Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para interromper toque de campainha.


Posts recomendados

Bom dia!!!!

Gostaria de saber se é possível criar um circuito ou existe algum dispositivo/componente que interrompa o toque sequencial de uma campainha....exemplo:

Uma visita chega, toca a campainha, vai tocar normalmente, caso a pessoa apertasse novamente o interruptor o circuito/dispositivo serviria para impedir de a campainha tocar por um determinado tempo (15 segundos por exemplo) após esse tempo dispararia normalmente .....As pessoas geralmente não esperam nem 5 segundos para tocar novamente....gostaria de evitar isso. Em outras palavras...ter um intervalo de 10/15 segundos entre um toque e outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense comigo, se fosse possível ligar um eletreto dentro da campainha, que quando o som ficasse alto ele mandaria um sinal para um transistor que ativaria um relé, porém, no transistor e no gnd haveria um capacitor para deixar o circuito alimentada, teria que haver um resistor limitando a corrente do eletreto tambem para não ficar tão sensível a ponto de você fala, e já ativar o circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro nos fale que tipo é a campainha: cigarra, din-don ou de que tipo é. 

Segundo: muitas vezes, a pessoa que toca a campainha não a escuta, tendo a impressão de que não foi acionada.

Se for esse seu caso, pense numa forma de a pessoa que está tocando tenha um feedback, nem que seja um buzzer dentro da caixa do botão, assim sabendo que houve o toque.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato você deve usar um timer com contato normalmente fechado nf que aciona quando solta o botão. Algo como:

-aperta = aciona enquanto apertado

-solta = dispara timer, desligado o contato nf que está em série com o botão

Bem.. tem algo de sinistro ainda mas é o que tenho pro momento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo...mas não entendo muito de eletrônica, neste caso precisaria do esquema elétrico e os componentes que precisaria comprar....É uma campainha eletrônica musical com 36 tons, a pessoa que toca ouve sim, toca alto na entrada, é sem paciência mesmo.....preciso apenas interromper o pulso elétrico após o 1º toque por uns 10/15 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra um LM555 e um Relé e mais alguns outros componentes como capacitores e resistores, mas pelo que me lembro no LM555 pode passar até no máximo 15V de energia sobre ele... então você vai ter que usar uma bateria aí para alimentar o LM555.

Já fiz testes com o CI 555 quando eu estudava eletroeletrônica, ele é um circuito integrado e é muito usado como um tipo de temporizador. Fiz vários trabalhos com ele, porém, sempre com uma tensão baixa... Não sei quanto de tensão passa sobre a sua campainha, nunca estudei sobre elas... então estou te dando só uma ideia, talvez funcione, talvez não.

 

Procure mais sobre o LM555, circuito monoestável e Timer.

Espero telo ajuda-lo ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...