Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

@Nishijima_filho

Atualizei a BIOS da mobo (de novo), porque já tinha atualizado só que era pra uma versão beta (0803), agora estou com a versão 0805 estável da BIOS. Após isso fiz outro teste no OCCT e monitorei pelo CPU-Z e HWINFO...

https://prnt.sc/g579kn

Acho que os mais próximos da leitura correta sejam o HWINFO e o CPU-Z (que começou a mostrar uma tensão mais baixa após eu ter atualizado a BIOS). Estou afim de fazer OC na memória 2400MHz para 2666MHz mas estou meio perdido se deixo os timings que a Kingston passou ou mudo alguns. Na BIOS da ASUS aparece as opções Auto e DOCP...Preciso deixar no DOCP e dai ajusto o offset da tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

Diria que isso fica mais a seu critério Leandro, o ganho por esses 100 Mhz não são lá muito grandes, a tensão que você deve conseguir alcançar esse clock deve ser coisa de 1.425~1.435, o que é bem alto.

 

Coisa que você pode tentar fazer é trabalhar na sua memória agora ao invés do processador, 3.9 Ghz é muito bom a 1.37, apenas verifique se as configurações estão realmente boas, deixe o Prime95 rodando algumas horas e utilize algum software para monitorar e logar as voltagens e temperaturas, caso notar muitas variações em tensão, tente diminuir a configuração de LLC em sua BIOS.

 

Dependendo da latência das suas memórias, talvez você consiga algo como 2666~2800, que já é um ganho bom para esses processadores, aonde a Infinity Fabric trabalha no clock das memórias.

obrigado pelas dicas, irei deixar este clock mesmo. Estou utilizando programas para monitorar as tenções e temperatura. Com o processador em stress o  aplicativo me indicava uma tensão de 1.39v e a temperatura não passou dos 75 C.

 

Quanto as memórias, não tenho muito conhecimento sobre as latências, por enquanto elas estão configuradas no modo XMP 2 direto na BIOS com o clock de 2400mhz. As latências da minha memória é a seguinte: 16-16-16-39, isso são latências altas? é possível subi-las?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Hermantraut disse:

@Nishijima_filho

Atualizei a BIOS da mobo (de novo), porque já tinha atualizado só que era pra uma versão beta (0803), agora estou com a versão 0805 estável da BIOS. Após isso fiz outro teste no OCCT e monitorei pelo CPU-Z e HWINFO...

https://prnt.sc/g579kn

Acho que os mais próximos da leitura correta sejam o HWINFO e o CPU-Z (que começou a mostrar uma tensão mais baixa após eu ter atualizado a BIOS). Estou afim de fazer OC na memória 2400MHz para 2666MHz mas estou meio perdido se deixo os timings que a Kingston passou ou mudo alguns. Na BIOS da ASUS aparece as opções Auto e DOCP...Preciso deixar no DOCP e dai ajusto o offset da tensão?

Que bom que era meio que a Bios, plataforma nova é sofrência mesmo.

 

Se for tentar fazer over manual, não trabalha com offset, coloca a tensão a 1.35 na ram e o VDDC SOC a 1.1~1.15v, tente subir pra 2666 colocando os mesmos timings que sua ram veio de fábrica manualmente e teste instabilidade no OCCT por algumas horas. Se passar por instabilidade, tente aumentar a tensão da ram pra 1.36~1.38 e teste de novo.  

adicionado 7 minutos depois
3 horas atrás, leandrowisky disse:

obrigado pelas dicas, irei deixar este clock mesmo. Estou utilizando programas para monitorar as tenções e temperatura. Com o processador em stress o  aplicativo me indicava uma tensão de 1.39v e a temperatura não passou dos 75 C.

 

Quanto as memórias, não tenho muito conhecimento sobre as latências, por enquanto elas estão configuradas no modo XMP 2 direto na BIOS com o clock de 2400mhz. As latências da minha memória é a seguinte: 16-16-16-39, isso são latências altas? é possível subi-las?

 

1.39V é aceitável, 75C é um pouco alto pra esse cooler que está usando, eu acho. Você pode manter assim, eu pessoalmente diminuiria uns mV nesse Vcore e testava pra instabilidade e temperaturas. Quanto mais altas as temperaturas, mais rápido seu componente degrada.

