Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem Limitando a velocidade de conexão da oi velox!


Posts recomendados

Contratei recentemente o Oi Velox 15 Mbps, e estou tendo problema do profile de velocidade ser alterado automaticamente pela Oi de 15 para 10 Mbps. Enquanto está em 15, meu download varia de 12 a 15Mbps, o upload fica em torno de 900-1000 Kbps.

Já reclamei umas 6x, tem vez que pelo telefone já corrigem o profile, outras mandam o técnico. Minha linha fica com parâmetros um pouco abaixo do ideal para qualificar, mas todos com quem falei me passaram que isso do profile mudar sozinho não é normal. O que normalmente ocorre é o cliente reclamar da internet caindo ou lenta, mas no meu caso enquanto os parâmetros estão no profile de 15 Mbps, não estou tendo nenhum problema.

Isso do profile mudar para 10 tem ocorrido entre poucas horas até 4 dias após a última alteração para 15 Mbps.

Os parâmetros normalmente ficam assim quando está em 15:
Margem SNR (D / U): 8.1 / 7.8
Atenuação (D / U): 26.2 / 15.6
Taxa de dados (D / U): 16956 /1150
Taxa máx de dados (D / U): 18384 / 1165

Mas às vezes eles pioram (no caso, a margem SNR D cai, taxas de dados idem). Eu uso o modem como bridge, com meu router wi-fi fazendo a conexão PPPoE. O estranho é que quando o profile é alterado, geralmente o modem reseta de bridge para router ao mesmo tempo. Eu percebo porque fico sem internet, aí vejo o modem com a luz de internet acessa. Quando entro no modem para mudar de volta para bridge, vejo que os parâmetros estão como Velox de 10.

Quando muda para 10 ficam assim:
Margem SNR (D / U): 17.0/ 23.2
Atenuação (D / U): 26.3 / 15.3
Taxa de dados (D / U): 11296 /574
Taxa máx de dados (D / U): 18552 / 1161

Eu moro em prédio, no 14º andar, será que se eu passar um cabo novo até a entrada do cabo da Oi os parâmetros melhoram? Passo um cabo de dois pares padrão ou melhor um de rede CAT5e? O problema é que deve dar uns 50-60 m de cabo e não sei o estado das caixas e dos dutos de telefone, obstruções etc. Mas não sei se fazendo isso o profile vai continuar sendo alterado sozinho, já que ninguém sabe explicar o motivo disso ocorrer de forma automática, sem nenhum reparo em aberto.

Hoje de manhã, por acaso eu estava com o modem aberto no navegador quando o sinal caiu e ele resetou a config. A margem SNR despencou do nada para 0.8 (D), e poucos segundos depois a luz ADSL caiu, ficou piscando até sincronizar e o modem acendeu a luz de internet em vermelho (não conectado). O upload do Velox 10 Mbps é muito baixo, realmente precisava ter o plano de 15 ativo, como a Oi prometeu que eu teria na contratação.

Alguém poderia me ajudar? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perda de perfil de porta é um dos problemas que costumam ocorrer com alguns clientes da Oi. Seus parâmetros qualificam para 15Mb porém o SNR está muito baixo e ai você pode ter um problema.

 

Você pode passar um cabo CAT5e sim, e se for possível, até mesmo já conecta-lo diretamente aos pares da sua linha, sem passar pelo bloco principal, caso este último esteja muito ruim.

 

Corrija o problema do SNR e se o problema persistir, abra um chamado técnico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez veio um técnico hoje, já perdi a conta. Cada vez que um vem, ele diz algo diferente... Tem uns que tentam insistir que não qualifica para 15Mbps e por isso fica caindo. Outros dizem que qualifica mas está no limite, e como é natural ter variação no sinal, quando ele cair pode dar problema. Mas com todos, se eu insistir em não reduzir a velocidade, acabam confirmando que o profile não poderia estar mudando sozinho. O que o técnico de hoje disse de novo foi que podem alterar o profile lá da central ao perceber algum problema, mas para isso teriam que ter ligado e pedir autorização do cliente. Eles tentam de todo jeito empurrar a redução de velocidade, mas eu só aceitaria se tivesse visto quedas frequentes enquanto está em 15, e se todos tivessem dito a mesma coisa.

 

Quando ele veio, o profile estava em 10Mbps e o SNR em torno de 13. Depois, quando colocou em 15Mbps, o SNR ficou em 6.0-6.5, e o aparelho dele ficava perdendo sincronia. Já o modem quando conectado não perdeu a sincronia. Fiz teste de velocidade e deu uns 14.3 de download e 0.94 de up. O técnico ficou insistindo que não qualificava para 15, só para 10, mas eu não aceitei a redução (como disse, o tempo maximo que o profile ficou com 15 foi por 4 dias e não vi cair uma só vez).

 

Umas duas horas depois do técnico sair, o sinal melhorou, o SNR ficou uns 8.5-8.9! Nunca havia chegado num valor tão alto!

