Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando ao Rodar Jogos


Posts recomendados

Olá, amigos. Saudações.

 

Antes de mais nada gostaria de explicar que sou leigo, então já peço perdão por qualquer deslize presente ou futuro. Vamos lá.

 

Estou com um problema no meu PC que já está esgotando minha energia, e gostaria de saber o que vocês acham que seria a solução. Recentemente troquei de placa de vídeo ─ eu tinha uma bem defasada ─ e agora tenho a chance de jogar alguns jogos. O único jogo, no entanto, que comecei a jogar até o momento é o Overwatch, porém estou tendo problemas no PC ao rodá-lo, aparentemente aquecimento no computador ao rodar o jogo, o que faz meu computador desligar sozinho no meio da partida, de 8 a cada 10 vezes que decido jogar.

Antes de mais alguns adendos, minha configuração:

 

Processador: AMD FX(tm)-8320 Eight-Core Processor 3.50 GHz
placa-mãe: ASUS M5A99X EVO R2.0
Placa de Vídeo: VGA GigaByte AMD Radeon R9 270X 2GB DDR5 256-Bit PCI Express 3.0
Fonte Modular 550W Fatality Edition Ocz550fty Ocz
Memória RAM: 8GB
Sistema Windows 7 64 bits

 

Devo salientar o seguinte: tirando a ventoinha da Fonte, o único FAN/Cooler que tenho no PC é o da ASUS (que vem junto com a placa-mãe, de mais ou menos 7cm x 7cm) que fica em cima do Processador. Tirando essas duas ventoinhas (da Fonte e do Cooler do Processador), nenhum mais.

 

Outras informações:

 

1) Já troquei a pasta térmica do processador (é um processo que já faço há bastante tempo)
 

2) Antes da minha placa de vídeo nova (AMD Radeon R9 270X) eu tinha uma bem defasada (a NVIDIA GeForce 8400 GS) ao qual, evidentemente, eu não jogava jogo nenhum. PORÉM, por vezes, nos ultimos tempos, com essa placa defasada, eu tinha esses problemas do computador desligar sozinho, aparentemente por aquecimento. Embora eu não jogasse jogo algum com ela, algumas vezes eu estava tendo esses problemas de desligamento espontâneo (isso há pouco tempo, inclusive. Com a placa nova (R9 270x) agora esses desligamentos são frequentes, acontecendo quando decido jogar o tal do Overwatch. Creio que pelo esforço de processamento ser maior na hora que o jogo roda, esse problema acontece.

 

Quero saber a opinião de vocês, senhores. Devo comprar um Cooler adicional? Resolverá o problema? Qual tamanho seria ideal? Alguma marca para recomendar? Devo trocar o FAN/Cooler ASUS que fica em cima da CPU também? Por qual (tamanho e marca)? Estou certo em acreditar que o problema é, de fato, aquecimento, como todas as evidências me apontam?

Fico aguardando a perspicaz observação de vocês, amigos.

Grato, e bonanças!

 

PS: Lembrei de um detalhe! (Não sei se é relevante). Meu gabinete fica todo aberto, não uso aquelas duas "tampas" laterais nele há bastante tempo, justamente por medo de, fechado, ele aquecer mais facilmente... Isso implica em algo? (Não sei, vai que né... como disse no começo, sou leigo... rsrsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Christian VS Inicialmente vou sugerir que instale um cooler mais condizente com o seu processador, a seguir, informar qual é o modelo do seu gabinete, para sugerirmos um esquema de ventilação para ele, gabinete aberto, as vezes não é a melhor solução. Não sugeri modelo

de cooler para o processador, pois não sei o gabinete limita a altura do cooler.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 15/06/2017 às 21:47, adcarvalho disse:

@Christian VS Inicialmente vou sugerir que instale um cooler mais condizente com o seu processador, a seguir, informar qual é o modelo do seu gabinete, para sugerirmos um esquema de ventilação para ele, gabinete aberto, as vezes não é a melhor solução. Não sugeri modelo

de cooler para o processador, pois não sei o gabinete limita a altura do cooler.

 

 

adcarvalho

Olá, adcarvalho

Perdão pela demora em responder, tive algumas complicações por aqui. Agradeço pela sua atenção.

Então, estou mandando foto do meu gabinete, aparentemente é um gabinete da Zotac (antigo). Gostaria sim de saber qual cooler de processador devo comprar novo para meu pc, está dando bastante dor de cabeça esses desligamentos...

Segue as fotos:
 

IMG_20170702_161206396.jpg

IMG_20170702_161249980.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Jasiel disse:

@Christian VS Veja as temperaturas do processador + placa de vídeo enquanto joga.

 

Utiliza estabilizador?

Como faço para ver isso, @Jasiel ? Algum programa que devo baixar que mostra essas temperaturas durante a execução? Aguardo sua resposta como proceder, e farei isso e passarei essas informações pra ti.

