Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

Boa noite a todos

 

Como não achei um topico especifico para OC nos Ryzen, resolvi criar, para que possam tirar duvidas ou queiram compartilhar sua experiência.

 

 

Primeiro algumas informações da minha build:

R5 1400 + Cooler Stock (Wraith Stealth) --- (Vou testar com o meu A70 assim que der)

2x8Gb DDR4 2667Mhz CL17 Avexir Core Series

MSI B350 PC Mate

Fonte SFX500 SilentStorm

Gabinete genérico sem nenhum cooler além do processador.

1x HD 1Tb

1x SSD 240Gb

GTX1050Ti de um amigo

 

Opções para overclock:

  • MSI Command Center <- muito fácil, um click para fazer OC, não tem nem graça(disponivel apenas para mobos da MSI)
  • Ryzen Master <- novamente, muito fácil, mas com mais opções que o MSI CC
  • OC Manual na Bios

 

 

O que estou rodando atualmente:

CPU\NB SoC Voltage a 1.050mV (na bios coloquei como Proc 1.320mV \ 1.050mV SoC)

  • 2x8Gb DDR4 @ 2800Mhz 18-18-18-18-39 1.315mV

 

Cooler do processador em idle fica em torno dos 750~800rpm, jogando vai para uns 1800~2000rpm(de acordo com o MSI CC e variando de acordo com a carga no proc), temperatura em idle em torno dos 35~40c e jogando por volta dos 50~65c (variando de acordo com a carga no proc).

Em load via teste de stress no CPU-Z por 5min a temp estabiliza por volta dos 70~75c, se eu deixar o cooler correr para os 2500rpm a temp fica em torno dos 65~70c.

Temperatura do sistema de acordo com o MSI Command Center esta em torno dos 30~35c.

(temperatura na minha cidade esta em torno dos 20c neste momento)

 

Capturar.thumb.JPG.cccc517aed533f644363aa07b880ca86.JPG

Capturar.thumb.JPG.152f851f3bdcb372cbd59553dec0c65e.JPG


Review da B350 Tomahawk aqui do Clube, unica diferença da PC Mate para ela é a cor.

 

 

 

---

 

Algumas dicas:

  • Rodar a +1.400mV diariamente pode degradar o chip com o tempo, tambem não recomendaria forçar voltagens altas em mobos B350 com VRMs mais simples.
  • SoC voltage pode ajudar a pegar frequências mais altas na memoria
  • Ryzen não são muito afetados por Latência, mas são afetados por clocks, podendo sacrificar latência de RAM para pegar clocks mais altos.
  • Tenha paciência, AM4 permite incrementos de 25mhz, podendo ajustar ao limite do estável, desde que tenha paciência para testar por conseguir "um pouco mais".
  • Cooler stock é mais do que capaz de comportar um OC na casa dos 3600~3800Mhz nos R5s e dependendo da temp ambiente dos R7s, se não for tentar puxar 3900~4100Mhz não há necessidade de comprar um cooler melhor, a não ser talvez pelo barulho(dependendo da sua tolerancia por temps * barulho)..

 

Compartilhado por @zopek no topico referente ao lançamento dos Ryzen.

Tabela de VRMs para mobos B350\X370

 

 

BuildZoid

 

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Antigamente era só via bios, com algumas poucas exceções, atualmente diversos fabricantes disponibilizam apps para fazer OC enquanto o Win roda.

 

Eu fiz 36*100 via bios, e depois fui subindo no MSI Command Center 36,25\36,50\36,75\37*100, com esse cooler stock 3.8Ghz deve ser de boas, vou tentar 4.0Ghz quando por o meu A70...meio que perdi um parafuso dos brackets de retenção da mobo quando fui instalar o cooler stock :lol:

 

Me surpreendeu o Wraith Stealth, mesmo sendo Low-profile, é muito silencioso e mantém o proc com temps em um ponto bem aceitável com OC, em stock é muito de boas, ele fica na faixa dos 700~1200rpm em jogando.

---

 

O "certo", ou melhor, o recomendado é fazer teste de stress via Prime95\Aida64 por algumas horas antes de dar um OC como "estavel", mas, a minha experiência é de que mesmo com horas no Prime\Aida, muitas vezes 5min de jogos ja apontam alguma instabilidade que antes passou desapercebida.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não vai rolar 4.0Ghz sem que eu suba a tensão para os 1.420~1.450mV :atirador:

 

3900

3950

3975 as vezes rola, as vezes não...

