um pouco a placa-mãe com álcool isopropílico, liguei ela somente com o processador e nada, tetei com outra fonte,  dei um clear cmos, fiz o precedimento do Curto de Hardman e sem sucesso.
Resolvi então medir os mosfets ( acho que é ), com o processador, liguei e sai medindo as tensões de entrada e os de saída dos mosfets ou transistores não sei.
Uns deram 12v na entrada e outros 8v, e na saída todos tinham de 1v a 1.5v na saída, somente dois não apresentam tensão em suas saídas. Mostrados nas imagens abaixo.
O mosfet ( Q3406 )  HJ  772   43 A5 tem 8v na sua entrada e 0v na sua saída, fica abaixo do conector de 4 pinos ( 12v do processador ).
O segundo mosfet fica ao lado das entradas das memorias, o ( Q1 )  9916  435136   apresenta tensão na entrada e 0v na saída, com ou sem processador e memoria ram.
Testei os capacitores, com a placa ligada com processador, capacitores perto do processador um deles deu 11.98v o ( CE13 ), os demais capacitores ( CE 14, 15, 16, 17, 19, 20, 28 ) todos deram em torno de 1v a 1.3v, demais capacitores da placa apresentam alguns 5v, 1.4v, 0.7v...
Testei as bobinas, as 3 bobinas perto do processador acusam no multímetro curto e bipando. ( mostradas na imagem )
Tenho pouca experiencia em eletrônica, gostaria de qualquer ideia do que testar e como testar ( se estou fazendo algo de errado ), ou estou em duvida se algum desses componentes estão queimados, se o processador já era ou algum problema de bios mesmo.
placa-mãe Asus  A7V8X - LA  revisão 2.02
Processador amd Sempron,   ele esquenta quando ligado a placa-mãe, não parece esta completamente morto.

Se alguém tiver uma sugestão ou opinião será muito bem aceita por min, gostaria se for possível :-)

IMG_20170627_195543_copia.jpg?1498622443IMG_20170627_195713_copia.jpg?1498623339IMG_20170627_195732_copia.jpg?1498623398

 

Se alguém tiver alguma ideia ou tiver o manual ou datasheet com os dados dos componentes desta placa-mãe já ajudaria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...