Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito eletrônico SSTC


Olivei37

Posts recomendados

Não sei nada sobre o circuito... mas tem um temporizador para ficar mandando algum sinal  o 74HCT14 segundo data sheet converte sinal para o tipo TTL logic level e um circuito para o IR2110D parece ser um grande power mosfet (tem circuito básico no data sheet) para controlar a alta tensão se valendo de pequenas correntes e tensões. De resto tem um capacitor segurando a tensão alta para a entrada da antena.

 

Fora isso você teria que ser mais específico para alguém lhe ajudar... se eu não tiver enganado ^^

 

Como cada raio causa uma expansão do ar e som... jogando a frequentaria/potencia da para tocar musica acredito eu ...

Um projeto apra arduino ai em baixo que dever ser o mesmo principio(usando transistores diferentes ) para o caso.

 http://professormarlonnardi.blogspot.com.br/p/bobina-de-tesla-que-toca-muiscas-com.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li rapidamente o artigo. O primeiro CI é um oscilador. o segundo grandão tem a propriedade de conseguir chavear um mosfet colocado em tensão elevada (300V nesse caso). É possível que tambem incorpore a função de controlador de circuito LLC (oscilador com tanque ressonante) ou de half-bridge.. Parece mais com half-bridge (meia ponte). O chato de ser apenas o circuito parcial, apenas da placa, prejudica uma análise mais perfeita. Enfim, se conseguir postar o circuito completo ao invés de pedaços vai ficar bem mais fácil entender.

adicionado 4 minutos depois

Se for montar isso, na hora de comprar os mosfets de potencia, prefira os de tecnologia coilmos da Infineon. Mesmo tendo um Rds mais elevado, as perdas por chaveamento são sensívelmente menores. Destaques para um Qg, time rise, time fall e capacitancia de saida sensívelmente menores. O que gastará a mais vai economizar no custo dos dissipadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Olivei37 disse:

Boa noite, estou montando uma bobina de tesla para meu projeto de TCC, porém gostaria da ajuda de vocês na explicação desse circuito anexado. O link da imagem segue em anexo para quem quiser ter mais informações sobre.

 

http://athoselectronics.com/como-fazer-uma-bobina-de-tesla/

SSTCDRIVER-1.png

 

Fiquei com preguiça de estudar o esquema. 

 

Mas venho contribuir com um vídeo de um professor, que explica detalhes muito importantes das melhores bobinas de teslas. 

A maioria das pessoas que fazem as de baixa potência, executam o projeto de forma errada, não otimizado.

Se você seguir as dicas do professor, fará uma bobina bem otimizada: 

 

https://www.youtube.com/watch?v=3zbqdPIXq8k

 

 

adicionado 7 minutos depois

Basicamente o que o professor diz é que o primário deve ser ressonante, com o acionamento dos mosfets ou IGBTs no ponto zero da senoide da corrente. Aí ele informa o nome da topologia. É importante pesquisar pela topologia. 

Técnicas de Comutação ZVS

 

Basicamente é o mesmo princípio daquele negócio de aquecimento por indução.

Só que neste caso, ao invés de pôr material ferroso para esquentar na bobina, é posto uma bobina secundária que acaba gerando bilhões de voltes.

 

E esta bobina secundária tem toda uma técnica construtiva, para poder funcionar corretamente.

 

https://www.youtube.com/watch?v=k1TCAgvHRV0

 

 

 

adicionado 11 minutos depois

E uma coisa puxa a outra: 

Usa-se bobina ressoante na entrada pois assim você consegue fazer circular imensas correntes nas bobinas, que força as linhas de campo irem bem longe e faz gerar uma tensão gigantesca. 

 

Uma bobina ressonante, mesmo que sem o secundário, é capaz de circular nela 300 amperes em 300V, e ela consumirá da rede elétrica menos de 500 watts.

Onde está a mágica? 

Dica:

Não é violada nenhuma lei da física. 

 

Como eu disse, é o princípio do aquecimento de indução. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Li rapidamente o artigo. O primeiro CI é um oscilador. o segundo grandão tem a propriedade de conseguir chavear um mosfet colocado em tensão elevada (300V nesse caso). É possível que tambem incorpore a função de controlador de circuito LLC (oscilador com tanque ressonante) ou de half-bridge.. Parece mais com half-bridge (meia ponte). O chato de ser apenas o circuito parcial, apenas da placa, prejudica uma análise mais perfeita. Enfim, se conseguir postar o circuito completo ao invés de pedaços vai ficar bem mais fácil entender.

adicionado 4 minutos depois

Se for montar isso, na hora de comprar os mosfets de potencia, prefira os de tecnologia coilmos da Infineon. Mesmo tendo um Rds mais elevado, as perdas por chaveamento são sensívelmente menores. Destaques para um Qg, time rise, time fall e capacitancia de saida sensívelmente menores. O que gastará a mais vai economizar no custo dos dissipadores.

Esse é o circuito completo. Agradeço a ajuda.

Circuito AC-DC.jpg

Circuito acoplador optico.jpg

Circuito regulador de tensao.jpg

modulador.png

adicionado 3 minutos depois
6 horas atrás, Mestre88 disse:

@Olivei37 Qual a sua dúvida com relação a esse circuito?

 

Na verdade eu queria apenas uma explicação do funcionamento para que eu possa ter uma melhor visão do circuito. Eu postei o circuito completo no comentário do @Sérgio Lembo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...