 

596299310d470_192_168.115mbps.png.621872703affda0b56d20518f482500c.png

 

Mas depois de algumas horas já voltou para 6.0-7.x...

 

O CAT5e é melhor ou um de dois pares RJ11 já seria suficiente? Obrigado pelas respostas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Naldo Volpe disse:

- Se o Sinal Ruído não ficar acima de 12dB vai ficar dando problema sempre...

 

- Melhor reduzir para 10Mbps e ficar estável do que insistir em uma coisa que não está funcionando e que provavelmente não irá funcionar em 15mbps

 

Enquanto o profile está em 15Mbps, a conexão fica estável. Não ocorrem nem quedas nem lentidão.

 

O valor mínimo do SNR para 15Mbps, segundo os técnicos da Oi, seria 8 ou 9 (varia de acordo com o técnico, teve um inclusive que disse que se ficasse acima de 6-7 já estaria bom).

 

Hoje de manhã estava em 10.1! Mas depois caiu ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Outros dizem que qualifica mas está no limite, e como é natural ter variação no sinal, quando ele cair pode dar problema.

 

Confere.

 

Citação

Mas com todos, se eu insistir em não reduzir a velocidade, acabam confirmando que o profile não poderia estar mudando sozinho.

 

Até hoje não consegui ler uma explicação para isso, e muita gente reclama deste tipo de problema.

 

Citação

O que o técnico de hoje disse de novo foi que podem alterar o profile lá da central ao perceber algum problema, mas para isso teriam que ter ligado e pedir autorização do cliente.

 

Geralmente é o técnico que faz isso.

-----------------

 

SNR deve/deveria ser maior do que 9. Dá uma olhada nesta tabela base de verificação:

https://sites.google.com/site/clivernascimento/institucional/tabela-de-parametros

 

Para ter um sinal estável, o ideal é um sinal acima de 12 e estáveis.

 

Citação

O CAT5e é melhor ou um de dois pares RJ11 já seria suficiente?

 

Este seria o cabo CCI de 2 pares ou 4 pares. Pela distância, o CAT5 tende a ser melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Demorei um pouco para conseguir testar o sinal lá embaixo, a Oi insistindo que aqui não tem viabilidade. Estou tendo que reclamar 3-4x por semana para alterarem o profile de novo de 10 para 15 Mbps.

 

Desta vez vieram dois técnicos da Oi e localizaram o par no quadro geral / bloco. A numeração da Oi estava errada, então só mesmo com os técnicos em contato com a central que conseguiram localizar o par da minha linha.

 

Medindo com o modem direto no cabo da Oi estava dando SNR de 9.0-9.5 e atenuação de 24. Mas na hora de mexer no cabo ele rompeu, estava podre! Tinha duas partes desencapadas e podres, quebrou nessa parte. Já tinham decidido trocar o par para ver se haveria melhora e realmente depois o sinal melhorou: SNR 12.0 e Atenuação 22.

 

Reconectaram o cabo no bloco e aqui em cima no apartamento está dando agora:

Margem SNR (D / U): 9.8 / 8.3
Atenuação (D / U): 24.2 / 8.6
Taxa de dados (D / U): 16956 / 1146
Taxa máx de dados (D / U): 20032 / 1179

 

O sinal varia, semana passada quando em 15 megas chegou a 9.0-10.5 de SNR, mas hoje antes de mexerem estava entre 6 e 7. Não sei se a melhora foi só pela mudança do par ou teve alguma oscilação natural que melhorou o sinal, só acompanhando mais uns dias pra saber se o SNR vai cair abaixo de 9.

 

Será que ainda vale passar um cabo novo? Pois o técnico disse mais uma vez que não era para o profile ficar mudando, e que passar o cabo pode até melhorar o sinal, mas ainda vai ter perda se comparado ao medido direto no par da Oi, antes do bloco. E isso não vai garantir que o profile continue mudando sozinho, pois não era para estar ocorrendo isso, mesmo com sinal pior.

 

O que acham?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Pois o técnico disse mais uma vez que não era para o profile ficar mudando, e que passar o cabo pode até melhorar o sinal, mas ainda vai ter perda se comparado ao medido direto no par da Oi, antes do bloco. E isso não vai garantir que o profile continue mudando sozinho, pois não era para estar ocorrendo isso, mesmo com sinal pior.

 

Exatamente isto. E convenhamos, 12 de SNR ainda é um valor muito ruim, principalmente pelo fato dele ter sido medido na chegada do cabo da própria Oi.

 

Você pode até passar este novo cabo, para tentar igualar os 12 de SNR, coisa que não acredito que vá conseguir por causa da distância.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando o sinal, chegou a 11.0 de SNR e 20124 de Tx máx de dados de downstream. Isso sem mudar nada do quadro de entrada até o apto. Testes de velocidade dando 14.5 de down e 0.94 de up. Agora esperar e torcer que o profile não mude mais. Se voltar a dar problema eu aviso. Obrigado pela ajuda de todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...