Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

@lb_felipe Cara, eu não notei diferença de deixar com a variação ou sem, se não me engano, no video é explicado que se o proc não estiver fazendo operações, ele não vai estar consumindo muito, mesmo que esteja travado no clock maximo.

 

@Nishijima_filho Consumo do sistema ou do proc? A 4.0Ghz o R7 1700 consume em torno de 90W se não me engano vi em um teste da GamersNexus, em OC consumindo o mesmo que um 7700K em stock.

adicionado 1 minuto depois

@Alexsandro Torres 4.0 é um pouco mais difícil, 4.1Ghz bem raro.

 

Aqui só consegui 4.0 rodando a 1.440mV em um 1400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsandro Torres 4 ghz é complicado mesmo. 4.1 é raridade, quase como ganhar na loteria se não for um processador série X.

 

@Atretador Eu não confio em todos os reviews e números do Gamers Nexus. 90W sequer faz sentido, o processador em stock consome pouco menos que 70W.

 

A tensão que você precisa de alimentar para manter todos os cores é bem mais alta, sendo normalmente 1.325~1.35 a 3.8 e 1.36 a 1.375 a 3.9 Ghz.

 

Isso levando em consideração que em stock, o processador mantém a tensão em pouco mais de 1v @3.2Ghz.

 

Mas eu coloquei de forma errada mesmo. Agradeço a certa correção.

 

Aqui um belo exemplo do Power Draw que você teria: http://cxzoid.blogspot.com.br/2017/04/some-ryzen-power-draw-data.html

 

Digamos, o processador a 1.35V, deve consumir a média de 120~130W. SOC (Stock 0.900) do processador consome pouco, coisa de 15~30W de energia. As memórias também consomem mais um pouco, digamos que 7~15W.

 

Jogando nos mínimos, 120+15+7 = 142W.

 

O problema em si não é apenas a Wattagem, mas a forma que a corrente é distribuída nas rails. Normalmente as fontes tem a maioria da corrente nas rails 12v, o que é bom nessa situação. Enquanto os problemas antigos de Voltage Ripple eram mais comuns e problemáticos antigamente, mesmo com uma fonte Gold não seria a melhor das situações.

 

Ainda assim, você estaria olhando para valores um pouco altos de consumo, trabalhar com uma fonte dentro de um gabinete sem uma quantia de "buffer" na tensão é algo que nunca gostei, e já vi várias Corsair, EVGA, Thermaltake e até Seasonic perdendo uma das rails por isso.

 

Fica de cada usuário, a fonte vai dar conta? Deve dar, mas em um ponto de segurança eu não ficaria satisfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Nishijima_filho disse:

Um processador Ryzen 7 com overclock para 3.8~3.9 Ghz pode puxar até 200W de energia. Isso sem contar com o SOC, memórias e a energia perdida pelos VRMs em temperatura.

Como assim? Aqui, lendo pelo HWiNFO64, CPU+SoC gastam juntos cerca de 120W quando há um OC para 3.8GHz.

 

Só para você ter ideia, fazendo todos os testes de tortura/estresse, a ventoinha da RM550x nem sequuer chega a se ligar. Não quero desmentir você, e pode ser que você realmente tenha razão - inclusive, agradeço pela resposta e pela preocupação - mas duvido muito de que a fonte seja um gargalo no meu sistema.

 

O cooler também não pode ser. Só para se ter ideia, a Noctua recomenda tal cooler (NH-U14s) para os TR. Se formos levar em conta que, em OC, o meu sistema dissiparia mais ou menos a mesma coisa que um Ryzen 16-core em stock, acredito que o cooler dá conta de @ 3800MHz no Ryzen 8-core.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lb_felipeBem, é apenas uma preocupação, mas vamos a alguns pontos.

 

Se leitura de software fosse sempre correta, eu devo confiar na minha, que diz que ambos meu SoC+CPU puxam 235W em stock durante picos? Nah. Essas coisas não são confiáveis, tem que enfiar o multimetro e calcular.

 

Sua fonte não ligar o fan não tem exatamente tanto a ver quanto a uma única rail. Testes de carga são feitos puxando carga em todas as rails, causando todos os componentes a criar calor e assim ativando o pwm do fan.

No seu caso, você está colocando a carga pesada em questão apenas em uma, que é a 12v. Ela sozinha gera bastante calor, e sua fonte tem proteções contra problemas assim. Mas com os perfis "silenciosos" delas, tem esses defeitos. Se acontecer algo, deve desligar. Isso assumindo que seu sistema passe por um momento de sobrecarga geral, que ocorre as vezes em edições ou renderização de vídeo.

Claro que isso é algo até um pouco surreal na questão da carga, mas apenas de existir a possibilidade é algo que não me deixa tranquilo.

 

Outra coisa é a questão de "gargalo", não esse é bem longe de ser o termo correto no caso da fonte. É mais fácil você ver FPS menor dependendo do título em seu PC se comparar a outro com mesma placa de vídeo e um processador i7 7700k (mais comum hj), tendo como fator de limitação seu processador e memórias. Isso fica mais evidente em 1080p, em resoluções maiores a placa de vídeo limita.

 

Eu não sei se alguém falou sobre seu cooler, eu mesmo citei apenas sua fonte. Eu pessoalmente quase peguei um desses, ou o D15, mas já tinha comprado um gabinete meio "compacto", apesar de mesmo o D15 servir aqui, aonde achei não tinha bracket para AM4 e acabei desistindo.

 

Sobre seu over, 3.8 é o quê 90% dos 1700 pegam. 3.9 é 70% e acima as chances apenas pioram. Não te digo que essas estatísticas são absurdamente confiáveis pois são de sites do exterior que vendem chips "garantindo" o clock disponível, como 4.0 e 4.1 Ghz.

 

Se a 3.9 você simplesmente não consegue estabilidade mas a 3.8 ficou tudo bem, tente algo como 3.825 ou 3.85 sem aumentar muito as voltagens comparando a 3.8 Ghz ( 1 ou 2 bumps de tensão no offset).

 

Meu processador em particular atinge a barreira de tensão aos 3.875, nessa frequência pra cima ele pede muito mais tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho Obrigado pela mensagem.387V

 

Sobre o termo gargalo, não me referi no sentido de limitar o desempenho computacional, mas sim, energético. Talvez esse termo (bottleneck ou gargalo) não seja o melhor. Desculpe-me.

