Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Ramon F. Francisco

Cooler novo para phenom ii x4 955 be

Recommended Posts

Gente, eu queria solucionar uma duvida que tenho ha um tempo sobre meu processador.

Bom, minhas configs em resumo sao:

Mb: GA78LMT que vi citarem aqui

Proc: amd phenom ii x4 955 be

Vga: radeon r9 270x

8gb ram

Eu me pergunto se vale a pena o upgrade de processador pra um 6300 ou 8350, ja que o meu atual ja tem uns 4 anos.

Além disso, o cooler stock do Phenom é um avião, faz muuito barulho e não faz o serviço direito, vocês teriam uma recomendação pra me fazer sobre comprar um cooler novo pra poder usar com o resto de vida do phenom+ o proximo que eu tiver que pegar?(tinha visto um tal de hyper t4 da cooler master por 100$, vi gente falando bem)

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ramon F. Francisco  cara falta menos de 30 dias para o lançamento dos Ryzen, se quiser um processador mais potente migre para os ddr4, irá gastar com isso, sim com certeza mas vai valer muito a pena... e se os ryzen virem com preços bem acessíveis você não irá gastar tanto... Vi notícias que os novos ryzen vão poder chegar até 5Ghz com air cooler, isso é uma coisa fantástica, se comparado com os da intel, pretendo migrar para os ryzen se o preço deles estiverem acessiveis, ou pegar um i5 kaby lake se não me agradarem os ryzen...

adicionado 4 minutos depois

acabei esquecendo do cooler kkk. em fim pegue um t4 ou um loki da xigmatek ambos são excelentes cooler e vão resfriar bem seus processadores...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Mas aí, teria que trocar a mobo também né? Já têm alguma sugestão que suporte? 

Ah, e o resto do pc eu poderia manter? Talvez as rams também teriam que ser trocadas né...

obg pela resposta!!

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon F. Francisco Você teria que trocar o kit, processador mobo e memória ram, se sua fonte for de qualidade pode manter, gabinete e hd também pode manter o mesmo, só que vale lembrar que como você está trocando as peças do seu pc terá que também remover todos os drivers instalados no seu hd...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com que o @xMinato disse, espera mais que será melhor colega.

@Ramon F. Francisco

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @GabrielLP14 @xMinato Sobre os coolers, entre hyper t4 e o loki, ambos estão praticamente o mesmo preço, a diferença é de 10$ mais caro pra t4. Vi que o Loki tem um problema que pode queimar minha MB se eu não isolar corretamente a backplate, então fiquei meio receoso.

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon F. Francisco invista no T4

Veja com o colega @Contiusa ele tem tópicos próprios que ele testou vários coolers.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @GabrielLP14  Vi o @Contiusa citar em varios tópicos que o t4 nao encaixa corretamente em AMD, o que me confundiu totalmente, meu gabinete é meio pequeno e não possui saída superior, porém, eu deixo a tampa lateral sempre aberta.(citei minhas configurações num post alí em cima)

Obs:mantenho o gabinete aberto por ser meio compacto e pra refrigerar melhor, mas pretendo troca-lo futuramentre, por algum com a fonte em baixo

Editado por Ramon F. Francisco

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon F. Francisco ah, é, não tinha visto que é AMD (olhei só por alto). Não compre o T4 não porque vai dar zika. Eles só montam na vertical e vai trepar nas memórias e não vai ter como sair o ar.

O Loki e o TX3 servem, mas o problema é que esses coolers têm fan de 92mm e fazem mais barulho (por terem fans muito rápidos). Melhor um Gammaxx 300, que tem fan de 120mm e 1600rpm.

Qual é o seu gabinete?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Contiusa cara, eu peguei esse gabinete usado de um amigo, pois o meu antigo estava em pessimas condições, é um "fortrek gamer" mas nao estou conseguindo descobrir nada além. De toda forma, tirei umas fotos de como está montado: 

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon F. Francisco a placa-mãe fica no fundo do gabinete ou tem um recesso para passar os cabos atrás? Não deve ter o recesso, então meça a largura do gabinete que dá para ter uma ideia.

O fan lateral fica na área do soquete e vai influenciar na altura do CPU cooler? O espaço para o fan de trás é de 120?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Contiusa A imagem não havia sido carregada? Estou mandando novamente. Bom, tem pouquissimo espaço atrás, apesar de ter alguns cabos passando um tnato quanto apertados... acabei de sair de casa e nao conseguirei medir as dimensões, me avise se está conseguindo visualizar a imagem pois estou pelo celular e aqui não apareceu.IMG_20170203_105803.thumb.jpg.44c4bcd9eb72997156e82e4f4c13c5c9.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon F. Francisco agora apareceu a foto. Depois, quando chegar em casa, meça a distância da placa-mãe até a borda do gabinete. Assim a gente sabe a altura que o cooler pode ter, porque os cabos que estão passando atrás deve ocupar pelo menos 1-2cm.

Veja também se o cooler lateral vai ocupar espaço do CPU-cooler.

Poste aí depois.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Contiusa a distância da mobo até a borda? Eu teria que medir a distancia da placa até onde ficaria a tampa lateral? Qual seria esse cooler lateral? No gabinete só tem o stock da do processador, o superior da fonte e um frontal do próprio gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon F. Francisco ah, o fan lateral é porque eu vi em uma foto na internet. Então o seu é um modelo diferente.

Sim, a distância da placa-mãe até onde ficaria a tampa lateral. Pode até atravessar a tampa lateral para ter uma ideia da borda, como na foto abaixo:

alturadocooler.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    1 minuto atrás, Ramon F. Francisco disse:

Perfeito @Contiusa, essa foto esclareceu tudo hahahah até amanhã eu te passo as medidas, muito obrigado!

