Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

Tirar a poeira desse meu perfil antigo por aqui. Eae pessoal do CdH, belezinha?

 

Logo devo receber meu Ryzen 7 1700 e um belo kit de memórias DDR4 3200Mhz CL15 Trident Z.

 

Uma pena o velho ranking de overclock meio que ter "morrido", mas é de se esperar, imagino que aquilo tomava um bom tempo das pessoas que cuidavam do tópico.

 

Por hora, tenho só a placa-mãe, que deu um belo trabalho pra achar: Asrock X370 Taichi

 

Uma pena que, como as finanças não estavam nas melhores, acabei segurando um pouco para pegar um cooler decente.

 

Será que é muito overkill isso? xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Antes do AGESA 1.0.0.6 já estavam em 2667. Não consegui subir mais. Queria os 3000/2933. Só kkk

Uma pergunta, sabe dizer quais são os ICs da sua RAM?

Memórias com chips da Samsung B-Die conseguem alcançar os clocks altos mais facilmente. Os chips Micron e Hynix são...meio complicados.

 

Caso não souber como ver isso, procure no Google por um programa chamado Thaiphoon burner.

 

Uma das opções é tentar aumentar sua tensão do SOC, colocando algo como 1.1 ou 1.15v. Em alguns casos ajudou a alcançar um clock mais alto com chips Hynix.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal, tenho o ryzen 5 1600, no stock cooler. Minhas memórias são HyperX Fury de 2400 mhz.

Quero deixar ele em 3,9ghz e as memórias a 2993mhz. Qual tensão e configurações eu tenho que colocar?

 

Minha placa-mãe é Gigabyte AB350M Gaming 3.

 

Eu tenho deixado o multiplier em 39.25 ou 39.50 com +.120 em Dynamic Vcore e Dynamic VCORE SOC no auto. Pra memoria deixo 1.300 volts. O pc pega o overclock, liga, mas em jogos as vezes ele tem desligado o video do nada, e o cooler e as ventoinhas continuam ligadas, então não é fonte

 

Somebody help

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, xizzun disse:

Oi Pessoal, tenho o ryzen 5 1600, no stock cooler. Minhas memórias são HyperX Fury de 2400 mhz.

Quero deixar ele em 3,9ghz e as memórias a 2993mhz. Qual tensão e configurações eu tenho que colocar?

 

Minha placa-mãe é Gigabyte AB350M Gaming 3.

 

Eu tenho deixado o multiplier em 39.25 ou 39.50 com +.120 em Dynamic Vcore e Dynamic VCORE SOC no auto. Pra memoria deixo 1.300 volts. O pc pega o overclock, liga, mas em jogos as vezes ele tem desligado o video do nada, e o cooler e as ventoinhas continuam ligadas, então não é fonte

 

Somebody help

 

Creio que colocar seu processador a 3.9 Ghz utilizando o cooler stock não seja a melhor das idéias. Apesar dos R5 serem ainda mais frios, eu tentaria algo mais seguro, entre 3.7 a 3.8 ghz, sei que o Wraith Spire é um cooler bom, mas temperaturas altas tendem a degradar a vida útil do componente.

 

Overclockar memórias não é exatamente a coisa mais fácil do mundo, sendo uma verdadeira loteria nos chips de memória. Adicionalmente o controlador de memória em processadores Ryzen não são a coisa mais fácil de domar.

 

Altere as configurações de Vcore SOC para 1.0~1.15v (Max) e começe a tentar subir os clocks de sua memória.

 

Lembre-se que com isso, sua latência deve aumentar conforme os clocks. Exemplo: Caso suas memórias a 2400Mhz tiverem latência 11/12, a 2666 devem subir para 13*, em 2800 a 14/15. Suas memórias devem ser capazes de suportar 1.35V normalmente também, essa pequena diferença poderá lhe ajudar a alcançar clocks maiores.

 

Eu encontrei este Tutorial no Google, e deve lhe ajudar com algumas dicas sobre as latências.

 

Ao invés de utilizar Voltagens dinâmicas no processador, tente utilizar voltagens manuais, começando por 1.25~1.30 e subindo até o máximo de 1.40~1.42 (Creio ser mais que o suficiente, até um pouco exagerado, caso precisar de tanta tensão assim, o processador irá esquentar demais para seu cooler.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Nishijima_filho disse:

Uma pergunta, sabe dizer quais são os ICs da sua RAM?

Memórias com chips da Samsung B-Die conseguem alcançar os clocks altos mais facilmente. Os chips Micron e Hynix são...meio complicados.

 

Caso não souber como ver isso, procure no Google por um programa chamado Thaiphoon burner.

 

Uma das opções é tentar aumentar sua tensão do SOC, colocando algo como 1.1 ou 1.15v. Em alguns casos ajudou a alcançar um clock mais alto com chips Hynix.

