Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

USB começou a falhar.


Posts recomendados

Então, pessoal, eu tenho uma Z77X-D3H há alguns anos (quase todas as portas USB ocupadas). Mas de ontem para cá eu estou tendo problemas com o mouse (Microsoft 3000 sem fio) e a placa de som (Sound Blaster X-Fi Surround 5.1 Pro). Chiados na placa de som e travadas no teclado / mouse. Hoje eu fui calibrar o meu joystick e o sinal dos botões de deslizar estão intermitentes. Só as saídas da frente estão legais, mas o mouse ainda dá umas travadas básicas. O resto funciona normalmente (impressora, HD externo, etc). Se eu usar um teclado analógico da Microsoft, também não trava, mas a resolução é tão pequena que o USB precisaria estar morto para não funcionar.

 

Dando uma pesquisada, eu poderia reinstalar os drivers USB, mas fiquei na dúvida sobre o que desinstalar. Na foto abaixo, será que alguém poderia me dizer o que eu deveria desinstalar para dar o reboot? Ou eu faço outra coisa? Já carreguei o Load Optimized Defaults no BIOS e não mudou nada. Parece que o espelho traseiro está com todos os USBs bugados ou falhando. 

 

Abraço!

 

USB_bug.jpg

 

 

 

Ah, encomendei um adaptador PCI com 4 saídas USB, mas seria legal se eu pudesse retornar essas saídas USB para 100% de desempenho. Também não sei se as outras vão começar a morrer em pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Eu desconfiaria do BIOS e do chipset sul que costuma ter ligação com as entradas USB.

 

É que o BIOS pode ter se corrompido necessitando de uma regravação ou atualização e o south bridge ter perdido alguma condutibilidade típica de solda fria na bga pelo tempo de uso com o esquenta e esfria de cada dia necessitando de um reflow que poderia tentar com um ferro de soldar ou com um secador de cabelos pressionando-o ao mesmo tempo com uma chave de fendas.

 

Eu já fiz esses dois procedimentos em uma velha placa-mãe ASUS soquete 462 em que o HD sumia no BIOS assim como o drive de CD/DVD e deu certo até hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ legal, eu vou tentar reinstalar os drivers primeiro. O BIOS está na última versão. Tem uma BETA, mas não quero arriscar. Se não der, aí eu desmonto o micro e faço aquele processo de remover a estática e passar o secador para ver se melhora.

 

Senão eu vou usar o adaptador PCI para o teclado / mouse e a placa de som e deixar as coisas mais simples, como webcam, zip drive e tal nesses USBs corrompidos (parece não afetar).

 

Só fico com medo de ela estar indo para o saco (tenho feito vários testes de coolers e overclock). Gostaria de esperar até o Cannonlake para trocar (ou Ice Lake se o Cannonlake for só para mobiles). 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...