 

Quanto à fonte, li em SPCR que ela usa um IC cujo algoritmo calcula tanto a temperatura quanto a corrente (ou potência de saída), ajustando o perfil de velocidade da ventoinha de modo que não aconteça o que você disse, de o sistema de refrigeração ser pego de calças curtas. Não sei se é verdade. Além disso, ela é single rail, ou seja, é capaz de entregar os 549.6W (ou 45.8A) na linha +12V. Como quase nada "gastão" usa as demais linhas (5V, 3.3V), acho que essa corrente é mais do que suficiente para a minha configuração. A MSI GeForce GTX 1080 Gaming X 8G (a minha é não X, portanto gasta um pouco menos) gasta 254W de pico segundo o site TPU. O HWiNFO me deu um pico de 161.253W em CPU+SoC (eu sei que é uma estimativa feita pela CPU Ryzen, que só com multímetro dá para saber quanta potência a fonte está jogando aí) @ 3.8GHz 1.387V; Se jorgarmos 200W para CPU, mas uns 50W para o resto e mais uns 270W para a gráfica, ainda sobram uns 30W para coisas como teclado, mouse, etc. E isso exagerando muito prevendo que nunca acontece, que é 100% de consumo de CPU + GFX.

 

Agora de pouco acabei de receber uma black screen. Fui à tela do BIOS e "setei":

 

CPU 38x

Vcore 1.3875V

CPU LLC3

Asus DIGI+ VRM Phase Extreme

 

O que mais posso tentar mudar para deixar este OC estável?

 

Tenho de estipular objetivos. Qual seria a tensão segura para o Ryzen? Decidi não alterar nada no SoC, pois acho que isso só interfere com a memória, certo?

 

Estou achando que a minha CPU é péssima de OC. Acho que ela só consegue uns 3.7GHz ou nem isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lb_felipe Eu recomendaria no máximo 1.38 de tensão para over contínuo. Você pode tentar até 1.45 que segundo vários sites não terá desgaste notável no componente. A AMD mesma sugere 1.35v para evitar desgaste, mas eles normalmente são bem conservativos.

 

Se com 1.35v você não tem estabilidade, tente aumentar seu SOC para 1.12 e diminua seu over para 3.75 Ghz.

 

Faça alguns testes e se achar estavel, aumente para 3.775.

 

1.35 é normalmente onde essa barreira de tensão do processador fica, após isso em clocks mais alto, ele vai pedir mais tensão que o normal para ficar estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Nishijima_filho disse:

Eu recomendaria no máximo 1.38 de tensão para over contínuo. Você pode tentar até 1.45 que segundo vários sites não terá desgaste notável no componente. A AMD mesma sugere 1.35v para evitar desgaste, mas eles normalmente são bem conservativos.

OK, mas de qual "tensão" estamos falando? Daquela ajustada por nós no BIOS (VDDCR CPU), ou aquela cuja legenda, lida pelo HWiNFO64, é "SVI2 TFN"?

 

13 horas atrás, Nishijima_filho disse:

Se com 1.35v você não tem estabilidade, tente aumentar seu SOC para 1.12 e diminua seu over para 3.75 Ghz

Acho que tenho estabilidade sim. Desta vez o OCCT está rodando há mais de 9 horas. Suspeito de que a instabilidade estava sendo causada pela leitura, por parte do HWiNFO64, do sensor ASUS EC. Tanto é que o software adverte quanto à ativação da leitura desse sensor, alegando que pode haver instabilidade. Eu só o estava ativando para ler a temperatura do PCH, mas como a mesma nunca passava de 70°C decidi conduzir o teste, usando o software de monitoramento em questão, mas sem ler tal sensor. Até agora OK.

 

E eu acho que era isso mesmo pois eu estava tendo black screens em menos de 5 horas de OCCT com 3.75GHz e Vcore "setado" para 1.4V! Aliás, tive tela preta até em idle com esse OC ou algo do tipo. Ou seja, só pode ser o software de monitoramento aliado ao ASUS EC que estava causando instabilidade.

 

Agora estou usando os seguintes settings.

 

CPU Core Ratio: 38.00

VDDCR CPU Voltage: Manual @ 1.35000V

VDDCR SOC Voltage: Manual @ 1.35000V (via D.O.C.P. DDR4-2933 15-17-17-35, mas, devido ao "gear Down" ativo, ela fica @ DDR4-2933 16-17-17-35)

>>DIGI+ VRM

>>>>VDDCR CPU Load Line Calibration: Level 1

 

Voltei a deixar em default (Auto) itens como VDDCR CPU Power Phase Control, VDDCR SOC Load Line Calibration, VDDCR SOC Power Phase Control, etc. que também estão na pasta Ai Tweaker\DIGI+ VRM.

 

Ou seja, com apenas 4 ajustes (38x, 1.35 Vcore, D.O.C.P. e LLC1), estou rodando as Corsair LPX 2x8GB DDR4-3000 15-17-17-35 na sua especificação correta (ou quase, já que o IMC dos Ryzen não tem divisor apropriado, deixando-a a 2933MHz), e o Ryzen 7 1700 @ 3800MHz.

 

Acho que vou parar o OCCT (enquanto eu redigia isto, já está batendo 9 horas e 51 minutos de teste ininterrupto) e testar 3.9GHz. Ou será que espero mais algumas horas de tortura para ter certeza de que está rock solid?

 

Agradeço mais uma vez pelo empenho em me ajudar no meu OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lb_felipe Sobre a tensão, é complicado dizer, mas aparentemente o leitor SVI2 TFN mostra tensão irregular, um pouco abaixo do configurado na BIOS.

 

Confie um pouco no que foi colocado na BIOS, mas também leve em conta coisas como LLC e o Vdroop que ocorre durante testes de stress ou utilização alta do CPU.

 

Tem alguns sensores que ferram mesmo, minha Taichi não passa por isso, mas se eu abrir programas como o Thaiphoon Burner ou CPU-Z junto com o HWiNFO o SMbus fica instável e dá resultados meio sem sentido.

 

Na questão de minha placa-mãe, os sensores de tensão dela chegam mais próximos da tensão real que o SVN2 do processador, que é sempre menor. Não sei dizer se a sua placa-mãe tem um leitor adicional para o Vcore.