4000 hard crash após 10 segundos de stress ;-;

 

 

Consegui por o meu antigo A70, imagino que todos os coolers que usam aqueles ganchos que eram padrões nos coolers antigos funcionem, mas os que são presos com parafusos não devido a mudança no espaçamento.

 

Coloquei um cooler mais lento para manter silencioso no A70, a 1500rpm a temp após meia hora fica estável nos 63~65°c(temperatura na minha cidade 16ºc no momento) com o teste de FPU(teste mais intenso em questão de temperaturas) no Prime95.

 

Dissipadores dos VRMs, e sei que não é a forma correta de testar, com teste do "dedometro" estão bem frios, talvez eu tente puxar 4.0Ghz a 1.420~1450mV outro dia, agora vou para o teste em jogos.

 

Mantive o mesmo gabinete genérico, enquanto não termino o casemod, com apenas o cooler do A70.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Deve se lembrar de mim pelo tanto de pergunta que já fiz kkkk.


Bom, vamos lá. Comprei um Ryzen 5 1600 + AB350M + GTX 1070 (que foi você quem me indicou inclusive kk).

 

Basicamente uso o PC para jogar, navegar na internet, programas básicos (como excel, discord, spotify, etc) e as vezes utilizo algum software de engenharia e mexo um pouco com SQL/Programação em Python.
Utilizo o PC 100% do tempo com 2 monitores (24" 2560x1440p 144hz e 23" FHD 60hz), normalmente um para jogar e o outro com abas do chrome, música, etc abertos.

 

Tenho pensado na possibilidade de começar a fazer algumas streams de CS/DotA/Hearthstone, mas é só upa possibilidade...

Até agora não encontrei nenhuma dificuldade com o processador trabalhando com as configs padrões. Teria algum benefício fazer OC no Proc e na Memória (LPX 2400mhz)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, conseguiu estável? 4,0 GHz @ 1.44v

O máximo que consegui com o Ryzen 7 1800x é 3,9 Ghz @ 1.4v

Não tentei o over 4,0Ghz @ 1,41~1,44v, pois 3,9Ghz já é um resultado satisfatório e que acho bem seguro. Não quero aumentar até mais 0,4v a tensão por apenas mais 100mhz.

 

@Atretador O que achou da placa-mãe que comprou?Da bios da MSI?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SamucaFO Cara, saindo da minha M5A88M, achei bem simples essa bios. Mas, a mobo não é ruim, reparei que após uns 1.350mV ela tem uma queda de tensão, mas da para compensar --bem estranho na verdade, parece que ela simplesmente quer por menos do que eu seto--, no caso desse [email protected] eu setei a 1.45, porque eu sabia que ia derrubar 0.010mV

 

E eu estou quase conseguindo deixar estavel com timings não muito horriveis em 3066\2933Mhz, sendo que a minha memoria nem é la essas coisas sendo 2667 CL17 xP

 

Mas você tem o dobro de núcleos, então é de se esperar dificuldade :P

Eu peguei 3.9Ghz a 1.38~1.39 se não me engano

 

Com esse frio que ta fazendo aqui de 7°c to até pensando em sentar o dedo na tensão, e tentar estabilizar em 4.1~4.2Ghz :exorcize:

Mas vai que explode, né...hehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador cara estou enfrentando problemas de desempenho com o PC jogando CS GO.


A GPU não passa de 40% de uso (grande parte das vezes nem liga o cooler lol) mas o processador fica em 85% no core 1 (imagino que seja o unico rodando o jogo).

 

Queria subir pra 3,8ghz pra ver se vai fazer diferença, mas não tenho a menor ideia de como fazer.


Baixei o AMD Ryzen master. Quanto de tensão tenho de colocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Sim, ja fiz mas aparentemente n está funcionando.
Verifiquei e a bios da MB ta defasada, vale a pena atualizar? (não tenho a menor ideia de como fazer kkk).

Outra coisa que verifiquei foi o seguinte: A memoria ram comprada foi uma LPX 8gb de 2400mhz, mas aparentemente no CPU-z está aparecendo isso ai. Pode ser o problema?!

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DDR3\4 opera em dois ciclos por tick, ou seja, 2x1065 = 2133mhz~mais ou menos

 

essa é a velocidade padrão de DDR4, 2400mhz na caixa é o perfil de XMP\Overclock que o fabricante testou, e é necessario ativar o mesmo na bios.

adicionado 2 minutos depois

Eu, não entendo nada de CS:GO, mas, esta usando a opção "-threads" no console, ou indo em opções e setando a opção de multi-threading\núcleos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Sim, estou. Vou procurar alguns tutoriais na internet corretamente. Vi um video de teste do ryzen 5 1600 com a rx580 e o cara consegue 300fps+ constante.
No meu caso, fps está por volta de 150~80 em todas as resoluções...

Sobre o overclock na RAM, tem algum totorial fácil para fazer? Da para chegar nos 2900~?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred_mp  Posta imagens da bios ae

 

Deve ter uma area para timings de RAM e clock, voltagens e multiplicador do proc.

 

Procure também por SoC voltage, que é o NB do proc, ajuda com estabilidade de RAM, consegui rodar "estável" por 2h ontem a 2933mhz CL19 a 1.380mV de RAM voltage e 1.175mV de SoC voltage, dai deu BSOD no meio de uma partida de Dota :lol:

 

Felizmente com o SSD deu tempo de ajustar o OC para 2800Mhz que era o ponto estavel que achei, e voltar a partida.

 

adicionado 25 minutos depois

ok...fui limpar A70, quebrei o lance de plastico que segura os coolers...Hora de fazer uns testes, vamos ver se vai rolar throttling

 

5973ce201e8cc_IMG_20170722_1911151.thumb.jpg.90fd199a880cd9b7d7c93c704ac52907.jpg

 

 

Nenhum cooler no sistema, alem da GTX1050Ti

Esta variando nos 60~65ºc com @Folding, fiz 5x rodadas de Cinebench R15 e parece não ter afetado muito

Capturar.thumb.PNG.31018c8cefa2b3caa34b89ad7098a2eb.PNG

 

10min de FPU teste no Prime95, parece ter estabilizado no 78~82

Capturar.thumb.PNG.7b96cc1eab88d2b59ea52bc61fa8490d.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Estou bolado com o PC porque meu antigo era um notebook i7 4700hq @2,4Ghz com uma gtx 860m e dava mais fps no CS que agora com o Ryzen 5 1600 + gtx 1070 (rodando entre 200~90 LOL).

 

Usei o Ryzen Master para colocar em 3,75GHz com 1,26875voltz (vi num tutorial que o valor era seguro e o pc ficou estável, fiquei com medo de alterar mais alguma coisa e dar ***** pois não entendo quase nada do assunto), coloquei as memórias em 2400mhz e nada...

 

Atualizei a bios para a F3 (última que consta no site) e o driver da nvidia pro 384.76 também nada...
Habilitei/desabilitei o G-sync, ULMB e Taxa fixa do monitor e também não fez diferença...


O que estou achando mais estranho é que independente da resolução/qualidade gráfica os fps ficam na mesma faixa...

 

Aumentando mais a potencia do processador/memoria posso ter algum resultado?

Achei vários videos de pessoas jogando CS GO com a 1070 no ryzen (inclusive em 1440p) com 250+ sem nenhum problema.

 

20170723_130143.jpg

20170723_130153.jpg

20170723_130215.jpg

20170723_130243.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador No dota2 tá dando 140~110fps em 1440p (menor do que eu gostaria, já que vi videos com a gtx 1070 dando 200+) mas está tranquilo. Como o monitor tem Gsync a jogabilidade é perfeita. Ainda não tive tempo de testar em outros jogos, mas aparentemente o hardware está em perfeito estado.

 

No CS com o MSI Afterburn fica com o primeiro núcleo sempre em 85%+ e o resto baixo, mas mesmo assim estou achando muito estranho, já que se colocasse em 800x600 os FPS deveriam ficar no minimo em 300+ o tempo todo... Já tentei utilizar o comando -threads 2/4/6 no console e não senti diferença...

 

 

Olha só:

gtx 1060 + r5 1600 tudo stock

 

r5 1600 overclock + gtx 1070 1440p 300fps+

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred_mp Esta rodando Vulcan no dota? Notei o uso de núcleos subirem bastante usando essa API comparado a DX9.

 

Pelo que vi, o FPS não fica +300 o tempo todo, no segundo video tem variações de 130~280, com ele usando memorias de 3000Mhz.

 

Pelo que o 2kliksphilip falou, ele teve uma diferença de uns 50fps subindo de 2133 para 2933Mhz, e +50 mudando o modo de energia para performance de econômico.

 

https://www.youtube.com/watch?v=yeCKpBPvcN8

 

adicionado 3 minutos depois

Pelo que andei vendo de CS:GO, e eu não entendo muita coisa dele, tem uma boa variação de mapa para mapa, e de uma area para outra dentro dos proprios mapas, em relação ao FPS.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!