 

Latência funciona meio que ao contrário, quanto menores, mais rápido suas memórias trabalham. Imagina que seu processador manda dados a memória em "partes", cada dado é "dividido" pelo número de latência, ou se não, para uma memória CL14, o processador precisa enviar os dados em 14 "partes", CL16, 16 "partes".

 

Se você tem pouca ideia de overclocking de memórias, recomendaria ver alguns vídeos e dicas de como fazer (tem muitos para os Ryzen), infelizmente agora não tenho muito acesso a buscas, não estou em casa e...sou horrível pra digitar no celular xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OIá.

 

Conclui a montagem do meu PC ontem e gostaria de dicas para iniciar o O.C

Essa vai ser minha primeira vez, então peço um pouco de paciência.

 

Tenho muitas duvidas de por onde começar e até onde posso chegar para deixar o PC estável e não abaixar tanto a vida útil dos componentes.

 

MEU KIT:

Ryzen 1700 usando cooler box.

Aorus gaming k5 x370 usando bios F3 (ultima versão)

Memória Corsair Vengeance RGB 16GB (2x8GB) 2666Mhz DDR4

 

 

 

HELP @Atretador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HeitorLima Cara, não tem segredo.

 

Tem que ir subindo e testando, coloca a tensão no manual, e vai subindo o multiplicador de pouco em pouco, 0.50x p/ vez, até ficar instavel e desligar, dai sobe um pouco a tensão, tipo 0.050mV e testa até ficar estável.

 

O @Flávio Santana Lima tem um R7 1700 com uma B350M Mortar, pode te ajudar

 

Eu recomendo ir testando, cada chip é unico, pode conseguir mais clock com menos tensão se der sorte, ou menos clock com mais tensão se der azar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

@HeitorLima Cara, não tem segredo.

 

Tem que ir subindo e testando, coloca a tensão no manual, e vai subindo o multiplicador de pouco em pouco, 0.50x p/ vez, até ficar instavel e desligar, dai sobe um pouco a tensão, tipo 0.050mV e testa até ficar estável.

 

O @Flávio Santana Lima tem um R7 1700 com uma B350M Mortar, pode te ajudar

 

Eu recomendo ir testando, cada chip é unico, pode conseguir mais clock com menos tensão se der sorte, ou menos clock com mais tensão se der azar.

 

 

Opa, obrigado pela resposta.

Eu tenho duvidas ainda mais básicas, eu faço isso tudo pelo BIOS?

Quais programas eu posso usar para fazer de forma mais fácil esse OC?

Quando você diz aumentar o multiplicador quer dizer?

padrão é 3.00

Eu aumento 3.05 depois 3.1 depois 3.15 até chegar meu objetivo que é 3.9?

3.9 é um bom numero para iniciantes com cooler stock no Ryzen 7 1700?

 

E sobre as memórias, elas chegam fáceis até 3.000mhz?

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HeitorLima Cara, com o cooler stock eu recomendaria 3.6~3.7Ghz com o R7 1700, dependendo bastante da temp ambiente.

 

Tem o Ryzen Master, app da AMD para OC no Windows, imagino que a Gigabyte tenha uma aplicação propria tambem.

 

Se você não tem experiencia, eu recomendaria ir subindo 100\200Mhz no maximo, por vez e ir subindo aos poucos a tensão tambem. Depois você ja vai ter uma ideia da faixa de operação clock * tensão do seu proc.

 

Sobre as memorias, vai depender da sorte e do chip dela. Mas, imagino que de para pegar 2800\2933Mhz com um pouco de ajuste, subir um pouco SoC voltage para uns 1.150mV e a tensão da RAM para uns 1.350~1380mV pode ajudar com clocks mais altos nela, afrouxar as latências iniciais tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HeitorLima Te falo assim, primeiro, faça oc no processador, depois na memória.

No proc, é muito fácil colocar 3.8 em 1.4v, porém você tem que calibrar, e isso e reduzir a tensão aos poucos, ou seja, ao seu off-set, no meu caso é 0,0125. Assim, consegui deixar o meu em 3.8 com 1.35v. porém para colocar nos 3.9, preciso da tensão em 1.4 no mínimo, e não tenho confiança nessa tensão, o máximo que é aceitável é 1.45 por aí. 