 

É um bom over, talvez você até consiga subir mais um pouco para os 3.9 ou 3.95. 

 

A melhor coisa é usar vários programas pra testar a estabilidade. Prime95, o OCCT, Realbench e, pra você que está fazendo over nas memórias, HCI memtest com pelo menos 800% de verificação.

 

9 horas é um pouco de exagero, mas eu mesmo testei o OCCT por 2 horas com large dataset e 30 minutos no CPU Linpack com instruções AVX. Mas exagerei no Prime, rodei custom com 12gb de ram (só alterei a quantia de ram a ser utilizada) por 10 horas também.

 

Há pessoas que gostam do sistema "completamente" estável com no mínimo 24 horas de teste, cada um tem suas preferências. Mas o memtest é absolutamente necessário para verificar instabilidade na ram.

 

Eu estou terminando de testar as minhas a 3.333 CL14, apesar de não ser um over muito grande sobre o XMP stock de 3.200 CL15, os sub-timings estão muito melhorados.

 

Eu já consegui rodar aqui a 3.466 CL17, mas com timings abertos e o resto dos sub-timings em auto, o AGESA configura sub-timings atrapalhados e o ganho de desempenho real acaba ficando nulo.

 

Suas memórias devem usar IC da Hynix, pelos timings, se está conseguindo perto de 3.000, já está muito bom. Ao que vi sua placa-mãe não faz alteração no fsb, o que ajudaria nesse pulo de 2.933 pra 3.000.

 

De resto, eu pararia o teste do OCCT e tentaria esses 3.9 com 1.36~1.375.

 

Eu não recomendaria deixar as opções de LLC no auto, algumas placas mãe costumam jogar para o modo mais excessivo (Extreme e afins), jogando mais tensão que o necessário. Tente deixar o LLC sempre no "meio".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

Sobre a tensão, é complicado dizer, mas aparentemente o leitor SVI2 TFN mostra tensão irregular, um pouco abaixo do configurado na BIOS.

Pelo o que li em overclock.net, esse é o intuito.

 

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

Confie um pouco no que foi colocado na BIOS, mas também leve em conta coisas como LLC e o Vdroop que ocorre durante testes de stress ou utilização alta do CPU.

Segundo eles, o que é colocado no BIOS não é o que o processador recebe em load. Na verdade, o que ocorre é que a tensão medida pelo BIOS é obtida em um sensor no VRM. Como a resistência até a energia chegar à CPU, sempre o que foi "setado" não chega íntegro à mesma. O SVI2 TFN seria a interpretação dos dados obtidos pelo sensor interno da CPU. Esse sim seria o mais confiável. Como eu disse, por causa da distância entre um e outro, o externo sempre vai marcar uma tensão e uma corrente maiores que o interno.

 

O que não sei é o que a AMD leva em consideração a determinar o "safe". Se ela já está fazendo uma estimativa, prevendo que 1.35V ajustado no UEFI vai gerar cerca de 1.3V para a CPU e, tão logo, esse é o limite seguro, ou se ela assegura 1.35V dentro da CPU. Acho que é essa segunda opção mesmo, pois, em alguns papers, a AMD assegura 1.45V~1.424V~1.4V.

 

Sobre o Vdroop, veja que o mesmo ocorre seja na interpretação VDCCR ou SVI@ TFN. Portanto, com certeza, não é bug nem erro de cálculo, mas apenas resistência elétrica. Se não me engano, a variação é proporcional em ambos.

 

O que LLC faz, pelo que entendi, é diminuir essa variação e Vdroop, podendo resultar em tensões mais altas em idle do que se deseja, mas é um trade off em virtude de uma maior estabilidade. Só não sei qual é a convenção que a ASUS usa para tal. Ela tem 5 níveis de LLC. De 1 a 5. Só que já li que o 1 seria o mais agressivo e os seguintes manos que os anteriores conseguintemente, e já li que é o inverso. Qual será? Aqui o LLC1 está deixando as tensões bem estáveis.

 

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

Na questão de minha placa-mãe, os sensores de tensão dela chegam mais próximos da tensão real que o SVN2 do processador, que é sempre menor. Não sei dizer se a sua placa-mãe tem um leitor adicional para o Vcore.

Preciso de ver direito isso. De ASUS para ASRock há algumas diferenças sutis em nomenclaturas e métodos. Sem falar que a sua é uma flagship e a minha é uma intermediária.

 

Mas, de acordo com o que eu disse no comentário à citação anterior, acho que a "tensão menor" é a mais realista. O pessoal do overclock.net acha isso. Mas não sei. Só um engenheiro da ASUS poderia dar mais certeza sobre isso. De acordo com os meus testes e minha intuição, acho que eles têm razão. Eu diria que os sensores da sua Taichi seriam mais precisos que aquele que informa SVI2 TFN se mostrassem uma tensão menor (mais ainda assim não seria garantia, pois, mesmo assim, poder-se-ia tratar de uma estimativa ou cálculo feita pelo IC da placa).

 

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

É um bom over, talvez você até consiga subir mais um pouco para os 3.9 ou 3.95. 

Infelizmente não. O OCCT acusou erro com 3.9GHz, 3.875GHz e 3.85GHz. :cry: 3.825GHz estão estáveis até agora (1h34min). Acho que a minha CPU só vai até 3.8GHz~3.825GHz mesmo.

 

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

A melhor coisa é usar vários programas pra testar a estabilidade. Prime95, o OCCT, Realbench e, pra você que está fazendo over nas memórias, HCI memtest com pelo menos 800% de verificação.

Obrigado pelas dicas. Bem, quanto à memória, não creio que seja um OC. Pelo contrário, é até um underclock, já que ela é especificada para 3000MHz e está operando a 2933MHz. Todavia eu já fizera testes antes e não deu erro (memtest86). Talvez eu faça de novo.

 

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

9 horas é um pouco de exagero, mas eu mesmo testei o OCCT por 2 horas com large dataset e 30 minutos no CPU Linpack com instruções AVX. Mas exagerei no Prime, rodei custom com 12gb de ram (só alterei a quantia de ram a ser utilizada) por 10 horas também.

 

Há pessoas que gostam do sistema "completamente" estável com no mínimo 24 horas de teste, cada um tem suas preferências. Mas o memtest é absolutamente necessário para verificar instabilidade na ram.

Sério? eu pretendo dar o "selo de estabilidade" só após este PC ficar 72 horas (no mínimo) sob toruta ininterrupta. Para mim, OC só serve se A ESTABILIDADE DO SISTEMA FOR EXATAMENTE A MESMA DAQUELA DE QUANDO ESTÁ EM STOCK!

 

Vejo muitos users daqui e do estrangeiro alegando que seus OCs estão bons, que, mesmo dando crashes/freezes/erros após algumas dezenas de horas de testes de tortura, não vão usar o PC em full load por tantas horas ininterruptas jamais, e que, portanto, vai ficar assim para aproveitar o máximo de desempenho.

 

Eu discordo totalmente desse pensamento, pois o que me interessa é a confiabilidade. Quem garante que, um sistema que aguente, sei lá, 12 horas de 100% load até dar um erro não vai, subitamente, dar erro com 1 hora ou menos? Sei que (em teoria) o sistema em stock pode ficar 240 horas ou 2400 horas ou seja lá qual for o seu valor de MTBF sem dar erro, seja tarde seja subitamente cedo. Então quero que o meus sistema, mesmo em OC, aja dessa forma. Como OC para mim não é esporte, tem de ser assim.

 

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

Eu estou terminando de testar as minhas a 3.333 CL14, apesar de não ser um over muito grande sobre o XMP stock de 3.200 CL15, os sub-timings estão muito melhorados.

 

Eu já consegui rodar aqui a 3.466 CL17, mas com timings abertos e o resto dos sub-timings em auto, o AGESA configura sub-timings atrapalhados e o ganho de desempenho real acaba ficando nulo.

Seus DIMMs usam Samsung B-die?

 

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

Suas memórias devem usar IC da Hynix, pelos timings, se está conseguindo perto de 3.000, já está muito bom. Ao que vi sua placa-mãe não faz alteração no fsb, o que ajudaria nesse pulo de 2.933 pra 3.000

Sim, são esses ICs mesmo. Só que comprei estes DIMMs aqui já sabendo que rodariam a 2933MHz, pois consultei a QVL list da minha placa-mãe.

 

2 horas atrás, Nishijima_filho disse:

De resto, eu pararia o teste do OCCT e tentaria esses 3.9 com 1.36~1.375.

Já parei, como eu disse lá em cima, e só estou conseguindo, no máximo, 3.825GHz estáveis. No entanto agora você me fez coçar o dedo. Estou pensando em "setar" algo acima de 1.35000V, como você sugeriu, só para ver se o meu Ryzen consegue pegar 3.9ghz~4GHz. O problema é que cansa testar tanto e, como sabemos, esses incrementos na tensão, acima de um certo ponto, passa a trazer aquecimento excessivo. Não é linear, é meio que logarítmico, ou não é aritmético, passa a ser geométrico. Mas estou quase parando aqui, de novo, e tentando o OC maior.

 

2 horas atrás, Nishijima_filho disse:

Eu não recomendaria deixar as opções de LLC no auto, algumas placas mãe costumam jogar para o modo mais excessivo (Extreme e afins), jogando mais tensão que o necessário. Tente deixar o LLC sempre no "meio".

Como eu disse, não sei qual é a convenção da ASUS. Lembro-me de usar LLC3 e não me dar tão bem quanto me dou agora com LLC1. Só que agora não sei até que ponto o problema era do sensor ASUS EC aliado a software de monitoramento. Vejamos. Deixá-lo-ei informado dos progressos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lb_felipe Que resposta longa cara, para com isso /zoa rs

 

Nem sempre o Intuito é o correto, assim como na questão das medições de energia sendo utilizadas pelos sensores de VRM.

 

Eu vi um vídeo, também disponibilizado no mesmo fórum Overclock.net, aonde uma pessoa mede as voltagens da X370 Taichi com um multímetro, e as voltagens mais próximas que estão sendo "empurradas" ao CPU são as mostradas pelo CPU-Z ou na guia da placa-mãe pelo HWiNFO64. Desde então passei a confiar um pouco mais nas voltagens que o processador recebe através das leituras da placa-mãe, e não do SVI2 TFN.

 

Sobre o Vdroop também é algo que, ao menos por hora, eu estou preferindo ler as voltagens que vem da minha placa-mãe também.

 

Na Asrock LLC1 é o LLC mais alto, e o 5 seria o mais "frouxo" para as voltagens, eu pessoalmente deixo no "meio", em LLC 3 ou 2, mas aqui rodou o Prime por 10 horas a LLC3.

 

Triste a questão do Over que você está conseguindo, mas para esses chips, é comum... Você pode tentar voltagens mais altas, até 1.4V não deve ter tantos problemas. Mas provavelmente não irá compensar para um over em longo termo.

 

Sobre as memórias, ainda é bom você verificar. Os programas de stress de CPU normalmente não testam as memórias devidamente. E se você encontrar erros testando com o HCI, mesmo com a memória abaixo dos clocks especificados, seria bom verificar as configurações, tensão e similares.

 

Memtest86 não funciona muito bem para testar a estabilidade da RAM, pois ela roda em UEFI e não com um sistema carregado nelas, tendo que dividir informações e espaço com o sistema e um software para verificar é a melhor forma de testar para possíveis erros.

 

Na questão de tempo de stress...fica a seu critério, se você testar por 24 horas, o que é difícil que seu computador irá passar por tamanho stress, praticamente impossível, você já deverá estar bem estável com as configurações. Testar por mais que isso, ao meu ponto de vista, é overkill, você está estressando seus componentes e acelerando a degradação do silício sem motivo, mas novamente, esse é meu ponto de vista.

 

Sim, minhas memórias são Samsung B-Die, fiquei quase 2 meses pesquisando quais as melhores memórias a pegar, até encontrar isso: Clearing Up Any Samsung B-Die Confusion

 

Incrementos na tensão não são exatos, isso é verdade, o que se pode fazer é ir testando até encontrar o ponto de estabilidade... Mas no meu caso, tentei achar o melhor ponto, na verdade ainda estou terminando as coisas aqui.

Apesar das 10 Horas de Prime a 3.85 Ghz/ 1.34V, estou terminando de afinar os timings na memória, pois encontrei uma tabela com sub-timings melhorados para rodar elas em 3.200. Ontem fazendo o HCI Memtest, ela apresentou erros e, 3.333, tentei várias configurações mas nenhuma funcionou 100%, apresentando um erro ou outro na melhor das situações após 500% no teste.

 

Já sobre o LLC, eu recomendaria tentar deixar o LLC sempre em algo "médio". Há pessoas que prefiram deixar ele mais alto, porém no caso de minha Asrock já foi provado que ele joga um pouco mais de tensão que o configurado para compensar o Vdroop, e eu não gostei muito disso para um over contínuo.

 

Você deve conseguir pegar até 4 Ghz, eu aqui consegui, porém sem over nas memórias, sem praticamente nada, e com voltagens altas, coisa de 1.4~1.425V.

 

Boa sorte no over aí.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho @lb_felipe Eu devia dar o topico para vocês que fazem a pesquisa xP

 

Osso é não ter tempo para ler os posts, mas olhando por cima tem muita coisa boa por aqui ja xD

Vou ter que separar um tempo para ver tudo

 

 

Poderiam postar links para os foruns que usam como fonte tambem? :)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Andei testando um overclock estável para usar no dia à dia; Haja vista que obtive alguns ganhos substanciais com as frequências mais altas, mesmo usando uma RX 470, que não é high-end.
Atualmente está configurado em 3.9GHz à 1.3v (vdrop ~1.275). A temperatura bate na casa dos 60 °C, como poder ser visto no print em anexo. Não achei ruim, mas como uso o Wraith Max e o processador tem um TDP original de meros 65w, creio estar dentro do esperado.

Moro no sul, mas como aqui faz um calor considerável no verão, creio que as temperaturas irão subir mais alguns graus nos dias mais quentes.

 

Enfim, apenas passando para compartilhar minha experiência.

 

Desejo à todos excelentes overclocks.

 

Abraço!

Untitled.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Eu preferiria que não, daqui a algum tempo, ou melhor, quando terminar de arrumar as coisas em meu over, vou passar a investir meu tempo utilizando minha nova configuração, sei que é egoísta, mas bem, tempo é algo complicado.

 

Um dos problemas é que, a maioria das coisas que eu pesquisei são em coisas específicas para, por exemplo, minha placa-mãe, minhas memórias, meu CPU, etc...

 

Tem também a questão de ser em Inglês, e na maioria dos casos ser fóruns, como o que postei outro dia sobre Overclock com a Asus C6H, que acaba diminuindo informações para usuários que procuram coisas em específico para as placas deles, além da pessoa precisar gastar um bom tempo pesquisando o que em específico ela precisa por coisa de 20 mil posts. Em alguns desses fóruns, nem todos os usuários são muito "amigáveis", e se você pergunta algo que já foi solucionado ou respondido, outros usuários podem te esculachar a toa, dizendo só pra usar a ferramenta de pesquisa, mas nem sempre uma pessoa está procurando por algo em específico.

 

Os lugares que consegui mais informações foram no overclock.net, Reddit, Fórum do tomshardware e pouca coisa na comunidade fechada da AMD chamada "Red Team".

 

Melhor coisa mesmo é acessar e pesquisar os necessários no Overclock.net ou Reddit, que são bases com muitos usuários, e você tem mais chances de encontrar o que precisa.

 

@lb_felipe Estranhamente, a Taichi seria a "flagship meio-termo". A flagship mesmo seria a X370 Gaming Professional, que tem bem mais coisas, e pouco tempo depois de eu conseguir minha Taichi, ela apareceu no Kabum por quase 1.300 Reais se não me engano. Mas não me arrependo, paguei menos de 1.100 na Taichi e o Overkill de VRM é sempre satisfatório haha.

adicionado 2 minutos depois

@Veloria Boa! Creio que os R3 e alguns R5 conseguem alcançar clocks bem mais altos com baixa temperaturas. 60C a 3.9 é uma boa temperatura.

 

Meu processador por outro lado é quase como eu, precisa de muita "alimentação" pra funcionar. :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

 

@Veloria Boa! Creio que os R3 e alguns R5 conseguem alcançar clocks bem mais altos com baixa temperaturas. 60C a 3.9 é uma boa temperatura.

 

Meu processador por outro lado é quase como eu, precisa de muita "alimentação" pra funcionar. :P

Sim, porém consegui perceber um comportamento parecido ao que outros usuários reportaram em fóruns de overclock pela internet afora: passando dos 3.8~3.9GHz exige muito mais tensão para estabilizar. Consegui 4GHz estáveis, porém as temperaturas e tensão não compensam, o ganho é pouco relevante, principalmente para uso cotidiano. Creio, por hora, ser uma limitação da arquitetura e do processo de 14nm que a AMD está empregando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Veloria Sim, isso é bem normal. O que você pode fazer é ir tentando algo como 3.925, 3.95, para ver onde fica o "limite" de seu processador. As vezes você consegue um clock um pouquinho mais alto com pequenos incrementos de tensão.

 

Depois de muito testar, descobri que o meu fica em 3.85 Ghz. Se eu coloco 3.875, ele já começa a querer muita tensão, na casa dos 1.38 pra mais.

 

Ao pessoal que quiser comparar alguns números com o Cinebench, aqui está alguns resultados que tive em diferentes clocks acima de 3.8 Ghz com o R7 1700:

 

CB.thumb.png.8a29ab2991c40e369f3c827de878ec18.png

 

Alguns dos números estão bem diferentes pois as memórias ou estavam em stock, ou em XMP stock, o melhor exemplo seria a 4 Ghz, com memórias em stock (2133), o computador simplesmente não dava boot se eu ativasse o XMP das memórias. Acho que seu eu houvesse conseguido os 4 Ghz com memórias a 3.200, isso deveria passar dos 1800 pontos.

 

Esses scores de 1724 e 1725 a 3.85 Ghz são com as memórias a 3.333 Mhz CL14.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Nishijima_filho disse:

Que resposta longa cara, para com isso /zoa rs

:lol:

 

Sobre a precisão na aferição com multímetro, versus o sensor interno da CPU, veja: é normal que o multímetro mostre uma tensão maior que aquela que está circulando na CPU, pois os pontos de medição da placa-mãe estão "longe" da CPU (ou seja, sem um ponto de tomada de medição dentro da CPU, o que é inviável, não dá para medir com exatidão a tensão interna, a não ser usando um sensor interno, que seria o lido e chamado de SVI2 TFN pelo HWiNFO64), o que incorre em resistência (impedância). Pelo menos foi o que entendi e o que muitos users do OCN têm dito.

