Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro-Ondas Electrolux MEF41 não desliga.


Posts recomendados

Fala galera, tudo certo?

 

Dei uma pesquisada mas não encontrei nada na internet e a electrolux não envia técnicos para fazer a manutenção, teria que levar ele longe daqui de casa. Mesmo falando que não possuo carro, teria que levá-lo na mão.

Enfim, o problema é o seguinte: sempre que coloco algo pra esquentar, eu vou clicando no botão de 30 em 30 segundos até dar o tempo que eu quero. Quando o tempo é maior que 4 minutos, ao término do timer, ele não desliga. Ele faz tipo um barulho de "tlec", que os estabilizadores fazem, uma única vez, a luz dá uma leve alterada também e o som dele funcionando fica mais forte e com mais intensidade.

Alguém tem ideia do que seja e se é de fácil conserto?

Um abraço e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando abre a porta, tudo para, e quando fecha e aperta o ligar, ele volta pro mesmo estado, fica ligado, funcionando e com o tempo zerado no painel.

 

UPDATE: e mais uma novidade, agora, depois que eu faço os testes pra responder os senhores, uns 15 minutos depois do término, ele emite um bip, o mesmo de quando coloca na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É estranho seu problema! Ainda não presenciei!, De começo sugiro trocar todos capacitores eletrolíticos da placa, deve ser uns três ou quatro no máximo, e são muito baratos...

Desconfie também do relé menor da placa, é ele que aciona a lâmpada o ventilador e o motor do prato, ele pode estar ruim.

Se esse defeito persistir, será grande a possibilidade do processador da placa estar ruim ou com o firmware corrompido! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei fazer nada disso :/

Esse problema existe desde que comprei em março do ano passado e como não tenho carro, não tive como levar na assistência na época que descobri. Na época tentei pesquisar uma solução mas não encontrei nada, tornei a procurar hoje e descobri que aqui no fórum tb abordavam esse tipo de problema e resolvi tentar a sorte. Nunca aconteceu nada, mas fica a preocupação de algum dia alguém esquecer algo lá e por fogo no apartamento né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, CHeeTuSs disse:

Nunca aconteceu nada, mas fica a preocupação de algum dia alguém esquecer algo lá e por fogo no apartamento né...

Pelo que descreveu isso parece que não vai acontecer.

Quando você disse:

10 horas atrás, CHeeTuSs disse:

Ele faz tipo um barulho de "tlec", que os estabilizadores fazem, uma única vez, a luz dá uma leve alterada também e o som dele funcionando fica mais forte e com mais intensidade.

Esse "tlec" significa que o Magnetron, a peça que esquenta foi desligada dentro do tempo.

Quem continua ligado é o motor do prato, um ventilador interno e a lâmpada, aí não esquenta mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
24 minutos atrás, CHeeTuSs disse:

O aquecimento cessa então? Posso ficar tranquilo? Certeza que é isso?

Sim, é quase certeza que sim! Para teste, coloque um recipiente com apenas água dentro, (pode ser um pote de margarina de 500g),  programe para 10 segundos, deixe ele ativado por pelo menos um minuto e 30 segundos, depois abra a porta e verifique a temperatura da água, se ela estiver muito quente, é defeito na placa dele mesmo, se a agua estiver natural ou apenas ligeiramente aquecida, nossa suspeita do relé menor esta ruim ou o processador esta com o firmware corrompido será comprovada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Sim, é quase certeza que sim! Para teste, coloque um recipiente com apenas água dentro, (pode ser um pote de margarina de 500g),  programe para 10 segundos, deixe ele ativado por pelo menos um minuto e 30 segundos, depois abra a porta e verifique a temperatura da água, se ela estiver muito quente, é defeito na placa dele mesmo, se a agua estiver natural ou apenas ligeiramente aquecida, nossa suspeita do relé menor esta ruim ou o processador esta com o firmware corrompido será comprovada...

O problema é que ele só faz isso quando coloco tempos grandes, aparentemente maiores que 5 minutos, e colocar água pra aquecer durante esse tempo é loucura.

Coloquei ele pra funcionar por bastante tempo agora e vou colocar a água faltando alguns segundos pra ele entrar em loop infinito pra ver se a água será aquecida. Já já posto o resultado.

 

UPDATE: não estou conseguindo realizar o teste pois o microondas desliga, imagino eu que por superaquecimento e também deve ser referente a isso que eu relatei ontem "e mais uma novidade, agora, depois que eu faço os testes pra responder os senhores, uns 15 minutos depois do término, ele emite um bip, o mesmo de quando coloca na tomada.".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pode ser os relés mesmo, para evitar de carregar o micro ondas todo, remova a tampa dele (Desligue-o da tomada!), e retire somente o painel lateral dele, essas peças estão presas numa placa atrás do painel do teclado.

São apenas três conectores que ligam a placa ao circuito do forno e eles são tão diferentes um do outro que não tem como montar errado depois!

Para remover o painel, retire um único parafuso que prende o painel na parte superior dele, (Parte de trás) e leve esse painel completo (teclado e placa) para a oficina, lá eles terão como testar e comprovar o defeito, e trocar o relé defeituoso...

Exponha a falha para o técnico, senão ele fará só testes de pequeno tempo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, CHeeTuSs disse:

A intenção era que eu mesmo fizesse o conserto, seria possível? Com o auxílio de vocês, claro!

 

Sim, mas o @Bcpetronzio parece ter ficado com o pé atrás quando você disse:

Em 08/07/2017 às 00:45, CHeeTuSs disse:

Não sei fazer nada disso :/

 

Pelo seu relato sobre o problema temos quase certeza que o problema é o relé menor da placa de controle.

Ele é um tipo de chave, quando aperta o botão liga, seu contato se fecha ligando a lâmpada, o motor do prato e o ventilador.

Quando desliga ele volta ao normal e abre o contato, tem até uma mola pra levar o contato ao repouso, se estiver com defeito o contato não volta sozinho, só quando tira da tomada mesmo.

Mas para ter certeza e não sair trocando o tal relé a toa precisaria fazer uns testes, e aí precisa de algumas ferramentas e um pouco de conhecimento sobre a coisa.

Aí está a foto da placa, o relé é esta peça preta retangular que está abaixo de "RLY1 MOTOR", o do meio não sei pra que serve e o maior é o que aparenta estar funcionando e liga/desliga o Magnetron.

imagem.thumb.JPG.5b1a32910e54b861039ca30d20c91362.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo. Realmente não é tão simples e acho que vou acabar deixando quieto pois estou desconfiado que isso não é um problema e sim um recurso de refrigeração dele mesmo. Não tenho certeza mas outro dia eu esquentei algo por muito tempo e parece que ele entrou nesse loop infinito e depois se desligou automaticamente, talvez expulsando o ar quente interno, não sei. Tentarei reparar e volto a postar aqui.
Muito obrigado caras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Hummm! O que deve ter ficado ligado foi só o ventilador! Ainda não vi nenhum forno com essa função!, Mas faz sentido o processador deixar o ventilador ligado por mais algum tempo para auxiliar na refrigeração do magnetron!...  (depois de ligado por um tempo prolongado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Olá novamente pessoal, tudo bem?

Hoje percebi que não havia removido o plástico que fica em volta de todo o microondas e percebi que não conseguiria remove-lo por completo sem abrir. Um plástico chato de tirar e bem grudento por sinal.

Eis que, os parafusos de baixo estavam com aparência suja, algo entre gordura seca e ferrugem. Abri o microondas e: (vide foto)

Alguém saberia me explicar se isso é normal e corriqueiro?

Abraços!

 

photo_2017-11-26_01-16-26.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...