Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando e reiniciando sozinho


Posts recomendados

Pessoal, está acontecendo o seguinte: Há alguns dias atrás, tentei instalar um adaptador wireless no meu PC, e o mesmo ficava dando tela azul pois o driver do adaptador entrava em conflito com algum outro, então desisti de instala-lo. (Quando dava a tela azul, eu não esperava o windows reiniciar e eu mesmo dava reset na maquina, essa tela azul aconteceu umas 4,5 vezes até eu desistir). Pois bem, após todas essas tentativas, meu PC repentinamente começou a desligar sozinho cerca de 10 segundos depois que eu ligo o mesmo, e depois de desligar, ele reinicia por conta própria, como se eu tivesse ligando ele. Primeiramente, pensei que talvez esses resets forçados na tela azul talvez tivesse corrompido o windows, então formatei o PC (foi um sufoco até eu conseguir abrir a BIOS pois o PC não permite eu ter acesso ao teclado, o mesmo só liga agora as vezes antes de entrar no windows, então é uma loteria), e mesmo assim, o PC não deixou de dar esse problema. O problema é que: Se eu ligo o PC e tento entrar na BIOS e dps dar boot por ela no HD, o Windows inicia normalmente sem nenhum problema, agora sem isso, o PC fica num loop eterno de desligamento e reinicio. Ainda não fiz uma limpeza nele e pretendo faze-la amanhã para ver se irá fazer alguma diferença.

OBS: A temperatura da CPU está normal, cerca de 27-31 graus celsius na BIOS (Uso um Water Cooler da CoolerMaster Seidon 240M)

Começo a pensar que talvez o problema esteja na fonte, pois se fosse Memória RAM, talvez desse aqueles beeps quando ligo o PC, porém o mesmo não acontece.

Se for preciso, posto as configs do PC. 

 

Aguardo uma resposta,

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme requisitado, seguem as configurações:

Processador Intel Core i5 4690 3.5GHz

Water Cooler CoolerMaster Seidon 240M

Memória RAM Corsair Vengeance 2x4GB 1600MHz DDR3

Placa-Mãe Gigabyte GA-Z97X-Gaming 5 

Placa de Vídeo Gigabyte Nvidia GeForce GTX 970

Fonte Corsair CX750 750W

Gabinete CoolerMaster CM Storm Trooper

 

Respondendo a resposta acima: Já utilizei estabilizador, porém não com essa maquina, ela está ligada no momento a um filtro de linha, o qual já troquei por outro e mesmo com esse, o problema continua. (Filtro de linha da Forceline)

 

Irei fazer a limpeza hoje a tarde. 

Aguardo a resposta,

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RodrigoBarroso disse:

[...] O problema é que: Se eu ligo o PC e tento entrar na BIOS e dps dar boot por ela no HD, o Windows inicia normalmente sem nenhum problema, agora sem isso, o PC fica num loop eterno de desligamento e reinicio. [...]

Tudo indica que você está com problemas na partição de boot. Quando você formatou o PC, você simplesmente instalou novamente na partição do windows ou deletou partição por partição até que o HD se tornasse um só espaço não alocado novamente e então criou uma nova partição do zero e prosseguiu com a instalação?

 

Uma segunda hipótese é que, na config da BIOS, a ordem dos dispositivos para boot esteja errada. Mas isso eu acho menos provável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RodrigoBarroso Já elimina de ser fonte, afinal ela é boa, capaz de até uma CX600 segurar sua configuração, mas isso não indica que terá que trocar, fique com a sua mesmo.

 

Como indicado pelo amigo @chrisrezende pode ser a partição do hd, quando vamos formatar o hd é bom apagar todas as partições até restar apenas 1 e depois formatar normalmente.

 

PS: Se está ligado em filtro de linha então mantenha assim, pode fazer teste ligando direto na tomada se preferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chrisrezende Quando formato todos os computadores aqui de casa (me refiro aos notebooks que são dos meus pais, e o meu próprio), sempre apago todas as partições até deixar o HD como um "Espaço Não Alocado", clico em Novo para poder criar a partição (logo ele cria a partição 1 e a partição Reservado para o Sistema) e depois até formato essa partição 1 para ter certeza que ela está 100% zerada. Na config da BIOS, está selecionado o HD como o primary boot sim, aliás esqueci de menciona-lo, é um Seagate Barracuda 1TB. (Não sei como o PC não conseguir bootar faria ele desligar e ficar reiniciando em um loop, acho que ficaria naquela tela de No Boot Device Found...)

