Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC só liga quando tiro ou coloco uma memória RAM


Posts recomendados

Olá galera. Meu PC está com um problema estranho.

 

A possível causa:
Tudo começou depois que conectei um HD de um notebook Samsung de um amigo no meu computador pra fazer um Backup. O notebook estava com um problema que ele bootava e dava tela azul em seguida, não aparecia nem o login do Windows. Coloquei o HD no meu PC mantendo o meu HD também, mas logo de início o sistema tentou bootar no HD do notebook, de uma forma diferente, já rodando o carregamento do sistema na tela de boot da placa-mãe (aquelas bolinhas rodando tipo Windows 10) logo embaixo do logo da gigabyte, como acontece em notebooks que carrega com o logo da Samsung, Dell, etc). E aí deu tela azul em seguida, como acontecia no notebook. Então sugeri que o problema era no HD dele e pedi pro meu amigo levar num local especializado.


Aí veio o meu problema:

 

Desde este dia meu computador não inicia normalmente. Ele liga, os leds acendem e um deles (o do led do "Sys Fan3") apaga, e o speaker repete um ruído estranho com intervalos de 2 segundos (parece que ele quer bipar mas não consegue, fica "tec..tec..tec") Eu desligo o PC e retiro uma memória, e ele boota dizendo que não conseguiu bootar anteriormente e pede pra carregar configurações da BIOS default. Ele inicia, eu uso normalmente e o desligo. Aí horas depois volto para usar, a situação se repete, eu RECOLOCO uma memória e ele boota. Parece que pra ele bootar eu tenho que sempre retirar ou colocar uma memória (pra obrigar ele a fazer um check geral novamente??) O que será galera? Será que minha bios foi corrompida pelo maldito HD do capeta? Pode isso? Será que deu algum problema pior? HD From Hell :( (vídeo de ele tentando bootar VID_20170714_013100.mp4)
Desde já agradeço a ajuda de vocês!
OBS: Essa memória (ou placa-mãe) já meu deu problema, só parou de dar tela azul quando eu abaixei a frequência dela de 1600mhz pra 1333mhz. Mas desde lá nunca mais deu nada, só agora começou isso.


O que eu já fiz:
Tirei, limpei memórias e troquei slots.
Tirei e limpei placa de vídeo.
Resetei CMOS.
Observei por capacitores estourados e nada.


Meu PC
MOBO: Gigabyte H97M-Gaming 3
Processador: Intel Core i5 4460
Memória: 2 x Memórias Kingston KVR16N11S8/4 (4GB 1600mhz)
VGA: Asus NVIDIA GeForce GTX 550Ti
Fonte: EVGA SuperNOVA NEX 750B BRONZE (750W)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Bourseau

 

Talvez seja algum mosfet do circuito regulador de tensão do processador apresentando algum defeito como já aconteceu com uma aqui.

 

Acho que a tendência é piorar até a mobo parar. No momento o que pode fazer é diminuir ainda mais o clock para tentar remediar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que tivesse baixado o clock do processador mas como baixou o das memórias deve ser alguma delas com defeito.

 

Pode ser algum curto também devido a essa " metralhadora " " tec tec tec tec ".

 

Tenta fazer uma atualização do BIOS pra ver se resolve pois ele pode ter se corrompido mas não atualize para a última versão e nem para uma beta.

 

Mas antes testa cada uma dessas memórias com o gratuito Memtest

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Henrique - RJ! Agradeço desde já sua atenção! Cara já testei no memtest quando ocorreram os primeiros problemas a muito tempo atrás mas quando diminuí a frequência das memórias eles foram resolvidos.
Meu problema agora eu acredito que foi desencadeado pelo HD bichado do meu amigo. Dá uma olhada no vídeo anexado pra ver o barulho que está fazendo quando não consegue bootar.

Minha pergunta é, tem como o fato de eu plugar um HD (em curto ou com algum problema) danificar meu hardware ou bios?
Vou tentar atualizar a BIOS
OBS: Eu estou usando o PC, tudo que escrevi aqui foi pelo PC com o problema. Este problema só está ocorrendo no boot :(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Bourseau

 

Se for o ruído que conheço ( tec tec tec tec ... ) tem tudo para ser algum curto e não deve ter sido causado pelo HD do seu amigo.