A minha é micron, é uma HyperX fury 2133MHz, li um pouco, e acho que ela n sobe mais do que isso, pois além de não ser o melhor para Ryzen, ainda é dual rank, o que dificulta um pouco o OC nos ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Flávio Santana Lima disse:

A minha é micron, é uma HyperX fury 2133MHz, li um pouco, e acho que ela n sobe mais do que isso, pois além de não ser o melhor para Ryzen, ainda é dual rank, o que dificulta um pouco o OC nos ryzen.

A questão de ser DR/SR não chega a afetar "tanto" assim na capacidade de over. O que normalmente isso dificulta é se as memórias em questão estão rodando abaixo da frequência máxima testada pela fabricante. (Ex: 3200Mhz XMP rodando a 2800 no Ryzen)

 

Mas, realmente, os Micron não são exatamente muito bons, ser Dual Ranked também atrapalha um pouco. Mas talvez com um pouco de paciência você deve conseguir alcançar uns 2400 Mhz estável, aumentando as latências de pouco a pouco.

 

No entanto, além disso levar tempo pra testar, o ganho em desempenho de 2133 pra 2400 não vai chegar a compensar tanto assim quanto seria, por exemplo, 2666, 2800, 2933, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

A questão de ser DR/SR não chega a afetar "tanto" assim na capacidade de over. O que normalmente isso dificulta é se as memórias em questão estão rodando abaixo da frequência máxima testada pela fabricante. (Ex: 3200Mhz XMP rodando a 2800 no Ryzen)

 

Mas, realmente, os Micron não são exatamente muito bons, ser Dual Ranked também atrapalha um pouco. Mas talvez com um pouco de paciência você deve conseguir alcançar uns 2400 Mhz estável, aumentando as latências de pouco a pouco.

 

No entanto, além disso levar tempo pra testar, o ganho em desempenho de 2133 pra 2400 não vai chegar a compensar tanto assim quanto seria, por exemplo, 2666, 2800, 2933, etc...

Então, já informei acima, estou completamente estável em 2667MHz 14 14 14 14 35 com 1.3v

adicionado 1 minuto depois

Que eu acho ser o máximo que consigo nesse kit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Flávio Santana Lima disse:

Então, já informei acima, estou completamente estável em 2667MHz 14 14 14 14 35 com 1.3v

Falta de atenção minha, desculpa.

 

Mas ainda assim, se conseguiu essa frequência, deve ficar tranquilo, tu pode tentar colocar um pouco mais de tensão nas memórias. Até 1.4V não é "tão" ruim, 1.35v sendo a tensão padronizada em DDR4 pra clocks acima de 2666.

 

Tente usar latências 15-16-16-16/15 em 2933 Mhz aumentando a tensão um pouco. Eu ainda acredito que 2666 já seja um overclock bom para memórias, mas talvez eu ainda esteja "preso" com as antigas DDR2 e algumas DDR3 rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

 

Creio que colocar seu processador a 3.9 Ghz utilizando o cooler stock não seja a melhor das idéias. Apesar dos R5 serem ainda mais frios, eu tentaria algo mais seguro, entre 3.7 a 3.8 ghz, sei que o Wraith Spire é um cooler bom, mas temperaturas altas tendem a degradar a vida útil do componente.

 

Overclockar memórias não é exatamente a coisa mais fácil do mundo, sendo uma verdadeira loteria nos chips de memória. Adicionalmente o controlador de memória em processadores Ryzen não são a coisa mais fácil de domar.

 

Altere as configurações de Vcore SOC para 1.0~1.15v (Max) e começe a tentar subir os clocks de sua memória.

 

Lembre-se que com isso, sua latência deve aumentar conforme os clocks. Exemplo: Caso suas memórias a 2400Mhz tiverem latência 11/12, a 2666 devem subir para 13*, em 2800 a 14/15. Suas memórias devem ser capazes de suportar 1.35V normalmente também, essa pequena diferença poderá lhe ajudar a alcançar clocks maiores.

 

Eu encontrei este Tutorial no Google, e deve lhe ajudar com algumas dicas sobre as latências.

 

Ao invés de utilizar Voltagens dinâmicas no processador, tente utilizar voltagens manuais, começando por 1.25~1.30 e subindo até o máximo de 1.40~1.42 (Creio ser mais que o suficiente, até um pouco exagerado, caso precisar de tanta tensão assim, o processador irá esquentar demais para seu cooler.)

 

 

 

você acha que esse artigo ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, xizzun disse:

você acha que esse artigo ajuda?

Diria que sim, parece ter uma boa explicação sobre memórias e overclock em geral.