 

@Elder Nauvirth Sim, essa fonte realmente é muito boa, gosto muito da Corsair e por isso escolhi ela. Entretanto, não consigo descartar a ideia de que a fonte possa estar causando isso porém não sei como me basear para culpar ela. Enfim, descarto que o problema está no HD pois como já disse acima, eu formato da maneiro que vocês explicaram, nada diferente. Ainda irei limpar hoje a máquina e se depois da limpeza ela ligar normalmente, eu reporto aqui.

OBS: Não consigo pensar também que o problema esteja na CPU porque como já disse, a temp dela está mais do que o normal, então me resta pensar que seja a fonte, ou as memórias, porém ambas são de grande qualidade que é Corsair.

Se necessário, posso até gravar um video mostrando o que acontece quando eu ligo o PC na prática. 

 

Aguardo a resposta,

Rodrigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, RodrigoBarroso disse:

(Não sei como o PC não conseguir bootar faria ele desligar e ficar reiniciando em um loop, acho que ficaria naquela tela de No Boot Device Found...)

Nem sempre fica em No Boot Device Found. Aqui no meu PC por exemplo, se eu alterar propositalmente a ordem do boot, ele fica em loop (acabei de realizar o teste). Por esse motivo mencionei tal possibilidade.

 

Quanto à fonte, como já foi dito, ela é suficiente para segurar o seu PC tranquilamente. Porém, uma hipótese é ela estar com defeito. Tantos resets/desligamentos forçados podem ter danificado a fonte. Apesar de eu não achar isso lá muito provável, pode acontecer.

 

E não deixe de fazer o teste que o @Elder Nauvirth sugeriu, de ligar direto na tomada. Assim você já elimina a possibilidade de ser o filtro de linha.

adicionado 3 minutos depois

@RodrigoBarroso Uma outra possibilidade que me ocorreu é de o problema estar relacionado ao CMOS. Ultimamente tenho visto muitas pessoas com problemas de boot por conta de alguma configuração na BIOS e só conseguiram resolver após limpar o CMOS da placa-mãe. Vale a pena fazer o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal, conforme disse anteriormente, realizei a limpeza do PC hoje pela manhã com um aspirador que comprei recentemente (utilizei a função sopro dele para que a sujeira do PC fosse toda expulsa para fora dele.) [Quando eu o abri, lembrei que já tinha limpado o mesmo cerca de 1-2 meses atrás, pois o mesmo parecia já estar bem limpo, apenas assoprei os coolers, o water cooler, e aspirei as partes que tinham sujeiras mais aparentes, porém assoprei ele de forma geral, saiu uma quantidade de sujeira dos coolers pequena mas achei que o problema estaria ai] Pois bem, não estava. Tentei ligar em uma tomada da garagem (limpei na garagem do meu prédio), COM FILTRO DE LINHA, e o mesmo continuou apresentando esse problema. 

 

@chrisrezende Irei fazer o que o @Elder Nauvirth disse, ligar diretamente na tomada, pois talvez o problema esteja em algo tão simples quanto o filtro de linha, não é mesmo? De qualquer forma, levarei a máquina a um parente meu hoje que entende melhor de elétrica do que eu para dar uma olhada. Irei também realizar a limpeza do CMOS da placa-mãe, talvez o problema esteja ai. 

 

Aguardo a resposta,

Rodrigo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chrisrezende @Elder Nauvirth Então, liguei direto na tomada, limpei o CMOS (retirando a "pilha" da placa-mãe), mesmo assim não surtiu nenhum efeito. Quando eu tirei a pilha da placa-mãe (tirei por cerca de 30 mins), depois de recolocada, o PC aguentou por 2 vezes sem morrer quando ligava porém o mesmo não deu sinal no monitor [Nem deu energia para o teclado funcionar também]. (O monitor reconhece que tá chegando alguma coisa, pois se não o mesmo daria a mensagem de nenhum cabo conectado, no caso ele só diz sem sinal). Agora não tenho mais o que pensar, estou aberto para novas alternativas. (Irei chamar um técnico aqui em casa amanhã para ele dar uma olhada.) 

OBS: Minha GTX 970 tem entrada HDMI e DVI, ambas não deram sinal no monitor.) [Meu monitor é um BenQ RL2455HM)

 

Aguardo uma resposta,

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...