Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
rhisf

Computador queimando fontes

Recommended Posts

Olá, quer queimar uma fonte? põe no meu computador.
A situação é a seguinte, meu computador já queimou três fontes:
1- A primeira era de 500W. Não lembro a marca e acho que não era watts real, essa queimou com 3 minutos de Far Cry 3. (essa beleza, não aguentava, justifica)
2- A segunda de 600 e alguma coisa da Thermaltake, watts real.
3- Terceira e atual, é (era?) uma CS850M da Corsair. Tava de boas mexendo no word (somente) e o computador simplesmente decidiu que a vida não valia mais a pena e apagou.

Configuração:
placa-mãe Asus Maximus V Extreme
Processador - algum Core i7 da vida que eu não lembro mais qual é (com cooler de água, não sei se puxa mais energia do que o comum)
Geforce GTX 670
16GB de RAM ddr3 Corsair Dominator Platinum 1600mhz
CS 850M que queimou
1 HD e 1 SSD

Uso filtro de linha, sem estabilizador. A fonte tem 1 ano e meio, ainda está na garantia (3 anos).

Então, é só azar mesmo ou pode ter alguma coisa rolando no computador pra queimar a fonte? E, alguém sabe como aciona a garantia?
valeu

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra acionar a Corsair, é nesse link:

LINK

Mesmo com o WC, essa fonte seria suficiente pra segurar dois computadores iguais ao teu. E essas fontes da Corsair tem várias proteções contra sobrecarga, sobrecorrente etc. A única possibilidade que vejo aqui é alguma falha na sua rede elétrica.

Compartilhar este post

Link para o post

@rhisf Garantia primeiro com a loja onde você comprou, se rolar stress ai direto com a Corsair tendo a nota fiscal da fonte eles resolvem.

Agora, sobre as fontes queimarem, muito provavelmente não é problema do seu computador e sim da sua rede elétrica... Não tem como seu computador queimar a fonte, o pode acontecer é ele exigir mais amperes do que sua fonte pode dar e ela se desligar por proteção, mas queimar não.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilho da opinião dos outros dois usuários acima, recomendo que chame um eletricista profissional para fazer uma verificação em sua rede elétrica, dando atenção especial para a tomada na qual você liga o computador.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Entendido, menos mal, eu acho. Vou verificar a rede elétrica... Mas aqui sempre tem pico de energia. Se não for a minha rede interna, a melhor solução seria um no-break, nesse caso?

15 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@rhisf Garantia primeiro com a loja onde você comprou, se rolar stress ai direto com a Corsair tendo a nota fiscal da fonte eles resolvem.

Agora, sobre as fontes queimarem, muito provavelmente não é problema do seu computador e sim da sua rede elétrica... Não tem como seu computador queimar a fonte, o pode acontecer é ele exigir mais amperes do que sua fonte pode dar e ela se desligar por proteção, mas queimar não.

Eu comprei há 1 ano e meio...A garantia da loja que consta na nota que eu comprei é de 90 dias...A Corsair já até respondeu!

Agradeço as respostas

Compartilhar este post

Link para o post

@rhisf Nobreak pode ajudar, mas o custo para um nobreak de boa qualidade é altíssimo, se fosse por causa disso seria mais fácil comprar uma corsair HX ou AX que sairia até mais barato.

Em teoria sua fonte deveria segurar a pancada de um pico, mas se o surto for muito grande ai quem tem que cuidar é o disjuntor, o que eu recomendaria a você é trocar o disjuntor, verificar a fiação e garantir que pelo menos nesse você tenha um bom fio terra, existem algumas soluções bem bacanas para surtos, mas o custo é sempre muito alto, compensa mais no nível industrial.

Compartilhar este post

Link para o post
    13 minutos atrás, rhisf disse:

Entendido, menos mal, eu acho. Vou verificar a rede elétrica... Mas aqui sempre tem pico de energia. Se não for a minha rede interna, a melhor solução seria um no-break, nesse caso?

Eu comprei há 1 ano e meio...A garantia da loja que consta na nota que eu comprei é de 90 dias...A Corsair já até respondeu!