 

A questão é saber, caso eles tenham razão, se a AMD especifica 1.35V como tensão segura para 24*7 lida pelo seu sensor interno, ou se é a penas uma estimativa sabendo que o VDCCR voltage vai estar sempre mais alto que o SVI2 TFN, portanto, ao se "setar" 1.35V, a CPU vai ser alimentada com algo em torno de 1.275V, ou seja, essa sim seria a tensão segura. Acho que não. Acho que a AMD assegura 1.35V tomados do sensor interno do Ryzen mesmo, pois não faria sentido ter tal sensor e ter de fazer estimativas basadas em sensores da placa-mãe. Mas tome tudo o que eu disse como mera especulação de minha parte.

 

Sobre o meu OC, não tem jeito. Nem com 3.825GHz o OCCT durou por muitas horas. E eu estava usando configurações de VRM e phase bem agressivas (embora eu estivesse usando LLC3, e, com 3.8GHz, uso LLC1, sem saber, afinal, qual é mais agressivo). Pode ser que com LLC1, se for como você disse de o menor ser mais agressivo que o maior, eu consiga um OC melhor, mas no manual da PRIME X370-PRO diz justamente o contrário.

 

Enfim, estou de novo com 3.8GHz e assim rodo o OCCT por horas sem erros. Exatamente agora ele está rodando há 17h27min. Acredito que a minha CPU seja mesmo limitada a 3.8GHz, e nem um MegaHertz a mais. A diferença de 3.8GHz para, por exemplo, 3.9GHz é tão pouca que não quero me incomodar com isso. Não me importam marcas ou números, mas sim o prazer de uso e a funcionalidade. Eu diria que não sou um overclocker esportivo não.

 

Agora conduzirei testes de memória com HCI etc como você vem sugerindo. Quero ter a certeza de que o meu sistema está REALMENTE 100% estável.

 

Mas por favor, vá nos deixando saber como anda o seu OC. Embora eu não seja um "esportista", sou entusiasta, e os seus relatos podem ajudar outros falantes de língua portuguesa com placas da ASRock ou similares, além dos Samsung B-die.

 

Para quem interessar, por enquanto o meu PC ficou assim:

 

3.800GHz @ 1.35 VDDCR (SVI@ TFN em idle não passa de 1.35V e em load fica em média a 1.289V por causa do Vdroop)

LLC1 para CPU (só ela, não SoC)

VDDCR SoC @ 1.35V por causa do D.O.C.P

 

@Atretador, use o overclock.net. Lá é onde se acha mais informações. Eu também tenho lido os artigos do Tom's Hardware. O resto eu nem leio muito, pois parece que a AMD enviou cherry picked para os sites e reviewers, assim quase todos têm obtido 4GHz com o Ryzen 7 1700 e mais de 4.1GHz com os outros que têm XFR (1700X/1800X).

 

@Veloria, a temperatura máxima para os Ryzen é de 95ºC. E, ao contrário do colega @Nishijima_filho, eu usaria a leitura do sensor da CPU (Tctl/Tdie) como referência. Ou seja, o seu valor de temp. está ótimo. O meu aqui dá 69°C.

 

Aliás, principalmente para o colega @Nishijima_filho, veja como há lógica. Usando sensores da CPU, a tensão informada é sempre MAIS BAIXA que aquela informada quando se usa o sensor da placa-mãe. Já com a temperatura é o inverso. A informada pela CPU é MAIS ALTA, o que corrobora com a tesse de que há uma "distância" que causa perdas nos valores.

 

@SamucaFO, é o melhor caminho mesmo. Por favor, deixe-nos saber de tudo que você tem aprendido sobre OC dos Zen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lb_felipe Eu pretendo postar mais coisas sobre meu over quando conseguir estabilidade nas memórias, ainda estou encontrando a questão da melhor tensão a ser utilizada no SOC. Algumas pessoas dizem que não tem problemas rodando as memórias a clock alto mesmo com o SOC a 1.05V, outras dizem que o melhor é manter o SOC a 1.15.

 

Fiz alguns testes aqui, e a 3.333 Mhz CL 14 com SOC a 1.05625V e memórias a 1.35V eu passei mais de 1k% no HCI memtest.

 

Porém, ao testar com usagem alta no processador com o Prime no modo Custom com 12GB de ram, os workers param rapidamente após 15 minutos, indicando alguma instabilidade no IMC.

 

O mais estranho de tudo é que não existem problemas aparentes com a memória e tensão nessas configurações para benchmarks, uso normal, etc...

 

Outra coisa que ainda não entendo bem mas o pessoal comenta as vezes no OC.net é sobre uma configuração chamada ProcODT que tem na Asrock Taichi (E deve ter em outras também), essa configuração é em Ohms, e o máximo que encontrei até agora é que o máximo recomendado a utilizar é 96 Ohms nessa configuração, tal dita pela AMD. Minha placa não mostra qual configuração está quando configuro em AUTO , não tem como ter uma certa noção do quê a placa está utilizando, e isso complica um pouco as coisas.

 

Além disso, eu ainda não consegui entender com clareza o quê os sub-timings dessas memórias representam. Tem muitas opções de sub-timing, e apesar de ter certa familiaridade com OC no CPU, em memórias eu nunca havia me aventurado muito antes.

 

Na questão da temperatura que você citou, foi erro meu, eu pessoalmente também uso o TCTL/Tdie para medir as temperaturas, e acabo esquecendo de confirmar se a pessoa está mostrando essa temperatura.

 

O HWiNFO64 mostra essa temperatura, o Ryzen Master utiliza ela como padrão. @Veloria

 

Sobre as temperaturas e tensão, eu concordo que existe a parte da distância e por aí vai. Mas no caso da Asrock, ao menos usando LLC1 ou o mais alto, essa tensão se repete no processador também e mostra de forma diferente no software com o SVI2 TFN, sempre abaixo. O vídeo que assisti foi medido em 2 pontos, 1 delas em um dos capacitores do VRM, e outra logo abaixo do socket do CPU, que aparentemente é a melhor forma de medir a tensão que o processador está recebendo, e essa tensão fica muito próxima a reportada pela placa-mãe no HWiNFO, com diferença de apenas .01V. Esse é o vídeo que cito.