Valeu, bonanças 

PS: Não uso estabilizador, só filtro de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem esse video ensinando a ver não só a temperatura mas também todo o desempenho de hardware enquanto joga

 

Esse programa serve para fazer overclock também, mas visto que você está tendo problemas de superaquecimento não recomendo que altere qualquer coisa nessa parte

 

Segue link para baixar o programa

 

https://www.msi.com/page/afterburner

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Cezar de Paula @Jasiel

Amigos, fiz o teste com o MSI Afterburne. Testei primeiro com um outro jogo (que não usa internet), o Assassin's Creed Black Flag e depois por último testei com o Overwatch.

 

O Assassin's Creed Black Flag ficou variando entre 
56 Cº a GPU
e
60 Cº a CPU
Variou esse número, diminuindo e subindo para essa temperatura, e creio que subiria mais ainda, mas não fiquei jogando muito, com medo que o pc desligasse.

Já o Overwatch, aí sim foi surpreendente (pra mim) a temperatura. Obviamente variou bastante, com a GPU lá para os 60-63 Cº e a CPU foi para 76, 83, e até 90 Cº! E subindo...!

A CPU no Overwatch foi a que mais aqueceu, e ficou subindo e descendo a temperatura conforme as coisas decorriam. Até que alcançou os 90Cº, subiu se não me engano para 93Cº, e depois caiu a baixo de 90, lá para os oitenta e pouco e... PC desligou...

Aguardo o retorno dos senhores, e o parecer de vocês sobre como resolver isso. Muito grato desde já, bonanças!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Christian VS Realmente, pelas fotos, pode-se concluir duas coisas,

você usa um gabinete de projeto bem antigo, da época em que seus

fabricantes não se importavam muito com ventilação, já a  segunda é

que o cooler que utiliza não tem lá um desempenho  condizente  com

o seu FX 8320. Vou sugerir que instale um cooler mais eficiente,como

um Coolermaster Hyper TX3 EVO ou algo com o mesmo desempenho 

ou superior, quanto ao gabinete, o melhor seria substitui-lo por outro de

projeto atual, com boa ventilação e fonte instalada na parte inferior da

traseira do gabinete, caso a troca do gabinete não sega possível, pelo

menos instale um fan na frente do gabinete(deve haver um local para

isso retirando o painel frontal do gabinete vai acha-lo) e outro no local

apropriado existente, visível na foto.

 

Atenciosamente,

 

adcarvalho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo! Muito obrigado, @adcarvalho. Comprarei 2 fans para colocar um atrás e outro na frente, onde foi citado. Quanto ao cooler, eu tinha dado uma olhada nesse que você citou, e em um outro ─ o HYPER T4 COOLER MASTER, RR-T4-18PK-R1 - BOX. Qual é melhor? Qual compensa mais.

Obrigado, cara. Foi de grande ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Jasiel disse:

@Christian VS Veja se o Cooler está bem encaixado... Ou Compre um bom Air-cooler.

Aparentemente está sim, @Jasiel . Ambos os "ganchos" de ferro estão presos.

Estou pensando em comprar um destes coolers, no caso. Qual me indica?

Pichau - CM Hyper T4

OU

Pichau - CM Hyper TX3 Evo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

@Christian VS :D o Hyper T4 não serve para o soquete AMD. Ele vai montar para cima e trepar nas memórias.

Sim, monta, mas apenas em cima do primeiro slot. O que não curto nele, é a forma como fica, ele na horizontal acaba com fluxo de AR. Por isso, removi e coloquei o stock do R7.

adicionado 0 minutos depois

@Christian VS è mais jogo o Hyper 212x, tem uma bela diferença para o T4 em full Load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima releia o meu post: 

 

12 minutos atrás, Contiusa disse:

@Christian VS :D o Hyper T4 não serve para o soquete AMD. Ele vai montar para cima e trepar nas memórias. Melhor o TX3, que dá para montar soprando para trás. Ou então o Gammaxx 300 ou o Gammaxx S40.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Sim sim, é que quando comentei, deu a entender outra coisa, apenas quis enfatizar que vai realmente pegar o primeiro, porém, no meu caso, eu coloquei os pentes no 2 e 4, o que não me atrapalhou, e se caso ele faça isso, não o atrapalha também. Já o Hyper 212 EVO não fica assim, talvez fique justo o fan próximo ao primeiro slot, mas na vertical, talvez não atrapalhe o primeiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia doutor. Cara... seu problema é placa-mãe, ela tem um limitador de temperatura que não aparece, e não tem como alterar. Tenho um amigo com o mesmo problema. 

A única solução plausível seria trocar o gabinete por outro bem refrigerado, colocar um watercooler ou air cooler bem equipado e troca de pasta térmica. Mas isso gera um custo um pouco alto. Eu aconselharia trocar placa-mãe se já tiver outros componentes.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...