 

Aumentar o SocVoltage melhora seu PC também, coloquei o Soc em 1.2, e conseguir o clock dito acima. Porém tem que aumentar com cuidado, a minha mobo me alerta se eu tentar colocar acima de 1.3, assim, ficou em 1.2.

 

Para a memória, tenta seguir padrões, porém para subir aos 3000, vejo alguns requisitos, como memorias single rank l, e que já sejam testadas em 3000 MHz. 

 

Ultima dica é seguir padrões já testados por outros, tipo, tentar o que falei e ir vendo como o seu r7 se comporta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho O meu processador já possui um stock de 3.6 acredito que não valha a pena descer mais o clock, neste caso eu acabaria deixando ele em stock...

Irei realizar novos testes, apesar de não ter atingido 4ghz em 1.4v talvez seja possível permanecer nos 3.9 com uma tensão menor que 1.37

 

Pelo que estou vendo este 1600x não é muito bom para overclock... tendo em comparação o 1600 e 1700. Será que podemos esperar algo novo que possibilite uma melhora nesse quesito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, leandrowisky disse:

@Nishijima_filho O meu processador já possui um stock de 3.6 acredito que não valha a pena descer mais o clock, neste caso eu acabaria deixando ele em stock...

Irei realizar novos testes, apesar de não ter atingido 4ghz em 1.4v talvez seja possível permanecer nos 3.9 com uma tensão menor que 1.37

 

Pelo que estou vendo este 1600x não é muito bom para overclock... tendo em comparação o 1600 e 1700. Será que podemos esperar algo novo que possibilite uma melhora nesse quesito?

Diria que não é questão dele ser bom ou não, e sim que o clock médio alcançado nos Ryzen é 3.9 Ghz, 4.0~4.1 Ghz é algo de sorte, loteria. Maioria do pessoal que diz alcançar esses 4 ghz em voltagens menores a 1.4 estão com o sistema instável. É muito fácil fazer uma validação no CPU-Z sem estabilidade no sistema.

 

Não diria que é necessário que diminua o clock do seu Processador, apenas citei que, overclock nos Ryzen leva todos os cores a frequência que tu especificou, sendo acima de 3.6~3.7 Ghz.

 

Os processadores "X" são mais voltados a pessoas que não querem fazer muito overclock e são dependentes da estabilidade do sistema, os "Não X" são basicamente os mesmos processadores com binagem pra um clock mais baixo, deixando na mão do usuário se ele está satisfeito com aquele desempenho ou se vale a pena um overclock.

 

Dependendo da sua refrigeração, tente estabilizar em 3.9 Ghz e já vai ver um belo ganho no geral com o processador.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

@Nishijima_filho 3.6Ghz é a base, todos os núcleos rodam a 3.6Ghz, com XFR a 3.7Ghz, o boost de 1 ou 2 núcleos vai até 4.0Ghz ou 4.1Ghz com XFR.

Dei uma corrigida, obrigado!

 

Ainda acho complicado, pra quem for fazer over pegar a série "X" dos Ryzen não vai acabar ganhando tanto desempenho.

 

Apesar de ter visto muita coisa falando que os 1700X/1800X conseguem atingir esses 4.1 Ghz em todos os cores com mais facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

@Nishijima_filho 1800X é escolhido a dedo, o 1700X e 1600X até onde sei, não são.

 

Não faz muito sentido pegar um 1600X\1700X ou 1800X, quando vem sem cooler, e mesmo que peguem 4.0 mais fácil, não tem muita diferença para 3.9Ghz.

Sim, sem sombra de dúvidas, foi o que falei no post anterior, que as versões "X" não são muito boas para quem quer fazer overclock.

 

A questão do cooler é algo complicado, aqui no Brasil são poucos os que tem suporte pra AM4, eu entrei em contato com a Corsair pra ver se eles conseguiam o Bracket pro 100i V2 e me responderam que estão em falta.

