Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

1 minuto atrás, HeitorLima disse:

Digo isso porque sou contra aquelas fontes de 750+ por ser um desperdício de energia.

ISSO É MITO. 

A fonte ao conectar na tomada não vai automaticamente puxar 750W, ela puxa o que o pc precisar. Se você pegar uma de 1000 W, conectar em um pc positivo, ele vai puxar dela uns 200 apenas, e ela uns 220 da tomada por conta da eficiencia, ela perde esses 20 em forma de calor. 

Teoricamente, a melhor fonte para o seu sistema é aquela que opera em 50% de sua capacidade, assim se seu sistema usa 400W, uma de 800W seria a melhor ideia, isso pois uma fonte tem o seu pico de eficiência quando está mais ou menos nessa metade da carga, porém o valor de uma fonte de 800 não compensa esse pico de eficiência, em que aumenta uns 3%, e o ganho economizando energia não chegaria em anosassim vá na fonte ajustada que n tem erro.

adicionado 1 minuto depois
agora, Atretador disse:

 

@Flávio Santana Lima Forçando ele a 100% de rotação, como fica?(além da barulheira)

Notei uma queda drástica forçando o meu Wraith Stealth a correr, o modo automatico fazia ele ficar a 700~1100rpm, quando coloquei a 2500Rpm deu uma boa queda nas temps.

O meu ta com curva personalizada, mesmo em 100% ele é silencioso, porém não notei tanta queda na temp no R7. Vou realizar um teste aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador ouça o @Flávio Santana Lima

 

Quem vai usar uma CPU a 93ºC? Ele provavelmente deve estar testando com temperatura ambiente baixa e esses caras recebem chips premiados que são separados pelas companhias. Basta procurar na internet que o pessoal está passando de 80ºC fácil com o Wraith a 3.8Ghz.

 

E qual é a relevância de mencionar o 7820X? Eu percebi que você mencionou lá atrás, mas tu tá fanboy, hein? :lol: Dá vontade de rir :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Então, rapidamente, o meu R7, em 3,6GHz 1,265v no prime95 smallFFT, em 1 minuto, chegou nos 78. 

Tenho muitas duvidas dessa minha mobo, ou então perdi feio na loteria, meu R7 não segue o padrão de tensão de vários, para alcançar os 3,8 só nos 1.4 e para pegar 3,9 mais de 1,45 (já testei 1.45)

adicionado 0 minutos depois

São 8 núcleos, o CPUID reportou 100W puxados pelo pacote, É MUITA COISA.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBS@Contiusa  e @Atretador

Nos 3.9 em 1.4, aumentei também o NBVoltage de 0.9 para 1v.

 

Consegui realizar o CPU-Z bench, porém, com um adendo, ele é bem rápido e mesmo no tempo do multi thread a CPU picou 77 graus com o wraith max. CPUID informou 125W de consumo.

adicionado 1 minuto depois

@Contiusa mas assim, ao iniciar o bench do CPU-z, ele meio que ficou lento o mouse, e esse tipo de bug vem antes da BSOD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Eu não o utilizo, faço o OC pela bios mesmo. Prefiro usar apenas um meio de fazer OC, seja Ryzen master ou bios, ou esse software. Assim prefiro pelo mais certo, a bios!

adicionado 0 minutos depois

OBS, cinebench em 3.8 no ryzen. 81 graus de pico, 60 graus na execução do single thread

 

adicionado 3 minutos depois

@Atretador amanhã o meu masterliquid volta da assitência, vou instalar ele e testa-lo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador @Contiusa Instalei o masterliquid, rodei 3 min de prime small fft, fiquei assustado com essa temp reportada no Systin e Cputin, chegou aos 87.Porém em 3.8GHz, e v core de 1.37 acho que chegaria nos 70 graus se deixasse, ainda estava aumentando as temps. Porém, meus fans do radiador estão em baixa rotação, vê a min e maxima, acho que poderia melhorar isso com uma curva agressiva.

 

 

 

sdasdas.JPG

adicionado 2 minutos depois

@Contiusa Obs, o único ruído no pc agora são dos fans e da R7(barulhenta) 360. A bomba ta linda e suave novamente.

Mas me parece que me mandaram uma revisão nova, pois os parafusos de prender a presilha são de melhor qualidade, a furação no radiador está mais correta(no antigo vários parafusos entravam apertados) e em geral os parafusos estão bem melhores. (Obs: agora estou com 2 cabos splitter kkk).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima mas o que são aqueles SYSTIN e CPUTIN A 87ºC? Está quente essa chapa, hein? Você atualizou o BIOS para a última versão? A região do soquete está quente?

 

Melhor deixar os fans no PWM normal. 1400rpm é muito pouco para uma CPU que está em overclock. Era para estar entre 1600-1800rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Contiusa disse:

mas o que são aqueles SYSTIN e CPUTIN A 87ºC

Exato, deve ser o famoso problema das b350m em ter pouco vrm. prime é coisa de louco, estou em 3.8 atualmente, nunca que vou usar o pc a ponto de chegar a esse 87 no uso normal. assim vou deixar. Mesmo em 3.6 essa temp subia sem controle. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima faz com o AIDA64 ou o Realbench. Eu também não gosto de usar o Prime (acho desnecessário). Recomendo fazer uma vez com o Realbench para você comparar com a tabela que eu passei. Assim você sabe se o seu chip está muito abaixo ou na média.

 

Quando ao VRM, não sei, porque a minha placa só tem 4 fazes e segura 4.6Ghz tranquilo. Costuma ficar nos 65-70ºC. O CPUTIN deve ser um sensor no soquete, mas está alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa A questão não é o clock, e sim o tanto que puxa, arquiteturas diferentes, tensões diferentes, assim corrente diferente, o hw monitor, não sei como ele calcula essa informação de W do pacote e por núcleo, porém acho que é por sensores do processador. Assim 105W é muita coisa, 8 núcleos puxando muita corrente por uma tensão de 1.37, como são 8, isso aperta o VRM. No seu caso são 4 apenas, e deve chegar a puxar mais ou menos na média que o meu 15W por núcleo no max. Vou fazer uns testes de OC, 8 +0 que é SMT off, 4+4 1CCX Off e SMT On e 4+0 1CCX off e SMT off. Ver como se comporta essas temps e o escalonamento de GHz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2017 às 23:03, Atretador disse:

Eu vi alguns usuarios reclamando das Mortars para OC, sobre quedas de tensão, pode ser isso :v

Ontem notei essa queda de v-core. 

Em 24/07/2017 às 23:33, Atretador disse:

@Flávio Santana Lima A sua mobo esta pegando mesmo o que você esta setando? Aqui por exemplo notei que se eu por 1.450 ela fica 1.430~1.440, após 1.350 mais ou menos ela tem essa queda. Se eu por 1.470 ela vai ficar a 1.450 por exemplo.

E quando abaixo de 1.37 aqui, em iddle fica em 1.39, em full load, volta aos 1.37. Após 1.4 que ocorre queda, coloquei 3.9 e 1.44, ele caia para 1.43 ~1.42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Analise de VRM da MSI X370 XPOWER Titanium

Spoiler: Decepcionante

 

Analise de VRM da Asus Crosshair VI Hero

 

 

Analise de VRMs da Gigabyte X370 Gaming K7(Mesmo VRM da Gaming 5)

 

Analise da AsRock X370 Taichi

 

Tem algum canal BR que faça este tipo de analise?

adicionado 5 minutos depois

@Flávio Santana Lima Achei que fosse o LCC, mas ocorre independente do parâmetro e não afeta a variação, e também não é por temps ja que eu testei com temp ambiente a 7ºc(Sul é osso) e boa ventilação, mas na minha não tem variação em load, literalmente coloca 0.010~15mV a menos do que eu por.

 

 

1.4 = 1.39 \\ 1.42 = 1.410 \\ 1.43 = 1.420 \\ 1.45 = 1.440

 

Havia visto no forum da MSI sobre problemas de regulação de tensão da Mortar, até por isso acabei não pegando ela, pessoal ja estava falando melhor da PC Mate\Tomahawk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Penso em futuramente pegar uma x370, porém seria só depois de ter a minha Vega, meu painel, meu gabinete na parede, tudo em vidro no mesmo, e estar bem bacana, pois seria um gasto à toa sem necessidade, ou quando vier a necessidade de trocar a mortar, se eu por exemplo começar o mestrado e modelar bastante, assim para não aquecer muito o vrm eu trocaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...