Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas de FPS e ruídos


Posts recomendados

Eu jogo há bastante tempo Rainbow Six Siege, no geral o jogo roda tranquilamente, com mais de 100fps. No entanto de uns tempos para cá ele trava em certas partidas. Hoje, por exemplo, eu estava jogando com mais de 100fps e de repente o jogo começou a travar, ficando por volta de 20/30 fps. Utilizei o MSI Afterburner e ele mostrou o uso da placa de vídeo oscilando entre 0 e 100, o que normalmente indica gargalo do processador, mas no meu caso ele mal chegava a 80%. Não estou conseguindo diagnosticar o problema... Alguém saberia indicar por onde devo começar? 

Meu PC:

FX-6300

M5A78-M LX/BR

8GB de RAM

R9 380 (2GB)

HD + SSD

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua placa-mãe não é adequada para processadores FX. O circuito regulador de tensão é subdimensionado às necessidades da linha FX causando superaquecimento no mesmo, fazendo os clocks caírem para conter o aumento da temperatura.


Procure por M5A78-M FX 6300 que encontrará inúmeros outros casos idênticos aos seu.

A única solução que funciona é trocar a placa-mãe para uma projetada especificamente para a linha FX da AMD, elas possuem o chipset de número 970, 980 e 990.

 

Qual sua fonte?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Giovanni Miceli Puperi É difícil dizer com certeza, mas muita gente tem problemas de instabilidade com processadores da linha FX aliados à placas-mãe de projeto antigo.

 

Muita gente mesmo. Pelo menos sua fonte é de qualidade.

 

Existem alguns macetes que podem diminuir essas quedas mas não são garantidos:
1 - Atualizar a BIOS da placa-mãe para a última versão.

2 - Desativar o AMD Turbo Boost na BIOS.

3 - Setar a tensão do processador manualmente na bios (não sei o valor exato).

 

Existem outros mais porém não lembro de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acho que descobri o problema, era mais simples do que eu pensava. Aparentemente estava consumindo mais memória do que a minha placa tem. Nas configs do Rainbow Six Siege ele falava que gastaria 1600MB, mas vi que estava gastando bem mais, alcançando o limite da minha placa na maior parte do tempo. Mexi nas configs e agora está perfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...