 

Acabei encontrando que o 110i V2 tem suporte para os AM3 no estilo do cooler stock, dá pra usar a backplate que vem junto com a placa-mãe mesmo e acabei comprando.

 

Ainda to aqui mofando e esperando a entrega "Ninja" do Kabum, na última atualização disse que teve "atraso de descarga no avião", to vendo que vou pegar só amanhã ou quinta minhas memórias e processador :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Atretador disse:

@Nishijima_filho 3.6Ghz é a base, todos os núcleos rodam a 3.6Ghz, com XFR a 3.7Ghz, o boost de 1 ou 2 núcleos vai até 4.0Ghz ou 4.1Ghz com XFR.

O meu não alcança nem os 4.0 com estabilidade. Acredito que eu tenha feito uma má escolha. Era mais investimento um 1700...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, leandrowisky disse:

O meu não alcança nem os 4.0 com estabilidade. Acredito que eu tenha feito uma má escolha. Era mais investimento um 1700...

Em alguns pontos, talvez sim, principalmente se você gosta de editar/renderizar vídeos, trabalhar com programas 3D e coisas do tipo.

 

Caso contrário, talvez teria sido melhor investir o dinheiro extra nas memórias com clock mais alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente meu processador e memória chegaram!

 

Depois de uma baita dor de cabeça colocando meu Raid pra funcionar, consegui instalar tudo certinho e comecei a brincar um pouco.

 

Cheguei a atingir 3.7 Ghz, memórias a 3.200 Mhz, minha Taichi coloca o primeiro timing de 15 pra 16, se eu desabilito o "Gear Down" Mode o XMP falha, mas bem... Pelo menos em uns testes que eu fiz 3.333 Mhz se demonstra aceitável nesses timings, preciso testar com maiores voltagens no SoC pra ver se fica completamente estável (Problemas no Prime 95 após 15 minutos de teste a 3.333)

 

Vou ver se consigo 3.8 Ghz estável amanhã com o cooler stock, meu H110i deve chegar logo, aí vai ficar legal brincar com esse R7 :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite !

 

Qual a tensão minima que estão conseguindo rodar o 1700x à 4Ghz???
Aqui à 3.8Ghz roda a 1.356 mas a 3.9Ghz mesmo com 1.375 ele trava depois de fazer algumas vezes os testes no r15.
Qual a tensão que vocês estão vendo rodar por ai?

Como funciona o offset? Pergunto porque deixo ele em 0V, so subo o Vcore mesmo.

Agradeço quem puder me ajudar.

 

Não sei se alguém está tendo problema com o pc, comprei o pc zerp, ryzen 1700x, asrock fatal1ty x370, gskill 3200mhz e 1080ti. Conjunto massa, mas estou tendo uma dor de cabeça desgraçada, mesmo se eu deixar tudo em stock acontece de tempos em tempos o pc ficar com o mouse em slow motion alguns segundos isso que não travar a pela por alguns segundos e volta a ficar normal, baixei o process explorer, quando isso acontece a CPU vai a 100% com system (PID 4) ocupando tudo o processamento, falaram que podia ser driver, é tudo atualizado, o windows é o 10 home original, entrei em contato com a microsoft e tentamos um monte de coisa e nada o problema continua.

Se alguém puder me ajudar com isso ficarei muito grato, porque pensa em algo que está me deixando chateado.

 

Att.

Fabricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Fabricio P Mota disse:

Boa noite !

 

Qual a tensão minima que estão conseguindo rodar o 1700x à 4Ghz???
Aqui à 3.8Ghz roda a 1.356 mas a 3.9Ghz mesmo com 1.375 ele trava depois de fazer algumas vezes os testes no r15.
Qual a tensão que vocês estão vendo rodar por ai?

Como funciona o offset? Pergunto porque deixo ele em 0V, so subo o Vcore mesmo.

Agradeço quem puder me ajudar.