 

Levando em consideração que o Hyper 212 ficou a 63 durante load com 3.8, já mostra que fazer over com o cooler stock não é a coisa mais segura. A diferença em capacidade de refrigeração dos coolers são notáveis, apesar de não ser nada gritante.

 

Tente seguir os passos no post do Reddit, na verdade, foi dali que consegui muitas informações sobre os Ryzen, memórias e placas mãe AM4.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

Diria que sim, parece ter uma boa explicação sobre memórias e overclock em geral.

 

Levando em consideração que o Hyper 212 ficou a 63 durante load com 3.8, já mostra que fazer over com o cooler stock não é a coisa mais segura. A diferença em capacidade de refrigeração dos coolers são diferentes, apesar de não ser nada gritante.

 

Tente seguir os passos no post do Reddit, na verdade, foi dali que consegui muitas informações sobre os Ryzen, memórias e placas mãe AM4.

 

Boa sorte!

Coloquei que nem ele falou no artigo, mas fiz um benchmark no gta e mesmo assim desligou, então acho que não é meu over o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, xizzun disse:

Coloquei que nem ele falou no artigo, mas fiz um benchmark no gta e mesmo assim desligou, então acho que não é meu over o problema

Alguns processadores são diferentes dos outros (mesmo sendo o mesmo modelo), quanto melhor o silício e "binagem" de seu processador, maior o over que vai conseguir.

 

Você pode tentar utilizar uma tensão um pouco mais alta, ou tentar fazer seguir a tensão recomendada por ele para 3.7 ghz, se o sistema ficar estável, diminua a tensão de pouco em pouco até encontrar o ponto onde estabilidade e menos energia sendo consumida fiquem bons.

 

Algumas placas tem outras opções também, como LLC por exemplo com estágios diferentes (tal tenta entregar mais tensão ao processador em casos que a placa-mãe detecta que a tensão não será suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

Falta de atenção minha, desculpa.

 

Mas ainda assim, se conseguiu essa frequência, deve ficar tranquilo, tu pode tentar colocar um pouco mais de tensão nas memórias. Até 1.4V não é "tão" ruim, 1.35v sendo a tensão padronizada em DDR4 pra clocks acima de 2666.

 

Tente usar latências 15-16-16-16/15 em 2933 Mhz aumentando a tensão um pouco. Eu ainda acredito que 2666 já seja um overclock bom para memórias, mas talvez eu ainda esteja "preso" com as antigas DDR2 e algumas DDR3 rs...

 

Sim, mas não consegui, essa minha não vai para 2933, porém está em 2667 MHz com 1TCR 14 14 14 14 35. Reduzi do 2 pro 1. Tentei muitas combinações, não deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador e @Nishijima_filho Resumindo minha noite de tentativas: 

Primeira: Não consegui aumentar clock da memória, ficou em 2667MHz

Segunda: Abaixei o tCR para 1, assim os timings estão 1 14 14 14 14 35 em 2667MHz

Terceiro: Tentei mais OC, com o soc Voltage em 1.2, estou com 3,8GHz em 1.35v, consegui colocar 3.9 porém pede 1.44v (engraçado que com 25MHz(3875MHz) a menos, fica estável nos 1.4v). 

Assim estou nos [email protected], 2667MHz@1 14-14-14-14/35 e 1.3v na ram.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não em. Buga muito, coloquei timing alto 20 20 20 20 50 2t e funcionou em 2133MHz e 2667, já 2800 buga que o try recount não funciona e preciso dar um clear cmos, acima dos 2800, o try recount funciona que é uma beleza. Acho que atingi o limite do clock nessa memória, vi um YouTuber falando que a kingston fazia isso, e em um skylake ele colocou 3000 nelas.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Eu acho que não em. Buga muito, coloquei timing alto 20 20 20 20 50 2t e funcionou em 2133MHz e 2667, já 2800 buga que o try recount não funciona e preciso dar um clear cmos, acima dos 2800, o try recount funciona que é uma beleza. Acho que atingi o limite do clock nessa memória, vi um YouTuber falando que a kingston fazia isso, e em um skylake ele colocou 3000 nelas.

É normal cara, ainda diria que de 2133 pra 2667 já é algo significante. A diferença de valor para esses clocks não é tão alta, mas já significa que tu salvou uns trocados.

 

Paguei meu processador e memórias hoje, vamos ver se esse negócio de entrega ninja da Kabum funciona. xD

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae caras, sou novo aqui no fórum e estou precisando de uma ajuda sobre os testes que ando fazendo no Ryzen 5 1600 que adquiri em conjunto com uma ASUS B350-PLUS. Usei o OCCT para stressar por uns 5 min. mas durante o teste o VCore da CPU chegou a 1.7v, será que pode dar me.r.da e acabar ferrando o VRM? Tipo, só durante o teste que ficou nessa tensão, e a temperatura chegou no máximo 51ºC com um Cooler Hyper T4 que tenho. Depois no uso normal sem estressar sempre fica em 1.2~1.31v e abaixo de 40ºC.

