Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

Em 09/11/2017 às 17:51, kizinho disse:

Galera boa tarde, não consegui ler todo o tópico, porém gostaria somente de uma dica:

 

Possua uma mobo: AB350 GAMING 3 + RYZEN 7 1700 (COOLER STOCK "WRAITH SPIRE) + 1x BALISTIK 8gb 2666mhz + CX650w

 

Meu processador não passa de 3.1 e sinto que em alguns jogos quando uso programa pra streamar ou grvaar a tela tem algumas travadas.

Queria setar um clock maior, pois percebi que mesmo usando OBS STUDIO + JOGO (pubg, gta v ou lol) o processador não usa o "BOOST" que deveria ser de até 3.7

Então gostaria de saber se usando o "EasyTune" aplicativo da própria gigabyte consigo setar em 3.7 ou 3.8 o processador sem precisar mexer nas tensões, pois não entendo nada de tensão. E nem como devo subir.

É só streamando, vai ter frametimes piores mesmo streamando, e com apenas 8Gb você fica limitado em jogos como PUBG e GTAV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2017 às 19:34, TheLuiz disse:

Que configuração, comprei hj um pc com RYZEN 5 1600, GTX 1060 6gb

 

No painel da nVidia tem as opções de configuração de vídeo dos jogos. Tem uma otimização para CS por desempenho e energia. Da uma pesquisada no google aí que você acha certinho, aqui no trabalho não tenho como ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2017 às 19:34, TheLuiz disse:

Que configuração, comprei hj um pc com RYZEN 5 1600, GTX 1060 6gb

 

 

Em 11/8/2017 às 15:59, Fred_mp disse:

Já resolvi o problema. Na verdade estava relacionado a configuração de vídeo da nVidia. Hoje ta rodando liso. :)

@Fred_mp Tambem quero saber essa configuração haha

 

Tenho um Ryzen 5 1600 + GTX 1060 3GB, até rodo os games "de boa" porém da umas quedinha de FPS mesmo... no LOL por exemplo o FPS cai para 70 e isso me atrapalha muito, pois utilizo monitor 144.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

bom dia pessoal, estou acompanhando o forum e resolvi, pedir um help.

com a queima da Z170 resolvi vende meu i5 e entra pra linha ryzen.

Peguei um 1700x e uma MSI X370 Pro Carbon.

Estou usando dois kits 2x8GB + 2x8GB  3200mhz modelo: F4-3200C16D-16GTZB 

WC Corsair H110i

Consegui configurar Estavel o cpu 3.8ghz sem mexer na tensão.

e nos presets das memorias consegui 2800mhz 16-16-16-36 1T

tentei usar o X-AMP da msi nem no sonho consigo deixar elas a 3200. A maquina liga porém no OCCT trava.

 

Alguem tem alguma sugestão de melhora no over tanto da CPU como MEMORIAS ?

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuisGT250 Mobos MSI são conhecidas por problemas de clock de memoria :/

 

Aqui só consigo 2667Mhz a 3.7Ghz ou abaixo, 3.8Ghz só a 2400\2133mhz. E não tenho certeza de ser 100% estavel, uma vez p/ mes mais ou menos da um BSOD por causa da memoria xD

Normalmente quando eu estou usando todas as threads a 100% e o PC suando com renders+jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia galera, depois de assistir vários vídeo e ler artigos sobre overclock no Ryzen, decidi fazer no meu.

Baixei alguns programas pra acompanhar as temp e tensão, pra estressar a cpu e tal.

Mas antes de começar a fazer isso tudo, notei pelo CPU-Z que a velocidade e tensão do processador ficam oscilando como vocês podem ver pelas fotos, as fotos são prints de um video que fiz.

Isso pode ser que o processador esteja com problema? Notei um pouco dessa variação também pelo MSI Command Center.

Uso um R7 1700 + MSI X370 Sli Plus + 2x8gb 3000mhz Corsair Vegeance.

Spoiler

IMG_4718.PNGIMG_4719.PNGIMG_4717.PNGIMG_4716.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Almeida Soares Isso não é um problema, é a Função Cool and Quiet com a C6 ativa em seu processador. Elas abaixam o clock e a tensão para o que o processador estiver precisando, economizando energia e esquentando menos.

 

@Wreath ☼ Esse problema é comum das placas mãe Asrock, é conhecido até por eles. Uma forma de "pular" isso, é usando offset de tensão, ao invés de setar a tensão manualmente (não que isso tenha 100% de chances de funcionar...mas aqui acabou ajudando), só atualização de BIOS deve resolver isso no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala galera peguei um ryzen 1800x e pretendo usar ele a 3.9/4.0, estava com 1 h100i porém o mesmo esta com defeito muito provavelmente, cpu stock ta a 50-55 graus em uso chega a 80, enfim irei trocar de cooler e estava em duvida em qual seria o melhor para rodar ele a 3.9/4.0 estavel. alguma recomendacao de coolers/wc ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jc1278 se for para o lado da corsair somente alguns modelos é compatível, os que não são você vai ter que solicitar suporte e não sei te dizer se eles disponibiliza grátis. Que eu conheço o H60 e o H110i são compatíveis. Tanto que precisei comprar  um H110i porque tinha uma h110 e não era compatível e acabei vendendo.

Meu 1700x esta a 3.8Ghz não ultrapassando 65graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um R5 1600,ASUS TUF B350 Gaming, etc etc etc.

 

Não entendo nada sobre overclock nem nada.

 

Resolvi procurar um vídeo no youtube que explicasse como overclockar tanto o processador quanto a memória ram e achei esse aqui.

 

 

Posso confiar sem medo? Ou é um vídeo falando um bando de bobagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor M.D.C O vídeo em questão é confiável, só não os clocks que ele utiliza por estar em um lugar com temperaturas menores/mais controladas.

 

Tente começar com 3.5 Ghz no Cooler Stock e tensão a 1.15V (a tensão stock é de 1.185V), você irá fazer um pouco de undervolt e overclock ao mesmo tempo mas terá as temperaturas mais controladas.

 

Faça testes de stress e verifique se a temperatura fica aceitável. (65~70C)

 

Boa sorte.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

@João Victor M.D.C O vídeo em questão é confiável, só não os clocks que ele utiliza por estar em um lugar com temperaturas menores/mais controladas.

 

Tente começar com 3.5 Ghz no Cooler Stock e tensão a 1.15V (a tensão stock é de 1.185V), você irá fazer um pouco de undervolt e overclock ao mesmo tempo mas terá as temperaturas mais controladas.

 

Faça testes de stress e verifique se a temperatura fica aceitável. (65~70C)

 

Boa sorte.

Sim sim ,mas a questão de estar fazendo certo,etc que é a minha preocupação.

 

Já li que os ryzen 5 1600 chegam a 3.7~ 3.8( com sorte ) fácil com o coolerbox ,então eu provavelmente iria só até os 3.8 mesmo.

 

Minha memória é de 2666 ,tentaria pegar 2993 .

 

Corro risco de danificar as peças tentando puxar esses clocks?

 

Qual temp max nos testes de stress que são aceitáveis? Até 75C tá de boa? (dia a dia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor M.D.C Não diria que corre riscos, mas todo cuidado é pouco com Hardware.

 

O Processador tem proteções contra temperaturas muito altas, seu PC reinicia ou simplesmente faz throttling a ponto de esfriar o CPU.

 

Eu começaria tentando nos 3.5, veja se fica estável com a tensão que falei, depois tente 3.6 e talvez 3.7. Você muito provavelmente não vai conseguir 3.8 estável com temperaturas aceitáveis aqui.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Nishijima_filho disse:

@João Victor M.D.C Não diria que corre riscos, mas todo cuidado é pouco com Hardware.

 

O Processador tem proteções contra temperaturas muito altas, seu PC reinicia ou simplesmente faz throttling a ponto de esfriar o CPU.

 

Eu começaria tentando nos 3.5, veja se fica estável com a tensão que falei, depois tente 3.6 e talvez 3.7. Você muito provavelmente não vai conseguir 3.8 estável com temperaturas aceitáveis aqui.

3.7 eu ficaria bem satisfeito.

É um aumento considerável de clock.

 

Em relação ao over nas memórias, não seria aconselhável eu tentar puxar 2993mhz em memórias de 2666mhz?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor M.D.CA questão não é ser aconselhável ou não. Se suas memórias forem boas, tiverem dissipadores de calor decentes, isso não deve ser problema.

 

O problema real vai ser você conseguir alcançar clocks maiores que os especificados em papel de sua memória, Ryzen ainda é meio complicado de conseguir clocks altos e estáveis.

 

Conseguir, você pode conseguir, mas provavelmente vai encontrar uma tela azul ou shutdown aleatório devido a instabilidade, mas tudo depende da sorte com essas coisas.

 

Tente fazer o over apenas no processador por hora, deixe suas memórias em full stock (sem XMP/D.O.C.P. ou o que lá for que a Asus chama de perfil extremo de memória), e vá fazendo os testes de stress. Quando conseguir uma boa estabilidade no processador, aí sim passe para as memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...