Agradeço as respostas

Eletricista já! Relata exatamente o que ocorreu e ele tem que achar um problema aí. A propósito, o teu filtro de linha é cúmplice de todos esses crimes? Eu o colocaria na lista de suspeitos, pelo menos como comparsa dessa matança!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 6 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@rhisf Nobreak pode ajudar, mas o custo para um nobreak de boa qualidade é altíssimo, se fosse por causa disso seria mais fácil comprar uma corsair HX ou AX que sairia até mais barato.

Em teoria sua fonte deveria segurar a pancada de um pico, mas se o surto for muito grande ai quem tem que cuidar é o disjuntor, o que eu recomendaria a você é trocar o disjuntor, verificar a fiação e garantir que pelo menos nesse você tenha um bom fio terra, existem algumas soluções bem bacanas para surtos, mas o custo é sempre muito alto, compensa mais no nível industrial.

Prefiro evitar situações de custo altíssimo. Esquece o nobreak! Ficarei na troca da fiação/disjuntor mesmo.

1 minuto atrás, Zeca Pagodinho disse:

Eletricista já! Relata exatamente o que ocorreu e ele tem que achar um problema aí. A propósito, o teu filtro de linha é cúmplice de todos esses crimes? Eu o colocaria na lista de suspeitos, pelo menos como comparsa dessa matança!

Será? Ele é parceiro da CS850M, comprado no mesmo dia (teoricamente para evitar esse tipo de coisa, né). O monitor também está ligado nele desde então. Se eu não morrer em uma fonte nova até rola comprar um novo. Existe alguma diferença entre filtros de linha, algum recomendado? 

E trocar fiação e disjutor, primeira coisa da lista.
    Agradeço, novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

@rhisf Filtro de linha protege contra surtos, a maioria tem um fusível que queima caso tenha algum surto, como tudo, existem os bons e ruins, mas não sei te falar o que é bom ou ruim porque não uso, mas provavelmente ele não está fazendo bem o papel dele... Estou com o @Zeca Pagodinho nessa, retira ele para não ter dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post
    8 horas atrás, rhisf disse:

Entendido, menos mal, eu acho. Vou verificar a rede elétrica... Mas aqui sempre tem pico de energia. Se não for a minha rede interna, a melhor solução seria um no-break, nesse caso?

Quem tem função de parar surto de energia é o DPS (dispositivo de proteção anti-surto), presente em filtros de linha de qualidade. Qual é o seu filtro de linha?

Nobreak só se for senoidal, online e de dupla conversão. Nesse caso, pode se preparar para um investimento de mais de R$1.000,00. Esses "nobreaks" baratinhos que você encontra por aí são de onda retangular e têm estabilizador interno (considerando seu posicionamento, creio que você já conhece os males provocados pelo estabilizador, então nem preciso me prolongar aqui).

O Código de Defesa do Consumidor prevê a responsabilidade solidária. A loja é obrigada a cumprir o mesmo prazo de garantia dado pelo fabricante, sendo que é opção do consumidor escolher a qual deles recorrer. A loja não pode dar garantia menor que a dada pelo fabricante. Como quase ninguém sabe disso, eles vão tentar sempre usar o "se colar, colou" para pular fora, mas é direito seu trocar na loja caso assim queira (você pode inclusive processá-los caso se recusem e, nesse caso, eles vão querer trocar na hora porque sabem que perderiam o processo).

A Corsair costuma ser legal no RMA. Se eles já te responderam e vão fazer algo, pode optar por eles então, já que a loja provavelmente vai tentar te passar a perna na garantia solidária mesmo...

Poderia dizer quais eram exatamente suas fontes antigas? A Thermaltake já fabricou muita coisa ruim também, não se engane. E a primeira você nem citou a marca.

Pode ter falhas na rede elétrica sim, mas fonte Corsair parar desse jeito é raro. Elas têm varistor e diversos recursos de proteção.

adicionado 4 minutos depois

Existe alguma diferença entre filtros de linha, algum recomendado?

É claro que tem e ela é absurda. A maioria desses equipamentos à venda por aí é constituída de meras extensões. Marcas decentes seriam Clamper e Upsai.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais