• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Leonardo Bourseau

PC só liga quando tiro ou coloco uma memória RAM

16 posts neste tópico

#1   Postado (editado)

Olá galera. Meu PC está com um problema estranho.

A possível causa:
Tudo começou depois que conectei um HD de um notebook Samsung de um amigo no meu computador pra fazer um Backup. O notebook estava com um problema que ele bootava e dava tela azul em seguida, não aparecia nem o login do Windows. Coloquei o HD no meu PC mantendo o meu HD também, mas logo de início o sistema tentou bootar no HD do notebook, de uma forma diferente, já rodando o carregamento do sistema na tela de boot da placa-mãe (aquelas bolinhas rodando tipo Windows 10) logo embaixo do logo da gigabyte, como acontece em notebooks que carrega com o logo da Samsung, Dell, etc). E aí deu tela azul em seguida, como acontecia no notebook. Então sugeri que o problema era no HD dele e pedi pro meu amigo levar num local especializado.

Aí veio o meu problema:

Desde este dia meu computador não inicia normalmente. Ele liga, os leds acendem e um deles (o do led do "Sys Fan3") apaga, e o speaker repete um ruído estranho com intervalos de 2 segundos (parece que ele quer bipar mas não consegue, fica "tec..tec..tec") Eu desligo o PC e retiro uma memória, e ele boota dizendo que não conseguiu bootar anteriormente e pede pra carregar configurações da BIOS default. Ele inicia, eu uso normalmente e o desligo. Aí horas depois volto para usar, a situação se repete, eu RECOLOCO uma memória e ele boota. Parece que pra ele bootar eu tenho que sempre retirar ou colocar uma memória (pra obrigar ele a fazer um check geral novamente??) O que será galera? Será que minha bios foi corrompida pelo maldito HD do capeta? Pode isso? Será que deu algum problema pior? HD From Hell :( (vídeo de ele tentando bootar VID_20170714_013100.mp4)
Desde já agradeço a ajuda de vocês!
OBS: Essa memória (ou placa-mãe) já meu deu problema, só parou de dar tela azul quando eu abaixei a frequência dela de 1600mhz pra 1333mhz. Mas desde lá nunca mais deu nada, só agora começou isso.

O que eu já fiz:
Tirei, limpei memórias e troquei slots.
Tirei e limpei placa de vídeo.
Resetei CMOS.
Observei por capacitores estourados e nada.

Meu PC
MOBO: Gigabyte H97M-Gaming 3
Processador: Intel Core i5 4460
Memória: 2 x Memórias Kingston KVR16N11S8/4 (4GB 1600mhz)
VGA: Asus NVIDIA GeForce GTX 550Ti
Fonte: EVGA SuperNOVA NEX 750B BRONZE (750W)

Editado por Leonardo Bourseau
Editei o local do vídeo para nao causar ambiguidade

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Bourseau

Talvez seja algum mosfet do circuito regulador de tensão do processador apresentando algum defeito como já aconteceu com uma aqui.

Acho que a tendência é piorar até a mobo parar. No momento o que pode fazer é diminuir ainda mais o clock para tentar remediar.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

@Henrique - RJ

Diminuir o clock da Ram? Mas ele não dá mais tela azul. O problema é que ele não boota mais normalmente, só quando tiro ou coloco uma memória RAM.

Compartilhar este post

Link para o post

#4   Postado (editado)

Pensei que tivesse baixado o clock do processador mas como baixou o das memórias deve ser alguma delas com defeito.

Pode ser algum curto também devido a essa " metralhadora " " tec tec tec tec ".

Tenta fazer uma atualização do BIOS pra ver se resolve pois ele pode ter se corrompido mas não atualize para a última versão e nem para uma beta.

Mas antes testa cada uma dessas memórias com o gratuito Memtest

.

Editado por Henrique - RJ

Compartilhar este post

Link para o post

#5   Postado (editado)

Fala @Henrique - RJ! Agradeço desde já sua atenção! Cara já testei no memtest quando ocorreram os primeiros problemas a muito tempo atrás mas quando diminuí a frequência das memórias eles foram resolvidos.
Meu problema agora eu acredito que foi desencadeado pelo HD bichado do meu amigo. Dá uma olhada no vídeo anexado pra ver o barulho que está fazendo quando não consegue bootar.

