Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador velho e utlidade de terminais


Posts recomendados

Gente, encontrei um velho (com cara de novo) transformador grande em um ferro-velho da minha cidade. Ele tem dois secundários (0 a 3,5v e outro de seis terminais +25, +15, 0, -15, -25 mais um fio branco ligado ao segundo enrolamento) e dois primários (0 a 110v, 0 a 110v e outro fio cinza ligado a um dos enrolamentos ).

 

         Primário               Secundário

Amarelo ________ ||  ___________ Azul +25

                             ) || (

                             ) || (___________ Laranja +15

                             ) || (

Vermelho ______) || (___________ Preto 0

-------------------------|| (

Cinza__________    || (___________ Laranja -15

Preto__________ )  || (

                            )  || (__________ Azul -25

                            )  || (__________ Branco ??? -25?

                            )  ||------------------------------

                            )  ||  _________ Amarelo +3.5

                            )  || (

Laranja ________)  || (__________ Amarelo 0

 

Minha dúvida é: para que servem estes dois fios, o branco e o cinza? As ddps em relação ao branco são como se o fio branco estivesse junto à saída de 25v (ou seja, com ddps semelhantes em relação aos outros fios) e o fio cinza tem diferença de menos de 0,5 ohm em relação a um dos enrolamentos primários, e gera corrente no secundário com tensão 1 volt menor ou nem isso... Se eu juntar os dois enrolamentos primários de 110v, teoricamente, vira um de 220v, só fiquei atucanado com o quinto fio cinza. Se me lembro bem, acho que tirei de um rádio, mas peguei tanta coisa que tenho apenas vaga noção.

 

PS: ficou mal desenhado, eu sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Matheus.Mello disse:

o fio cinza tem diferença de menos de 0,5 ohm em relação a um dos enrolamentos primários, e gera corrente no secundário com tensão 1 volt menor ou nem isso

Provavelmente associando esses enrolamentos temos tensão de entrada de 110, 127 e 220V.

 

3 horas atrás, Matheus.Mello disse:

Se me lembro bem, acho que tirei de um rádio, mas peguei tanta coisa que tenho apenas vaga noção.

Antes de ler isso já imaginei que fosse de um rádio, eu tenho um aqui com tensões bem parecidas.

 

3 horas atrás, Matheus.Mello disse:

As ddps em relação ao branco são como se o fio branco estivesse junto à saída de 25v

Já mediu quanto tem entre o branco e os azuis?

Se branco + azul tiver 0V e branco + o outro azul tiver 50V pode ter certeza que é só um fio repetido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...