Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Utilizar o Arduino(mega 2560) como conversor usb para serial(TTL)


Posts recomendados

Olá pessoal,

Alguns de vocês já tentou utilizar o arduino especificamente o mega2560 como um conversor usb para serial(ttl). Eu encontrei alguns videos com o uno que no caso basta fazer um jumper do reset com o gnd, mas no arduino mega2560 não funciona. Também encontrei um vídeo mostrando como fazer utilizando um código, mas também não funcionou comigo. 

Alguém teria um ideia?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do que você quer fazer

você quer um programador ou uma comunicação serial apenas

 

Não rola você programar outro arduino com o Rx Tx de outro arduino a não ser que você retire o atmega e só use a carcaça do arduino (para usar como serial programmer).

 

Para contornar isso tem o arduino ISP codigo (que está nos exemplos do arduino) e dá para você fazer um programador sem precisar retirar o arduino e podendo programar o atmega dentro do circuito sem precisa retirar. Mas precisa fazer outro circuito usando a configuração para ISP que são as portas 13,12,11,10,gnd e 5V.

 

 

Segundo vídeo a ligação está errada o Rx Tx é no pino 0 e 1 por isso que tem um bando de negativando. Ou seja tutorial muito errado.

 

 

Normalmente se usa um capacitor do reset para o gnd para evitar o autoreset... mas em mais novos versões não precisa disso... deve ser o caso desse atmega 2560.

 

Eu desconhecia essa ligação direta sem capacitor usar como comunicação ( usar como TTL)... você só quer se comunicar via serial*?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Depende do que você quer fazer

você quer um programador ou uma comunicação serial apenas

 

Não rola você programar outro arduino com o Rx Tx de outro arduino a não ser que você retire o atmega e só use a carcaça do arduino (para usar como serial programmer).

 

Para contornar isso tem o arduino ISP codigo (que está nos exemplos do arduino) e dá para você fazer um programador sem precisar retirar o arduino e podendo programar o atmega dentro do circuito sem precisa retirar. Mas precisa fazer outro circuito usando a configuração para ISP que são as portas 13,12,11,10,gnd e 5V.

 

 

Segundo vídeo a ligação está errada o Rx Tx é no pino 0 e 1 por isso que tem um bando de negativando. Ou seja tutorial muito errado.

 

 

Normalmente se usa um capacitor do reset para o gnd para evitar o autoreset... mas em mais novos versões não precisa disso... deve ser o caso desse atmega 2560.

 

Eu desconhecia essa ligação direta sem capacitor usar como comunicação ( usar como TTL)... você só quer se comunicar via serial*?

Eu só usar como serial, na verdade eu tenho um SONOFF(esp2866) e quero atualizar o firmware dele para o tasmota, para isso eu preciso um conversor usb para serial(ttl) o qual não gostaria de comprar já que tenho o arduino mega 2560 e acho que ele pode ser útil para tal empreitada. Caso não funcione com arduino eu tenho um cabo usb para rs232 que também deve servir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para você usar ele como um ftdi

 

 

Como falei o programador tem que retirar o atmega. O programador que é um TTL fica no chip mostrado perto do USB da carcaça. Entre as brincadeiras com as filhas dele ele explica como reutilizou um arduino queimado seu atmega para funcionar como programador com RX e TX (comunicação serial).

 

Na gringa ainda não achei nenhum tutorial para fazer um TTL de outra forma como o que você colocou no primeiro vídeo. Tem até gringos falando a mesma coisa que não dá...

 

Olhando aqui no video cedido o cara , autor falou "Arduino Mega 2560 doesn't have the FTDI chip, so it will not work as shown in the video, sorry." Ou seja o Mega não tem esse tal FTDI Chip então não funciona.

Procura nos comentarios :

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já fiz esse tipo de circuito (não com arduino)

Existe um CI chamado FT232 que converte o serial do teu arduino para o USB.

 

Nunca usei arduino mas já me informaram de um problema ao utilizar este CI com o arduino (não lembro qual):

A porta serial do arduino já está sendo utilizada para comunicar com o PC, e é a mesma porta que é utilizada no conector preto, o que se usa para soquetar com jumpers. 

Não sei como resolveu esse problema, mas eu imagino que a solução seja desconectar do PC o usb do arduino ou , selecionar outra porta serial do PC para ler o conversor.

 

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...