Minha pergunta é, tem como o fato de eu plugar um HD (em curto ou com algum problema) danificar meu hardware ou bios?
Vou tentar atualizar a BIOS
OBS: Eu estou usando o PC, tudo que escrevi aqui foi pelo PC com o problema. Este problema só está ocorrendo no boot :(

Editado por Leonardo Bourseau
Acrescentar uma informação

Compartilhar este post

Link para o post

@Leonardo Bourseau

Se for o ruído que conheço ( tec tec tec tec ... ) tem tudo para ser algum curto e não deve ter sido causado pelo HD do seu amigo.

Acredito fortemente que seu BIOS esteja se corrompendo já desde o início em que teve que reduzir o clock das memórias.

Tenta fazer a atualização do BIOS mas lembre-se de não a atualizar para a última versão e nem de usar uma versão beta ( b ). Se usar a última versão do BIOS depois não terá como resolver de novo caso o problema volte com o passar do tempo pois o programa que atualiza não aceita regravar o mesmo BIOS.

Se a atualização do BIOS não resolver terá que desconfiar do circuito das memórias com algum curto o que tornará o conserto mais difícil ( eletrônica ). 

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza @Henrique - RJ! Vou atualizar a BIOS. As BIOS que eu tenho disponível, posteriores a minha, são a F4 e F5 sendo que na F4 tem a observação: "This BIOS prohibits updating to earlier version BIOS" (http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-H97M-Gaming-3-rev-10#support-dl)
Atualizo mesmo assim?

Compartilhar este post

Link para o post

@Leonardo Bourseau

Por acaso você já testou uma memória de cada vez nessa tua máquina sem reduzir o clock ?

Estive refletindo o seu problema e acho que a atualização do BIOS não vai resolver pois não deve estar corrompida.

Compartilhar este post

Link para o post

Já sim. Eu vou tentar colocar todo meu PC(menos processador) em uma outra placa-mãe aqui pra ver se vou ter algum problema. Se não, já sei que é minha mobo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Leonardo Bourseau

Então pode ser que seja algum mosfet ( transistor ) que alimenta as memórias e que costuma ficar próximo a elas ou então algum capacitor do lado delas.

É só trocar o componente com problema e volta tudo ao normal. Se tentar reduzir mais um pouco o clock das memórias é capaz de contornar o problema de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Henrique - RJ , fiz o que você falou e reduzi a frequência mais uma vez e agora esta bootando normal! Então pelo viso o problema provavelmente tem algo a ver com o que você falou! Só que eu não sei trocar esse tipo de peça, acho que vou ter que levar numa assistência técnica. Vi que você é do RJ, você conhece alguma boa assistência por aqui?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com esse mesmo problema, meu computador só boota normalmente depois que eu troco a memória RAM de slot. Já testei ela com o memtest e resultou em zero erros, testei 95% da capacidade dela em mais de 20 minutos de teste.

Gostaria muito de saber se o seu problema foi resolvido Henrique porque pretendo atualizar a BIOS para a versão anterior à mais atual. Uso o PC para jogos e para usar o photoshop e não quero perder o desempenho de nenhum dos dois reduzindo a frequência.

Antes disso tudo a minha placa de vídeo estava parando de funcionar, o drive dela precisava ser reinstalado toda hora e eu quase mandei ela pra troca, já que ainda esta na garantia, mas este problema acabou surgindo antes disso acontecer. Sei que placa de vídeo é assunto para outro tópico, mas se estes problemas estiverem linkados nem preciso mais procurar a causa.

Agradeço desde já a atenção. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo Vane

Pode ser o BIOS se corrompendo sim considerando a sua natureza mas eu não a atualizaria para a última versão e sim para uma logo acima da atual que não fosse beta é que assim você fica com margem para outras atualizações que necessite pois acho que o atualizador não aceita regravar BIOS da mesma versão que esteja sendo usada e nem para versões mais antigas.

Mas antes de atualizar o seu BIOS tente dar um clear CMOS nessa placa-mãe pra ver se resolve.

.

Editado por Henrique - RJ

Compartilhar este post

Link para o post

@Henrique - RJ , esse problema já durou tempo demais. Vou mandar para o técnico me dizer qual é o componente defeituoso até porque o problema da placa de vídeo persiste. Tudo está na garantia e pretendo trocar por peças novas e não ter mais dor de cabeça com isso.

Eu vou postar aqui qual foi a conclusão do técnico e deixarei vocês atualizados.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora