Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reparar inicialização do sistema em um HD através de outro desktop?


Posts recomendados

Neste fim de semana me deparei com uma grande dor de cabeça ao tentar formatar um computador que simplesmente se recusava a reconhecer o CD de instalação do Windows, e o pendrive bootável, a história completa está em outro tópico aqui no site. Mas resumindo, o CD e o pendrive de instalação eram ignorados pelo boot e eu dividi as partições do HD e instalei o Windows na vazia, logo em seguida exclui a partição do antigo Windows, e quando liguei o computador novamente, deu a mensagem "NTLDR is missing - Press Ctrl+Alt+Del to restart". (detalhe: as funções de entrar em modo de segurança, ou reparar a inicialização se provaram impossíveis de serem acessadas, visto que teclei F8 de todas as formas, assim como todas as teclas F, ou que possivelmente me levariam para a tela desejada). Pensando em várias formas de resolver o problema, desmontei o PC e resetei a Bios, e então a configurei novamente, mas não mudou em nada, nada mesmo. Ela ainda ignorava o CD e o pendrive bootável (dou-lhes a garantia que gravei a imagem iso corretamente em ambas as mídias, pois como disse no tópico anterior, formato computadores a quase um ano), concluindo então que o problema não era a Bios. Pensei até em passar o HD da máquina para o meu computador de mesa e formatá-lo para então devolver a sua origem, mas pesquisei bastante antes e conclui que isso não daria certo pelo fato das placas-mães dos dois serem diferentes. Então agora estou entre três opções: 

1° Colocar o HD do desktop com problemas em minha máquina, dar boot pelo CD e ao invés de instalar o Windows, simplesmente reparar o sistema através do CD.
2° Retirar o gravador de CD/DVD-Rom do meu computador e instala-lo no computador com problemas e ver se consigo dar boot pelo CD.

3° Comprar um Leitor/Gravador externo com conexão via USB e conectá-lo a máquina com o CD de instalação para tentar dar boot. (o que não seria muito viável pelo preço de um leitor desses)
Enquanto escrevia este tópico pensei também em apenas formatar as partições, executando a opção 1, mas sem instalar sistema algum. Na tela em que se escolhe onde deseja instalar o Windows, apenas formatar todas as partições e uni-las, assim tentar mais uma dar boot normalmente no computador com problemas. 

A placa-mãe do computador defeituoso é a MW-HDC-M da Megaware 

Alguém pode me dizer se alguma dessas daria certo, ou me indicar alguma outra opção que dê?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mais válida a opção de usar o HD em outro PC, mas para uma instalação nova. Do jeito que você particionou, ficou uma partição ANTES do Windows. A menos que você queira usá-la, limpe tudo e refaça. Depois que instalar totalmente no outro PC, você precisa dar o comando \Windows\System32\sysprep\sysprep.exe (opções OOBE e Encerrar), para limpar todos os drivers que a instalação configurou, do hardware do segundo PC. Ao voltar o HD, ele vai recarregar do ínicio da configuração. Crie um outro usuário, diferente do que você criou na instalação e, depois que subir, você terá os 2 usuários, podendo excluir esse novo, temporário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Walter C. Catelan disse:

Acho mais válida a opção de usar o HD em outro PC, mas para uma instalação nova. Do jeito que você particionou, ficou uma partição ANTES do Windows. A menos que você queira usá-la, limpe tudo e refaça. Depois que instalar totalmente no outro PC, você precisa dar o comando \Windows\System32\sysprep\sysprep.exe (opções OOBE e Encerrar), para limpar todos os drivers que a instalação configurou, do hardware do segundo PC. Ao voltar o HD, ele vai recarregar do ínicio da configuração. Crie um outro usuário, diferente do que você criou na instalação e, depois que subir, você terá os 2 usuários, podendo excluir esse novo, temporário.

Ok, farei isso, obrigado! Postarei o resultado assim que concluir o processo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Walter C. Catelan disse:

Acho mais válida a opção de usar o HD em outro PC, mas para uma instalação nova. Do jeito que você particionou, ficou uma partição ANTES do Windows. A menos que você queira usá-la, limpe tudo e refaça. Depois que instalar totalmente no outro PC, você precisa dar o comando \Windows\System32\sysprep\sysprep.exe (opções OOBE e Encerrar), para limpar todos os drivers que a instalação configurou, do hardware do segundo PC. Ao voltar o HD, ele vai recarregar do ínicio da configuração. Crie um outro usuário, diferente do que você criou na instalação e, depois que subir, você terá os 2 usuários, podendo excluir esse novo, temporário.

Então... Fiz o que me propôs, troquei o meu HD pelo HD da máquina defeituosa, e dei boot pelo CD normalmente, uni as partições separadas e formatei, instalei o Windows e o ativei, e então reiniciei o PC, tirei o CD do gravador e agora a tela simplesmente está preta, enquanto o cursor de texto pisca no canto superior direito. Já reconfigurei a Bios para dar boot pelo HD, mas a tela continua. Se eu coloco o CD de instalação, aparece pra mim as opções do HD, pra eu poder instalar o sistema nele, e quando termina tudo, da pra mexer normalmente no Windows, mas é só desligar e ligar a máquina de novo que a situação se repete. O que eu faço? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outro HD na máquina?

Se você formatou antes da instalação pode ter ficado o boot perdido por aí. O que eu disse era deixar o Windows criar o novo volume. Na instalação manda simplesmente excluir e avançar, para criar a partição reservada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Walter C. Catelan disse:

Tem outro HD na máquina?

Se você formatou antes da instalação pode ter ficado o boot perdido por aí. O que eu disse era deixar o Windows criar o novo volume. Na instalação manda simplesmente excluir e avançar, para criar a partição reservada.

Eu fiz isso desta vez, mas com o Windows 10, porque eu tentei reparar a inicialização pelo CD e disse que o Windows 7 não tinha esse tipo de suporte, então coloquei o 10 pra poder reparar caso não se iniciasse corretamente, e aparentemente não foi necessário. Quando terminou a instalação, reiniciei a máquina e a Bios não teve problemas em ler o HD. Estou prosseguindo com a formatação, depois reiniciarei de novo para ver se resolveu de vez antes de trocar o HD de máquina, irei te informando no processo, muito obrigado pelo suporte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Walter C. Catelan disse:

Tem outro HD na máquina?

Se você formatou antes da instalação pode ter ficado o boot perdido por aí. O que eu disse era deixar o Windows criar o novo volume. Na instalação manda simplesmente excluir e avançar, para criar a partição reservada.

Como eu disse que faria... Deu tudo certo! Com o Windows 10 não houve problema de HD e nem foi necessário reparar a inicialização, já troquei o HD para a outra máquina, sua dica me ajudou MUITO! Então mais uma vez, obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...