Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

water cooler custom, projeto insano


Posts recomendados

Bom dia a todos, estou querendo um water cooler custom, e venho estudando bastante a respeito, e de repente me veio uma ideia meio (ou completamente) insana, possuo um aquário com sump e chiller, pensei em fazer um projeto sem cooler, usando um block, saindo a mangueira ate a bomba do meu sump (3000l) e outro dando o retorno também para meu sump, se funcionar, sera um projeto 100% silencioso, pois nao vai usar cooler, a bomba vai ficar dentro do movel do aquário e nem  sera necessário radiador, pois meu aquário trabalha a 12º, acretido que possa ter problemas so com algas, pra isso teria que fazer sempre a limpeza do sistema, e seria um risco maior em caso de vazamento, por estar usando agua, mas funcionando todo o sistema, sera que seria viavel ? ou é doidera kkkkk

 

edit 1: so uma obs que esqueci, meu aquario tem 300l, então nao acredito que meu processador iria influenciar na temperatura da agua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ja fui aquarista por anos e seu projeto é interessante, mas como aquarista digo que seu processador vai server de aquecedor no aquario, sabe aqueles aquecedores que colocamos para os peixes tropicais não morrerem no inverno? então seu processador vai fazer isso! teoricamente a agua vai esquentar cada vez mais conforme o pc vai ligando e você precisa de um sistema de resfriamento!

 

Em relação as algas o ideal é deixar o aquario longe da luz do sol ou ate mesmo pintar ele de preto e usar agua desmineralizada e um produto que se usa em radiador de carros (diluido em agua desmineralizada) que dificilmente vai nascer algas no aquario....

 

Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Trunka disse:

Em relação as algas o ideal é deixar o aquario longe da luz do sol ou ate mesmo pintar ele de preto e usar agua desmineralizada e um produto que se usa em radiador de carros (diluido em agua desmineralizada) que dificilmente vai nascer algas no aquario....

 

Boa sorte! 

 

Meu aquario é plantado, nao posso deixar ele sem iluminação, e se usar aditivo, acredito que ira matar os peixes, mas pesquisando na internet, vi que o block de cobre é toxico para os peixes e plantas, e o alumínio oxida muito fácil, sobrou apenas a opção de usar aço inox ou titânio que tem pessima transferencia termica, ainda to estudando rs se seguir o projeto vou postando os detalhes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ederiff disse:

 

Meu aquario é plantado, nao posso deixar ele sem iluminação, e se usar aditivo, acredito que ira matar os peixes, mas pesquisando na internet, vi que o block de cobre é toxico para os peixes e plantas, e o alumínio oxida muito fácil, sobrou apenas a opção de usar aço inox ou titânio que tem pessima transferencia termica, ainda to estudando rs se seguir o projeto vou postando os detalhes

 

Cara sinceramente o calor vai matar os peixes!!! A água vai chegar aos 40 graus! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ederiff disse:

aquário com sump e chiller

 

13 horas atrás, ederiff disse:

pois meu aquário trabalha a 12º

 

13 horas atrás, ederiff disse:

edit 1: so uma obs que esqueci, meu aquario tem 300l, então nao acredito que meu processador iria influenciar na temperatura da agua

 

1 hora atrás, Trunka disse:

A água vai chegar aos 40 graus! 

 

Honestamente, acho muito difícil meu processador aquecer 300l de água em circulação, com chiller em 18º (minha água ainda ta abaixo do chiller, mas no verão segura em 19/20º no máximo) só o aquecedor dele tem 200w e mal da conta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa noite a todos, então, só por curiosidade e a nível de teste, levei esse projeto para a frente, porém não vou deixar em definitivo pois o cobre do Block é toxico para os peixes, fiz este teste apenas como curiosidade e não recomendo o uso prolongado,(1) por estar utilizando água que é condutora, (2) por ter risco de algas no sistema, desta forma reduzindo sua eficiência, podendo entupir e vazar água em seus componentes, (3) por colocar em risco a fauna de seu aquário. Bom visto isso vamos la, este teste teve um custo baixo, pois apenas precisei comprar o block (usei este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-817350579-promoco-cpu-block-water-cooler-_JM) e usar mangueiras.Como nao pretendia usar direto, não usei mangueiras convencionas, usei mangueira de 3/8 convencional (aquela comprada na leroy mesmo), e usei abraçadeira de metal para fixar no block. A temperatura media do meu aquario gira em torno de 18 a 20º, estava menos, porém começou a esquentar e rapidamente a temperatura subiu para o termostato do chiller que fica e 18º. A temperatura do meu cpu estava em media em 42º com over (FX8320) para 4.0Ghz, usando meu cooler cm 212 da assinatura, porém quando coloquei o water cooler, a temperatura caiu para impressionantes 28º (teste de estresse por 10 minutos, poderia ate subir mais, se deixasse mais tempo, porém nao quis demorar muito), subindo o clock para 4.5ghz, a temperatura subiu para 36º (este valor nao pode ser levado em consideração, visto que mantive meu sistema em iddle), quanto a temperatura do aquário, utilizo um termômetro digital da boyu, (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696109069-boyu-termometro-digital-bt-10-submerso-p-aquarios-_JM) que acredito se de confiança. Este projeto dispensa o uso de radiador, devido a temperatura da agua ser reduzida por diversos fatores como a circulação da aqua pelo aquario (isso gera quebra de energia que é = calor), o aquário tem um sump e logo ele tem uma queda d'agua de quase 1 mt, também ajudando a reduzir a temperatura, e principalmente pelo uso do chiller, mas acredito que daria para fazer sem o chiller, porém os resultados seriam bem diferentes. quanto a temperatura do aquário, não sofreu nenhuma mudança.

 

Considerações: acredito que poderia subir o clock para os 5Ghz, so nao o fiz devido a minha placa-mãe ser chipset 970 (as rock 970a-g 3.1), e nao querer subir demais o vcore. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...