 

Acredito fortemente que seu BIOS esteja se corrompendo já desde o início em que teve que reduzir o clock das memórias.

 

Tenta fazer a atualização do BIOS mas lembre-se de não a atualizar para a última versão e nem de usar uma versão beta ( b ). Se usar a última versão do BIOS depois não terá como resolver de novo caso o problema volte com o passar do tempo pois o programa que atualiza não aceita regravar o mesmo BIOS.

 

Se a atualização do BIOS não resolver terá que desconfiar do circuito das memórias com algum curto o que tornará o conserto mais difícil ( eletrônica ). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza @Henrique - RJ! Vou atualizar a BIOS. As BIOS que eu tenho disponível, posteriores a minha, são a F4 e F5 sendo que na F4 tem a observação: "This BIOS prohibits updating to earlier version BIOS" (http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-H97M-Gaming-3-rev-10#support-dl)
Atualizo mesmo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Bourseau

 

Então pode ser que seja algum mosfet ( transistor ) que alimenta as memórias e que costuma ficar próximo a elas ou então algum capacitor do lado delas.

 

É só trocar o componente com problema e volta tudo ao normal. Se tentar reduzir mais um pouco o clock das memórias é capaz de contornar o problema de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ , fiz o que você falou e reduzi a frequência mais uma vez e agora esta bootando normal! Então pelo viso o problema provavelmente tem algo a ver com o que você falou! Só que eu não sei trocar esse tipo de peça, acho que vou ter que levar numa assistência técnica. Vi que você é do RJ, você conhece alguma boa assistência por aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com esse mesmo problema, meu computador só boota normalmente depois que eu troco a memória RAM de slot. Já testei ela com o memtest e resultou em zero erros, testei 95% da capacidade dela em mais de 20 minutos de teste.

 

Gostaria muito de saber se o seu problema foi resolvido Henrique porque pretendo atualizar a BIOS para a versão anterior à mais atual. Uso o PC para jogos e para usar o photoshop e não quero perder o desempenho de nenhum dos dois reduzindo a frequência.

 

Antes disso tudo a minha placa de vídeo estava parando de funcionar, o drive dela precisava ser reinstalado toda hora e eu quase mandei ela pra troca, já que ainda esta na garantia, mas este problema acabou surgindo antes disso acontecer. Sei que placa de vídeo é assunto para outro tópico, mas se estes problemas estiverem linkados nem preciso mais procurar a causa.

 

Agradeço desde já a atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Vane

 

Pode ser o BIOS se corrompendo sim considerando a sua natureza mas eu não a atualizaria para a última versão e sim para uma logo acima da atual que não fosse beta é que assim você fica com margem para outras atualizações que necessite pois acho que o atualizador não aceita regravar BIOS da mesma versão que esteja sendo usada e nem para versões mais antigas.

 

Mas antes de atualizar o seu BIOS tente dar um clear CMOS nessa placa-mãe pra ver se resolve.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ , esse problema já durou tempo demais. Vou mandar para o técnico me dizer qual é o componente defeituoso até porque o problema da placa de vídeo persiste. Tudo está na garantia e pretendo trocar por peças novas e não ter mais dor de cabeça com isso.

 

Eu vou postar aqui qual foi a conclusão do técnico e deixarei vocês atualizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @Henrique - RJ, levei no técnico e a conclusão dele foi um pouco decepcionante. Ele garantiu que o processador, fonte, Memória RAM e HD não estão com problemas e que pode ser ou a placa de video ou a placa-mãe.

 

Eu ja sabia que era ou um, ou outro, ou ambos. O problema é que eu queria ter certeza. Ele fez os mesmos testes que eu e gastei 20 reais a toa.

 

Vou acionar a garantia de ambos os componentes e aviso aqui o que acontecer. Isso pode demorar um bocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

amigo tive um problema semelhante
levei a um tecnico ele condenou minha placa
mas achei estranho que quando eu tirava e colocava a memoria 

pc funcionava normal

então descobri que tinha q atualizar minha placa de video
e agora esta tudo normal


minha placa-mãe é GIGABYTE GA-B85M-D3PH

GIGABYTE @BIOS usei esse programa para atualizar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...