 

Claro que, isso pode ser muito diferente para outras placas mãe, cito isso apenas como referência para a X370 Taichi e possivelmente para algumas outras Asrock do mercado.

 

@lb_felipe Triste a parte de não conseguir mais frequência sem atingir a barreira de tensão... Eu também não posso falar muito, 50 Mhz de diferença não é "excepcional".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espere pelo AGESA mais novo. Isso deve melhorar as questões de subtimings da sua RAM.

 

A ASRock tem lanaçado BIOSes regularmente?

 

Em 06/09/2017 às 15:44, Nishijima_filho disse:

Sobre as temperaturas e tensão, eu concordo que existe a parte da distância e por aí vai. Mas no caso da Asrock, ao menos usando LLC1 ou o mais alto, essa tensão se repete no processador também e mostra de forma diferente no software com o SVI2 TFN, sempre abaixo. O vídeo que assisti foi medido em 2 pontos, 1 delas em um dos capacitores do VRM, e outra logo abaixo do socket do CPU, que aparentemente é a melhor forma de medir a tensão que o processador está recebendo, e essa tensão fica muito próxima a reportada pela placa-mãe no HWiNFO, com diferença de apenas .01V. Esse é o vídeo que cito.

Você deve ter razão. Na verdade, nada é preciso. Tanto VDDCR quanto SVI2 TFN têm falha.

 

Aqui, se eu deixo tudo em default (auto), VDDCR informa tensões sub 1V enquanto que SVI2 TFN não informa nada abaixo de 1.2V.

 

Veja o que retirei do fórum do HWiNFO:

Citação

CPU Core Voltage (SVI2 TFN) value is the voltage measured by Voltage Regulator, which is supplied to the CPU (as VRM output). This voltage is then reported to CPU and evaluated using telemetry functions.
Vcore or VDDCR CPU is measurement of the same voltage rail, but by the mainboard logic (ITE chip).
I believe the SVI2 TFN values should be more accurate.
The difference between those values can be due to different measurement methods used and their impact on the readout.
VID value of 1.550V (often stuck) is a bug in the CPU firmware that should be fixed with an upcoming AGESA/BIOS update.

 

 

Estou quase desistindo de OC com essa plataforma. Espero que o Core i7-8700K seja bom mesmo. Farei OC só alterando offset de multiplicador e nada mais. E, se não der, deixar o sistema em stock mesmo (uma versão não-K). Eu só quero fazer OC no Ryzen 7 1700 porque li que os ganhos são muito bons, e esse modelo é bem modesto em termos de clock. Como eu disse, OC não é o meu esporte não.

 

Eu havia fetito uma coisa ontem. "Setei" 38.00 de ratio  e D.O.C.P. (acho que a ASRock chama de XMP, que é a nomenclatura que a "Intel" criou). Apenas isso deixando o VDCCR setado em default (auto). Pensei que finalmente havia encontrado o melhor ajuste de Vcore, ou seja, deixar em Auto, sem quebrar a cabeça etc. O Ryzen devia ir ajustando essa tensão de acordo com a carga e clock, mesmo que em overclo. Parecia que seria isso mesmo, até que, após entre 6 e 7 horas de tortura do OCCT, deu erro no Core #0. Que raiva.

 

Agora não sei se teste deixar VDDCR em auto de novo, mas com LLC qualquer, ou se apenas uso offset para o VDDCR.  É ruim ficar só na base de tentativa e erro, sem saber exatamente e de verdade como essas coisas atuam. Cada teste pode me tomar mais de 6 horas, para, depois, voltar a estaca zero no meu OC. Estou arrependido de ter montado um sistema pensando em OC. Quero PC para resolver os meus problemas, e não resolver os problemas de se ter um PC. Já não tenho mais idade para OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lb_felipe A Asrock está lançando BIOS de tempos em tempos, conforme os update Agesa aparecem.

 

Outro dia recebi o Update do Agesa 1.0.0.6b versão 3.10 da BIOS. Infelizmente não teve diferença alguma em nada, mas irei aguardar para mais atualizações.

 

O problema com os últimos processadores Intel é a falta de capacidade para overclock, ou melhor, a necessidade de uma refrigeração absurda no CPU para fazer isso.

 

Os processadores usam uma "pasta térmica" entre os Dies e o dissipador base (placa de metal com as escrituras do processador, marca, modelo, etc...). Com isso, esses processadores precisam de uma refrigeração absurda para manter em clocks altos, onde irá fazer diferença sobre os clocks stock, ou o famoso "Delid". Eu estava tentado a pegar um i7 7700k, mas quando fiquei sabendo dessas coisas, desanimei na hora. Eu jamais teria coragem de fazer algo arriscado assim com um processador de 1.500 BRólares. Esperamos que a oitava geração corrija isso.

 

Eu pessoalmente sou entusiasta, brinco um pouco com over para aprender mesmo, pois acho muito interessante. Ao meu ver, eu economizei coisa de 700 reais ao finalizar meu over, apesar disso ter custado um bom tempo e paciência, fora a Eletricidade de tantos testes que fiz, que ainda nem sei como ficará, mas ao meu ver já compensou em alguns pontos.

 

Acabei não conseguindo estabilizar minhas memórias a 3.333 Mhz CL14. Eu estabilizava elas em um ponto, mas em outros elas falhavam. Mesmo que isso sequer apresentava erros de Hardware no sistema, de certa forma me incomodava.

 

Resolvi voltar a 3.200 Mhz CL14 com Timings (melhorados) que achei no fórum Overclock.net. A diferença final não é tanta, como os timings melhorados em 3.200 já fazem uma bela diferença do "Auto XMP/D.O.C.P.". Tempo de render em vídeos do Sony Platinum Movie Studio e Handbrake ficaram ótimos. Um render que me demorava quase 3 horas para finalizar no meu i7 2600K demora pouco mais de 30 minutos agora no Movie Studio.