Joia, mas pegue uma parte lisa da placa-mãe, sem nenhum relevo, slot, capacitor, nada. O PCB da placa-mãe mesmo. Mas cuidado para não bater e arranhar nenhum circuito do PCB! Desligue o micro da tomada também!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    5 horas atrás, Ramon F. Francisco disse:

Espaço entre mb e borda:165mm

Como o soquete levanta o cooler 10mm e é bom dar 5mm de margem, você tem 150mm para o CPU cooler.

As opções são aquelas mesmo.

Gammaxx S40 (144mm)

Gammaxx 300 (134nn)

Hyper TX3 (139mm)

Loki II (134mm)

Como eu disse, o TX3 e o Loki II fazem mais barulho por causa dos fans de 92mm e 2800rpm. O S40 e o 300 tem fans de 120mm e 1600rpm. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 2 horas atrás, Contiusa disse:

Como o soquete levanta o cooler 10mm e é bom dar 5mm de margem, você tem 150mm para o CPU cooler.

As opções são aquelas mesmo.

Gammaxx S40 (144mm)

Gammaxx 300 (134nn)

Hyper TX3 (139mm)

Loki II (134mm)

Como eu disse, o TX3 e o Loki II fazem mais barulho por causa dos fans de 92mm e 2800rpm. O S40 e o 300 tem fans de 120mm e 1600rpm. 

Então, eu tenho duas opções: mais barulho e mais resfriamento, ou menos barulho e menos resfriamento? Comparado ao cooler stock, esses o loki e o tx3 fazem ruídos semelhantes? Por que o da amd é realmente muito alto, ainda mais em uso contínuo. Agora preciso comparar preço/resfriamento/som, vai mais um tempo de confusão hahahah

obs:estou verificando preços aqui, e gostaria de saber se as especificações de "nível de ruído" podem ser levadas em conta.

tirando exemplo pela kabum e pichau respectivamente, fica o seguinte

Gammax s40: 135$/113$ (17.8~26.1db)
    Gammax 300: 75,90$/61,60$ (17.8~21db)
    Hyper TX3: 91,90$/-- (17~35db)
    Loki II: 101,90$/95,92$ (20~28db)

Qual você me recomendaria?

Editado por Ramon F. Francisco

Compartilhar este post

Link para o post
    37 minutos atrás, Ramon F. Francisco disse:

Comparado ao cooler stock, esses o loki e o tx3 fazem ruídos semelhantes?

Não, mas acima de 1800-2000rpm eles se tornam audíveis. Em load, talvez em jogos pesados, eles devem passar de 2200-2400rpm, aí vai dar para ouvir claramente, a menos que você esteja com fones de ouvido e o jogo seja barulhento. Ou então se o seu quarto é barulhento, ou você tem fans de gabinete de 1500rpm. Para quem faz render, ficar ouvindo barulho de fan não é muito agradável, especialmente se você pagou para trocar o cooler box e tem outras opções mais silenciosas.

Acho que todos eles vão ter um desempenho parecido. Se puder, eu comprava o Gammaxx S40, caso contrário, o Gammaxx 300. O TX3 e o Loki eu jamais usaria, pois eu não gosto de ouvir barulho de fan, e o meu quarto e o meu micro são bem silenciosos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 31 minutos atrás, Contiusa disse:

Não, mas acima de 1800-2000rpm eles se tornam audíveis. Em load, talvez em jogos pesados, eles devem passar de 2200-2400rpm, aí vai dar para ouvir claramente, a menos que você esteja com fones de ouvido e o jogo seja barulhento. Ou então se o seu quarto é barulhento, ou você tem fans de gabinete de 1500rpm. Para quem faz render, ficar ouvindo barulho de fan não é muito agradável, especialmente se você pagou para trocar o cooler box e tem outras opções mais silenciosas.

Acho que todos eles vão ter um desempenho parecido. Se puder, eu comprava o Gammaxx S40, caso contrário, o Gammaxx 300. O TX3 e o Loki eu jamais usaria, pois eu não gosto de ouvir barulho de fan, e o meu quarto e o meu micro são bem silenciosos.

Tá, reduzi minhas alternativas entre esses dois então, devido a minha situação atual, quarto silencioso, pc no geral com pouco ruído.
    Agora, essa diferença de preço entre o 300 e o s40, é algo relevante? posso pegar o s40 numa boa, mas se for pra pegar um cooler com essa diferença de preço, pra não existir muita diferença de performance, não valeria a pena, né?

Muito obrigado por todo esse auxilio e esclarecimento, @Contiusa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon F. Francisco eu não conheço e nem testei nenhum dos dois, então eu recomendaria:

Se for fazer um overclock mediano, pegue o S40. 

Se não for fazer overclock e for comprar o FX-6300, o Gammaxx 300 dá.

Se não for fazer overclock e for comprar o FX-8350, melhor comprar o S40.

Acho mais seguro fazer assim. Os dois vão ficar bem silenciosos no seu sistema. Eu já tive dois coolers de 120 e 140 com fans de 1500-1600rpm e eles são virtualmente inaudíveis.

Outra coisa que a presilha desses coolers vai servir no soquete AM4 dos Ryzen (se fosse backplate, como no caso do Loki, não seria compatível). Os Ryzen vão ser lançados agora, no dia 1-2 de março. Você teria que trocar o kit de placa-mãe e memória, mas de repente você se anima e vende o seu kit para comprar um kit AM4. Parece que eles vão vir legais para jogos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Contiusa Perfeito, vou de s40, as vantagens compensam o preço. Bom, se eu quiser fazer um OC mediano pelo afterburner, vou precisar alterar voltagens e tal? Nunca fiz OC pois meu processador sempre foi muito quente, qualquer coisa acima daquilo já estrapolaria.

Mais uma vez, obg e boa tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais