Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

2 horas atrás, xkillerssx disse:

Tenho um Ryzen 5 1600, padrão 3.2GHz.

 

Consigo manter ele á 3.6GHz, com temperatura no máximo 50º e cooler box (cooler que vem com o R5 1600).

 

Tentei subir para 3.7GHz porém o PC desliga... mesmo com a temperatura abaixo dos 60º. Sabem me dizer o por que ? Será que é por que eu não alterei a tensão ?

 

Aproveitando o assunto de overclock:

Tenho 2 Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8.
Total 16GB.

Se eu fizer overclock consigo ter algum ganho no PC ? Caso sim, pode me passar configuração de overclock para ela ?

 

 

Sim, você precisa alterar o offset da tensão que alimenta a CPU. Sua memórias são iguais as minhas. Eu consegui subir elas para 2666 MHz sem precisar mexer em mais nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera! Recentemente comprei este computador aqui e estou esperando ele chegar. Quando chegar pretendo fazer overclock tanto no processador quanto na memória. Vocês acham válido eu seguir os passos deste vídeo aqui inicialmente? Ou posso arriscar mais em algo?

Eu nunca fiz overclock na vida, sou totalmente leigo e tenho medo de fazer besteira hahahaha

Desde já agradeço as dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Achimed disse:

 

Sim, você precisa alterar o offset da tensão que alimenta a CPU. Sua memórias são iguais as minhas. Eu consegui subir elas para 2666 MHz sem precisar mexer em mais nada. 

Pode dizer qual tensão eu coloco para por exemplo 3.8GHz? E sobre as memórias, você apenas alterou apra 2666 MHz ou mexeu nos timings e voltage ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente isso aqui deu uma bela "bugada" hahaha, enviou várias vezes a mesma mensagem.

@xkillerssx a 3.8 Ghz você deve precisar algo como 1.30~1.35. Isso depende bastante da sorte. Alguns podem até precisar menos que isso, e outros precisarão de mais tensão.

 

Nas memórias, até 1.35V é bem dentro do limite de memórias DDR4. Você pode tentar utilizar algo como 1.38V que ainda deve ser um valor seguro, visando que muitas pessoas rodam memórias a 1.4~1.45V.

 

@Vinnibfr Acho que o vídeo que você colocou explica até que legal. Apenas recomendaria que você tentasse manter seu Over na casa dos 3.7~3.8 Ghz no máximo. O cooler stock desses processadores dão conta, mas dependendo da temperatura onde você mora, que normalmente é bem mais quente aqui no Brasil que em outros lugares, eu ficaria de olho.

 

Lembre-se de usar o HWiNFO64 ou Ryzen Master para verificar as temperaturas do processador, pois a melhor temperatura a verificar é a reportada como SVI2 TFN no HWiNFO, e é a mesma que o Ryzen Master usa.

 

@lb_felipe Cara, é complicado. Over de uma forma geral para manter estabilidade por longos períodos de tempo assim como você procura é algo que leva tempo.

 

Não diria ser apenas com a plataforma Ryzen que esse problema com overclock existe. Basicamente qualquer plataforma irá apresentar as mesmas dores de cabeça para manter um over estável por mais de 24 horas. Lembre-se que você está empurrando o componente para trabalhar além do quê ele vem de fábrica, e basicamente nenhum dos componentes são produzidos dessa forma. Ter a possibilidade de fazer Overclock é uma coisa, garantir overclocks estáveis, nenhuma empresa endorsa, ou garante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Nishijima_filho disse:

@Achimed Acho que está tudo dentro do normal com as imagens que colocou. Como está o ruído com esses fans que você está usando?

@Nishijima_filho As Fans são bem silenciosas abaixo de 2000 rpm. Quando a maquina está sem OC elas não passam de 1500 rpm. Mas quando uso OC e renderizo vídeos elas atingem o máximo de 2800 rpm (aparece na imagem que mandei no meu último post). Quando termina a renderização, depois de 10 segundos elas voltam para baixo de 2000 rpm e fica tudo no silêncio de novo. Geralmente, coloco para renderizar e vou fazer outra coisa, (lavar louça, cuidar das crianças, hehehe). Gostei muito desses CoolerMaster PRO 120. Eles vem com jumper de velocidade. Coloquei 2 Air Pressure na frente (em modo Performance) para resfriar HD e vai até a placa de video e resfria bem a placa-mãe (as VMRs). Coloquei dois Air Flow (em modo silence) em cima do gabinete, e mais dois no radiador do meu Corsair H60 (em modo Performance). Acredito que estou bem de temperatura. Estou né? Você acha que está bem assim? Viu as temperaturas lá no meu último post? Vamos ver como o sistema de refrigeração vai se comportar no verão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, lb_felipe disse:

@Achimed, as tensões oscilarem quando em idle e ficarem estáveis quando em load é normal.

 

@lb_felipe @Nishijima_filho Obrigado pelos esclarecimentos.

 

Entretanto, gostaria de entender o porquê de quando a CPU está em idle a tensão SVI2 TFN oscila em torno do valor nominal definido na BIOS (1.362V) e quando a CPU está em load esse valor cai para 1.325V em média. Ou seja, em idle a tensão é maior (1.362V) que em load (1.325V). Eu pensava que fosse o contrário. Pois em load a CPU "puxa" mais energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2017 às 15:16, Achimed disse:

 

@lb_felipe @Nishijima_filho Obrigado pelos esclarecimentos.

 

Entretanto, gostaria de entender o porquê de quando a CPU está em idle a tensão SVI2 TFN oscila em torno do valor nominal definido na BIOS (1.362V) e quando a CPU está em load esse valor cai para 1.325V em média. Ou seja, em idle a tensão é maior (1.362V) que em load (1.325V). Eu pensava que fosse o contrário. Pois em load a CPU "puxa" mais energia.

 

Isso ocorre por uma definição chamada Vdroop.

 

O Vdroop é basicamente (e como o nome meio que diz), uma queda de tensão durante uso do componente.

 

Você pode diminuir essa diferença e oscilação subindo o nível do LLC de sua placa-mãe, mas se nas configurações que citou está estável, não tem porquê. Isso só faria aumentar a temperatura do processador e dos VRMs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2017 às 13:33, xkillerssx disse:

Consigo manter ele á 3.6GHz, com temperatura no máximo 50º e cooler box (cooler que vem com o R5 1600)

Fera, tira uma duvida do iniciante aqui pf?

 

o que você fez exatamente pra colocar a 3.6ghz? Foi na bios e configurou apenas para 36x ou mexeu em algum outro item além disso?

 

 

Abrcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou leigo sobre o assunto overclok, então la vai uma pergunta besta rs

Ryzen 7 1700 é possivel muda o clock nos 8 núcleos pra 3,7@Ghz, mais q fique oscilando entre 1,6 ~ 3,7@ghz, e so em carga plena (renderização) os 8 núcleos atingam a frequencia maximo de 3,7@ghz, e quando nao usado 100% essa oscilação fosse conforme a necessidade de carga na CPU, tipo  1 ou 2 núcleos ou quantos necessarios, ou uma vez feito o overclok o pc ficara travado em 3,7Ghz em todos os núcleos, gostaria que esse over se tornasse "modo turbo".

 

meu 2600k oscila entre 1,6 a 3,8@ghz, só vai a carga total quando é necessario, assim evito gasto desencessario de energia.

e desculpem se a pergunta foi meio besta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, fiquei um pouco inativo, meio que havia encontrado algo que eu estava satisfeito...por hora.

 

Acabei adquirindo novos fans também, coloquei 2 kits da Corsair ML140 fazendo push/pull no meu H110i, e decidi tentar aumentar um pouco o OC.

 

Consegui estabilizar o over novamente a 3.9 Ghz/1.376 (1.38V na BIOS com LLC3). https://valid.x86.fr/zf9vlq

 

Após 19 horas de Prime, não passou de 63.1C. (Com os fans stock do cooler chegava aos 70 em modo silencioso)

 

nxAmUe8.jpg

 

Dessa vez eu consegui empurrar a 4 Ghz também (agora com as memórias a 3.200 Mhz CL14), com LLC1 a 1.425V, mas não ficava estável para programas de stress. Em benchmark eu consegui rodar o Cinebench diversas vezes, e consegui 1.804 pontos.

 

59d05bf5b0144_1804CB.thumb.PNG.c35336cb696cb0ef7ed941630c0cfe46.PNG

 

A pontuação de 1.766 foi com as memórias em stock (2133).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@franciscaum Está bom, se conseguiu 3.9 Ghz a 1.35 melhor ainda. O meu precisa de 1.38 quase, mas isso garantiu estabilidade completa do computador, sem travamentos ou similares.

 

Apenas tentaria fazer esse over pela BIOS, não tem segredo nenhum e se tu precisar, tu encontra rios de tutoriais no Youtube para sua placa-mãe em específico.

 

Outra coisa é, 5 minutos de AIDA não é exatamente...estável. Meu processador a 4 Ghz aguenta tranquilo 20 minutos no Aida, runs de cinebench infinitas e por aí vai com 1.4V, na hora que eu abro o Intel Burn Test com Stress nível Máximo, mal dá 5 minutos antes de reiniciar, Prime 95 sequer passa da primeira interação. Se você for apenas jogar, tente ao mínimo 1 hora de Prime 95, deve ser o suficiente para não ter dores de cabeça no futuro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou com o seguinte kit ryzen 5 1400 + asrock ab350 pro4 e 2x4 g skill ripjaws 2800

Eu estou usando o cooler hyper t4, e ontem a noite estava testando over nessa placa-mãe, mas eu nao achei a parte de mudar a tensão como vi num video 

 nao aparece pra mim, sera que é porque eu n atualizei a bios ainda?? Mas enfim chegou ate 3.7ghz, 3.8 a hr q fui rodar o cine ja desligou o pc, mas a 3.7ghz rodei o prime e ficou estavel chegando no maximo a 65 graus em full stress, mas e porque aqui esta frio e era de noite, mas creio q dias normais fique uns 80 graus. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei minha placa-mãe, consegui 3.8ghz com 1.4v, mas ta sobrando, e eu tentei 3.9ghz até 1.45v (o numero fica vermelho na bios) e nao consegui estabilidade, alguem tem alguma dica? Ou é isso mesmo? nao vai mais? Até quanto eu consigo ir seguramente no vcore?
Vi um video que o cara colocou a 4.05ghz com 1.33v numa msi b350

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Littmann disse:

Atualizei minha placa-mãe, consegui 3.8ghz com 1.4v, mas ta sobrando, e eu tentei 3.9ghz até 1.45v (o numero fica vermelho na bios) e nao consegui estabilidade, alguem tem alguma dica? Ou é isso mesmo? nao vai mais? Até quanto eu consigo ir seguramente no vcore?
Vi um video que o cara colocou a 4.05ghz com 1.33v numa msi b350

 

Eu recomendaria no maximo 1.425mV para uso diario.

 

Cada chip é unico, e overclocka de uma forma unica. Tudo depende da qualidade do silício no Chip, silício ruim = overclock fraco\ tensão alta, silício bom = overclock alto\tensão baixa.

 

Meu chip pega 4.0Ghz a 1.425mV(1.450 setado na bios), ou 3.8Ghz a 1.350mV

 

tensão extra tambem significa mais tensão nos VRMs, mais temperatura, mais temperatura significa menos estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...