Obs : n fiz overclock ainda, mas se sem ter feito OC já deu essa tensão alta no teste do OCCT imagina com OC, então fico com um pé atrás...ou n pega nada se a temperatura não subir muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

Cara, mas tipo, até no CPU-Z durante o teste dava essa tensão alta! Já fiz umas 4 vezes o teste no OCCT e deu a mesma b0sta. Ficava em 1.7v tanto no monitor do OCCT como no do CPU-Z! Quando não está em stress fica sempre oscilando abaixo de 1.3v a tensão. Mas se a tensão subiu tanto nos testes, então por que a temperatura do Ryzen não chegou nem a 60ºC? O máximo que atingiu de temp. foi 55ºC, acho que é pelo fato do meu gabinete ter uma ventilação boa. Devo fazer outro teste de stress em outro programa tipo o HWINFO64, AIDA64...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Hermantraut disse:

@Atretador

Cara, mas tipo, até no CPU-Z durante o teste dava essa tensão alta! Já fiz umas 4 vezes o teste no OCCT e deu a mesma b0sta. Ficava em 1.7v tanto no monitor do OCCT como no do CPU-Z! Quando não estava em stress ficou abaixo de 1.3v a tensão. Mas se a tensão subiu tanto, então por que a temperatura do Ryzen não chegou nem a 60ºC? Devo ainda testar isso em outro programa tipo o HWINFO64, AIDA64...?

Sua placa-mãe não tem VRM forte o suficiente pra entregar 1.7V, mesmo no R5, 1.7V chegaria a coisa de 130A, sendo que sua placa deve entregar coisa de 100~110A no máximo.

 

Nesse ponto, sua placa-mãe teria queimado os VRMs, então sua tensão nunca chegou a esse ponto, é apenas um erro de leitura, fique tranquilo.

 

Tente utilizar o Ryzen Master pra verificar voltagens e similares, o HWiNFO também deve lhe dar leituras mais corretas com as reais. Caso ainda não tenha feito, atualize sua BIOS para a última versão disponível também, a AMD recomendou o HWiNFO pra ler voltagens.

 

Para fazer stress testing, você pode continuar utilizando o OCCT ou procure o Prime95. Ambos devem fazer o trabalho corretamente. Normalmente o AIDA não consegue forçar uma quantia muito grande de erros no sistema por instabilidade, enquanto o OCCT e o Prime95 conseguem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, beleza?

 

Estou com o seguinte kit: Msi z370 Gaming Plus, WaterCooler Corsair H60, Gigabyte GTX 1070,Corsair DDR4 2400mhz e um Ryzen 1600x.

Tentei fazer overclock nesse cara para 4.0ghz em 1.4v e não tive estabilidade, fazendo testes no Prime95 a máquina reinicia após uns 10min.

Neste momento consegui estabilizar o clock em 3.9ghz a 1.37v. Gostaria de saber, é recomendável subir ainda mais a tensão para que eu alcance os 4ghz?

Meu objetivo para este overclock é obter uma estabilidade maior em altas taxas de FPS nos games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, leandrowisky disse:

Pessoal, beleza?

 

Estou com o seguinte kit: Msi z370 Gaming Plus, WaterCooler Corsair H60, Gigabyte GTX 1070,Corsair DDR4 2400mhz e um Ryzen 1600x.

Tentei fazer overclock nesse cara para 4.0ghz em 1.4v e não tive estabilidade, fazendo testes no Prime95 a máquina reinicia após uns 10min.

Neste momento consegui estabilizar o clock em 3.9ghz a 1.37v. Gostaria de saber, é recomendável subir ainda mais a tensão para que eu alcance os 4ghz?

Meu objetivo para este overclock é obter uma estabilidade maior em altas taxas de FPS nos games.

Diria que isso fica mais a seu critério Leandro, o ganho por esses 100 Mhz não são lá muito grandes, a tensão que você deve conseguir alcançar esse clock deve ser coisa de 1.425~1.435, o que é bem alto.

 

Coisa que você pode tentar fazer é trabalhar na sua memória agora ao invés do processador, 3.9 Ghz é muito bom a 1.37, apenas verifique se as configurações estão realmente boas, deixe o Prime95 rodando algumas horas e utilize algum software para monitorar e logar as voltagens e temperaturas, caso notar muitas variações em tensão, tente diminuir a configuração de LLC em sua BIOS.

 

Dependendo da latência das suas memórias, talvez você consiga algo como 2666~2800, que já é um ganho bom para esses processadores, aonde a Infinity Fabric trabalha no clock das memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...