Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
mattaus

Tentativa de conserto de fonte queimada

Recommended Posts

Olá pessoal. Tenho uma fonte Gouriki P-450A importada do Japão em 2009. 

Depois de um problema com o fornecimento de energia aqui em casa, a dita fonte acabou queimando. O computador estava ligado, a energia caiu, ficou meia fase e eu esqueci de desligar o computador: resultado, a fonte parou de funcionar! Além do cheiro forte de queimado, a fonte ficou está sem energia nas saídas de 12 V.

Como a grana está curta e eu tenho algum conhecimento básico de eletrônica me arrisquei a tentar conserta-la.

 

A fonte parece ter um projeto interessante pois tem o circuito de filtragem completo, além de aparentemente ter os dois barramentos 12V que diz na etiqueta e cabeamento modular.

Alguma dicas de possíveis componentes que podem ter queimado?

 

Como podem ver nas fotos, não possui aparentemente nenhum componente passivo (capacitor, dioto, resistor) queimado ou estourado. Nenhuma marca de vazamento (marcas na placa são do fluxo de solda).

 

Removi o dissipador do primario e encontrei um dos Mosfet k2746 (primeira foto)(a fonte possui dois em paralelo) com uma trinca pequena que pode indicar que este está queimado (apenas um está aparentemente trincado). Esse tipo de dano em apenas um dos componentes pode ser a causa do problema? Já encomendei dois mosfets mas gostaria de analisar a fonte melhor antes de trocar o componente para evitar que eu não perceba algum outro componente queimado que possa vir a danificar outras partes.

P_20170628_191050_vHDR_Auto.jpg

P_20170701_044840_vHDR_Auto.jpg

P_20170701_044903_vHDR_Auto.jpg

P_20170701_044924_vHDR_Auto.jpg

P_20170701_044931_vHDR_Auto.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Fiz a troca de um dos mosfets indicados, porém a fonte ainda está sem sinal nos 12v. Alguém?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×