 

Não desista de seu over, você já fez vários testes. Eu só não recomendo "jogar o multiplicador e vai". Configure ao menos a tensão. Algo como 1.32~1.35 deve ser o suficiente para manter seu processador a 3.8 Ghz estável. Lembre-se de manter a tensão de seu SOC a 1.1~1.12V. Nos testes que fiz aqui, você realmente não precisa de mais que isso, apesar de precisar nas versões mais antigas do Agesa, agora não deve trazer tantos problemas. Apesar de ter visto alguns usuários falar que memórias com IC Hynix precisa de, quase sempre, 1.15 no SOC para conseguir estabilidade, eu não tenho memórias Hynix pra testar e confirmar essa hipótese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho @Atretador @lb_felipe

Colegas,

nas últimas semanas tenho trabalhado com minha máquina em OC com a seguinte configuração:


Ryzen 7 1700 @ 3.9 GHz @ 1.362 V (valores nominais da BIOS)
HyperX @ 2666 MHz @ 16-15-15-35-1T (valores nominais da BIOS)


OBS: Ativo o OC somente em tarefas de renderização e edição de vídeos. Na maior parte do tempo não uso OC.

 

Monitorei uma tarefa de renderização de 2 vídeos no HandBrake com duração de aproximadamente 01h50min. Abaixo segue print screen no final da tarefa.

 

printscreen.thumb.jpg.3ca6fe3345875742801668e6695f5daa.jpg

 

Indicado nas setas vermelhas, a tensão SVI2 TFN oscilou entre 1.319V~1.369V e a tensão VDDCR CPU entre 0.567V~1.45V no HWiNFO64. No HWMonitor os valores foram ligeiramente diferentes: 1.313V~1.369V para a tensão SVI2 TFN e 0.567V~1.439V para a tensão VDDCR CPU.


As temperaturas (setas azuis) atingiram valores máximos de 73.1°C (Tctl/Tdie). E nos sensores da MB os valores máximos foram os seguintes: CPU (73°C), MB1 (35°C) e MB2 (63°C). E ainda tem os valores de SSD (34°C), HDD (35ºC) e GPU (41°C).

 

Como estão estes valores? Dentro do normal?

 

Agora gostaria de discutir alguns pontos. Fiz um registro ao longo do tempo com o HWiNFO64. O registro iniciou antes que eu iniciasse o processo de renderização e terminou cerca de 1 minuto após o termino da renderização. Abaixo segue gráfico da tensão e da temperatura ao longo do tempo registradas pelo HWiNFO64.

 

TensaoTemp.thumb.jpg.5a25b8cabe5d1d5c2dcbc9977be6b38a.jpg

 

Nestes gráficos não é possível identificar muita coisa. Gostaria que vocês atentassem para o tempo inicial e final do registro, períodos em que a CPU estava ociosa; e em mais um período no meio do registro, momento em que o HandBrake termina o primeiro vídeo e inicia o segundo.


Segue, na imagem abaixo, um zoom dos 3 períodos que citei.

 

TensaoTempZoom.thumb.jpg.d5f2f6e507df64e1caa8ef09e82a3a0e.jpg

 

Notei que é somente nos períodos em que a CPU está ociosa que a tensão SVI2 TFN oscila em torno do valor nominal definido na BIOS (1.362V) e chega até a atingir valores maiores (1.369V). Já a tensão VDDCR CPU, registada na MB, atinge valores muito baixos de quase 0.55V.


No período entre os vídeos o valor da tensão SVI2 TFN chega a 1.356V. Enquanto que a tensão VDDCR CPU, registada na MB, atinge valor de 1.373V. Considero que nesse curtíssimo período a CPU fica ociosa.


Por outro lado, quando a CPU está trabalhando, o valor da tensão SVI2 TFN oscila em torno do valor médio reportado pelo HWiNFO64 (1.325V). Notei ainda que a tensão VDDCR CPU, registada na MB, oscila em torno de 1.417V (quase o valor médio de 1.415V reportado pelo HWiNFO64).

 

Vocês poderiam comentar o que acabei de expor?

 

Estes valores estão aceitáveis?

 

Posso continuar usando essa configuração de OC?

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, desisti de vez de overclock.

 

Após 11h 06m 09s de OCCT, deu erro. Ou seja, o que parecia estável, não estava. E nem adianta alguém usar o argumento de "ninguém usa em load por tanto tempo", que, até que alguém me explique o contrário, isso aí não é garantia de que, com menos hora de load, ou aleatoriamente em load, o sistema não vá dar um erro que não daria se estivesse tudo dentro das especificações padrões.

 

Eu estava usando 38x, 1.1875V + offset de 0.1625V = 1.35V e LLC1.

 

Para tirar a dúvida de vez, realizarei um novo teste de OCCT com tudo no padrão só para confirmar a minha tese. Deixarei por 24 horas no mínimo. Acredito que não dará nenhum erro.

 

Em stock, está tudo mais frio. Agora, no calor de São Paulo, com cerca de 30°C, rodando Prime 95 (small FTT) Tctl/Tdie não passa de 62°C com a Noctua NF-A15 a 800RPM num NH-U14S, uma NF-S12B redux-1200 PWM na traseira do Corsair 400Q exaurindo ar quente a 700RPM e duas NF-P14s redux-1200 PWM na frente insuflando ar frio a 600RPM cada uma. Nessa configuração e perfil de velocidade, o meu PC é bem silencioso durante o dia.

 

Para que me matar, aumentar consumo, e aumentar ruído de som para ter 3.8GHz, sendo que todos os núcleos em load rodam a 3.2GHz, e em single core roda a 3.75GHz? Tanto esforço para tão pouco ganho?

 

Bem, isso não muda o fato de eu estar muito frustrado. Fazer o quê. Overclock é uma bobagem, na maioria dos casos.

 

Agora vou aproveitar o PC, senão fico aqui lamento o tempo perdido tentando fazer overclock nesta porcaria de plataforma Ryzen. Obrigado a todos que tentaram ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Ryzen 5 1600, padrão 3.2GHz.

 

Consigo manter ele á 3.6GHz, com temperatura no máximo 50º e cooler box (cooler que vem com o R5 1600).

 

Tentei subir para 3.7GHz porém o PC desliga... mesmo com a temperatura abaixo dos 60º. Sabem me dizer o por que ? Será que é por que eu não alterei a tensão ?

 

Aproveitando o assunto de overclock:

Tenho 2 Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8.
Total 16GB.

Se eu fizer overclock consigo ter algum ganho no PC ? Caso sim, pode me passar configuração de overclock para ela ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...