Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testando Componentes


Posts recomendados

Boa tarde, meus caros.

 

Desculpem-me se esta não for a melhor seção para a pergunta, mas não consegui identificar outra mais cabível.

 

Que tipo de testes e como vocês costumam testar os componentes que compram pra ter certeza de que está tudo funcionando 100%?

 

Vou montar uma máquina nova, comprando componentes em diferentes lojas. Por isso quero saber qual a melhor maneira de analisar se o desempenho está correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Imakuni disse:

Você monta o PC e vê se liga. Se ligou, então tudo funciona

ahahahahahha a melhor explicação da vida.

 

@Ovonauta cara, quando algo aqui no meu pc para de funcionar geralmente eu vou testando as peças e eliminando os possíveis causadores. Para ter certeza 100% se está funcionando ou não acho que é necessário conhecimentos em eletrônica principalmente.

Mas quase 95% dos meus problemas resolvi testando, exemplo:

tira memoria e ve se a placa bipá, não bipou? - FONTE

troca fonte sem as memorias e veja se bipa, não bipou? - processador

testa o processador em outra placa, funcionou? - 

e assim vai indo..

adicionado 1 minuto depois

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ovonauta disse:

@Imakuni e @Rodrigo Paes Concordo plenamente, meus caros.

 

Mas sabemos que existem testes de stress como os do AIDA Extreme, além dos testes de benchmark via software como aqueles usados nas análises geralmente.

Esses testes servem para testar estabilidade de overclock e/ou capacidade de resfriamento, não para testar se as peças funcionam ou não (a final, você só vai poder usar esses apps se o PC já estiver funcionando em primeiro lugar...). Se você for fazer overclock, claro, você pode e deve usar deles.

 

Agora em termos de desempenho, ou liga e funciona tudo funciona como deveria, ou então tem alguma coisa com defeito e simplesmente não vai ligar. Como eu disse, não tem muito meio termo, em se tratando de desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@E. Soares @Imakuni Obrigado pela opinião, meus caros. Mas reitero que a minha dúvida não é apenas em questão de ligar ou não ligar.

 

Pra deixar mais claro pra vocês, o que aconteceu uma vez comigo foi que, ao comprar um pacote de memórias, ambas foram reconhecidas pelo PC e "funcionaram" numa boa.

 

Mas depois de algumas semanas de uso eu notei travamentos bem leves, quase imperceptíveis, e só depois de levar num técnico (por volta de 2004 mais ou menos, porque eu ainda era um moleque sem noção alguma de hardware), descobrimos que um dos pentes não estava "100%".

 

De lá pra cá, eu montei 3 máquinas até a minha atual, e confesso que nunca me importei em testar, já que todas ligaram e fizeram tudo o que eu gostaria que fizessem.

 

Só que agora eu vou fazer um investimento alto nessa brincadeira e queria ter mais consciência de que tudo está realmente no estado da arte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ovonauta entendi, então fica mais fácil.

 

Aqui no CdH existem muitas pessoas capacitadas e que sempre ajudam as pessoas que buscam orçamentos para maquinas, mas nem sempre elas explicam porque estão indicando o equipamento. Para você de fato saber "qual placa-mãe é melhor para seu processador, chipset etc", você precisará de experiencia, estudo e sempre acompanhar as novas tecnologias.

Creio que o jeito mais fácil de você saber qual computador comprar agora, é abrir um post como: "indicação de pc jogos/trabalho até R$6000,00", tenho certeza que vão lhe ajudar.

 

espero que tenha lhe ajudado...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ovonauta no quesito testes, existem muitos programas para testar as peças individualmente, espere mais um pouco que irão te indicar os melhores programas para fazer isso!

adicionado 5 minutos depois

Enquanto isso indico os que conheço: HDTune para testar a integridade HD, para a memória RAM use o diagnóstico de memória do Windows, Prime 95 para o processador... Os outros já não "manjo".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para testes de componente de hardware, já ouvi falar que o ideal é fazer o teste sem usar o sistema operacional (Windows), rodando apenas pela BIOS. Não confio em diagnóstico que se montou está tudo certo, principalmente com memórias RAM e HDs! Para memórias, recomendo o MEMTEST86: http://www.memtest86.com/. Tem a versão gratuita. Detecta possíveis erros tanto na memória quanto no slot.

 

Outro software que atuava via boot para detecção de problema era o PC-CHECK, mas não sei como está a situação atual (lembrando que se for rodar um programa de diagnóstico este tem que estar atualizado, ao menos no mesmo período/ano dos componentes de hardware). A única versão free disponível na internet dele é a 6.21 de 2008 (ou seja, não é confiável para PCs atuais).

 

 

Depois disso só conheço programas de diagnósticos via windows e a maioria é de stress. A intel disponibiliza em seu site esse testador de processador:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/processors/000005567.html.

Outro interessante são os testadores de HD para identificar bad blocks e problemas no write e no read do HD como o HDtune que o Rodrigo Paes indicou.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...