Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento


Posts recomendados

Olá gente, tudo bem? Olha só, me tirem uma dúvida por favor. Meu PC é fraco, fonte genéria, processador ruim e etc. Só que pretendo dar uma melhorada nele. Vou colocar uma placa de vídeo, um processador melhor e uma boa fonte de alimentação. quando minha fonte chegar, não vou mais usar o estabilizador e irei substitui-lo por um bom filtro de linha. O problema é que no meu quarto não tem aterramento ;/. Gostaria de saber se a falta do aterramento pode prejudicar a curto prazo minha fonte ou outro equipamento do meu PC. Eu sempre usei meu PC sem aterramento e nunca tive problema, a não ser os choquezinhos chatos kkk, mas fora isso nunca danificou nenhum aparelho meu. Mas não sei como esses novos aparelhos podem reagir a uma energia sem aterramento. 

obs: Pretendo colocar aterramento em meu quarto logo logo. 

Algum de vocês usam o PC sem aterramento com essas fontes mais atuais? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yury Mauricio Ficar sem aterramento não vai danificar, mas mesmo assim é bom ter caso tenha algum surto de energia.

 

Tenho uma CX500 e uso sem aterramento, por falta de ter mesmo.

 

Se vai usar uma fonte boa de qualidade você pode usar tanto sem quanto com aterramento, claro que com o aterramento é sempre melhor.

 

Os choques as vezes é os fios invertidos, por exemplo, o neutro no fase e o fase no neutro, pois se está invertido então o neutro está recebendo o fase quando era para não receber nada de energia da tomada.

 

"Não usar mais estabilizador" com qualquer fonte não deve usar, não interessa o aparelho que for, não ligue em estabilizador.

 

A fonte lembre-se de pegar uma que tenha mesmo qualidade, ela é a parte mais importante do pc e deve ser comprada antes da gpu(placa de vídeo).

 

Se precisar de recomendações para peças do pc você pode abrir um tópico pedindo informação e ajuda para escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado. Eu já tenho em mente os equipamentos e não tenho dúvidas. Minha dúvida era sobre o aterramento mesmo. A fonte que pretendo comprar é uma CX 430 da corsair. Agora ficou algo vago. No tópico eu mencionei o filtro de linha. o que você me diz? Você recomenda usar um bom filtro de linha para ter mais segurança nos equipamentos ou não precisa?     Muito obg por responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yury Mauricio Claro um bom filtro de linha é totalmente importante.

 

Veja os filtros da marca clamper, tem uns modelos bons, um bom deles é o multiproteção 8, permite proteger até mesmo a internet a cabo, evitando problemas que venha por outro meio sem ser energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bons filtros de linha precisam obrigatoriamente de aterramento, pois é através do fio terra que irá descarregar a sobrecarga. Do contrário não terá para onde haver a descarga, ou seja, não funcionará.
Sei que fazer aterramento pode parecer difícil, mas voce pode fazer apenas em uma tomada, claro precisa ver com um bom eletricista.
Assista este vídeo do Gabriel Torres no Youtube:
Mitos do hardware #12: filtros de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Bons filtros de linha precisam obrigatoriamente de aterramento, pois é através do fio terra que irá descarregar a sobrecarga. Do contrário não terá para onde haver a descarga, ou seja, não funcionará.
Sei que fazer aterramento pode parecer difícil, mas voce pode fazer apenas em uma tomada, claro precisa ver com um bom eletricista.
Assista este vídeo do Gabriel Torres no Youtube:
Mitos do hardware #12: filtros de linha

Não é obrigatório. Existem AntiSurges, da Clamper por exemplo, que atuam mesmo sem aterramento. A tecnologia chama SLFP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No vídeo abaixo o Gabriel Torres traz mais detalhes sobre os filtros de linha.
Essa tecnologia que voce citou são os Centelhadores a Gás (SurgeArrest,SaveSurges e outros nomes) próprios para uma proteção contra raios na rede elétrica, telefônica ou até cabos de tv.
Existem inclusive Centelhadores a Gás avulsos, mas no vídeo o Gabriel Torres enfatiza que eles devem ser aterrados, veja a partir dos 10:04 min.
Tudo o que você precisa saber sobre "filtros de linha"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...