 

Não sei se alguém está tendo problema com o pc, comprei o pc zerp, ryzen 1700x, asrock fatal1ty x370, gskill 3200mhz e 1080ti. Conjunto massa, mas estou tendo uma dor de cabeça desgraçada, mesmo se eu deixar tudo em stock acontece de tempos em tempos o pc ficar com o mouse em slow motion alguns segundos isso que não travar a pela por alguns segundos e volta a ficar normal, baixei o process explorer, quando isso acontece a CPU vai a 100% com system (PID 4) ocupando tudo o processamento, falaram que podia ser driver, é tudo atualizado, o windows é o 10 home original, entrei em contato com a microsoft e tentamos um monte de coisa e nada o problema continua.

Se alguém puder me ajudar com isso ficarei muito grato, porque pensa em algo que está me deixando chateado.

 

Att.

Fabricio

4Ghz é meio que loteria, 3.9 Ghz esse processadores pedem mais ou menos 1.40V no vcore e coisa de 1.15~1.25 no SOC.

 

Se tua placa-mãe for a Gaming K4, eu ficaria de olho nas temperaturas do VRM, os dela são decentes, mas temperaturas altas vão degradar os componentes não só do processador mas da placa-mãe também.

 

A 4Ghz o pessoal tende a colocar 1.425V pra ficar estável.

 

Definitivamente não recomendaria isso se estiver usando o cooler stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3,9 Ghz consegui 100% estável com ≅1,40v no vcore, mas eu uso watercooler h100 da Corsair do meu antigo 3770k, não sei se a temperatura iria ficar num nível aceitável com air cooler. Não cheguei a tentar refinar o overclock para testar estabilidade com 4Ghz.

 

Alguém aqui do fórum já conseguiu estável 4Ghz estável com 1,425v mesmo que só para testar como foi mencionado pelo @Nishijima_filho ? Se com apenas esta tensão já for suficiente para ter uma boa probabilidade de conseguir estabilidade @4ghz irei testar, nem que não deixe em definitivo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, SamucaFO disse:

3,9 Ghz consegui 100% estável com ≅1,40v no vcore, mas eu uso watercooler h100 da Corsair do meu antigo 3770k, não sei se a temperatura iria ficar num nível aceitável com air cooler. Não cheguei a tentar refinar o overclock para testar estabilidade com 4Ghz.

 

Alguém aqui do fórum já conseguiu estável 4Ghz estável com 1,425v mesmo que só para testar como foi mencionado pelo @Nishijima_filho ? Se com apenas esta tensão já for suficiente para ter uma boa probabilidade de conseguir estabilidade @4ghz irei testar, nem que não deixe em definitivo.

Uma coisa que eu ainda estou em dúvida, quando vocês estão monitorando temperatura, olham qual? TCTL ou a da placa-mãe? (Baixem o Hwinfo para verem). A TCTL fica meio alta, aqui a 3.9 Ghz @ 1.375V está chegando aos 65C, mas a temperatura da placa-mãe chega apenas a 50C rodando Prime95, meu H110i V2 chegou hoje!

 

Samuca, estarei tentando 4.0~4.1 Ghz hoje a noite e te falo. Mas te dou certeza que 4.0 Ghz já é loteria, não é fácil assim de pegar e bem complicado deixar estável.

 

O meu aqui a 3.9 já deu um belo ganho e meu cooler parece estar segurando bem até.

 

Quanto a questão de refrigeração, eu realmente não tentaria algo acima de 3.8 Ghz usando um Air Cooler, a não ser que você tenha um Noctua D-15 da vida...

 

Já vi reports de gente com o Hyper 212 chegando a apenas 62C (Creio ser na temp da placa-mãe) a 3.9 Ghz, mas é difícil saber as condições térmicas do local e gabinete da pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

temps.thumb.JPG.065623b0e02472cb462355b1a7cc335c.JPG@Nishijima_filho  Olha o meu caso, estou em duvida, olha as temps do hw monitor, porém o MSI comander me diz 41, não sei em qual confiar.

 

Vendi meu Masterliquid 240, investi um pouco e peguei um noctua U12S, não é lá grande coisa e tal, paguei caro, porém vai durar uma vida toda, coisa que eu tinha bastante receio com o WC. Enfim, tenho que parar o teste por conta desse 88 graus ai. Minha placa-mãe é uma b350m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um ryzen 5 1600, com uma asus b350 prime plus(bios atualizada) + 8gb ddr4 2666 hyperx. A cpu esta a @3.7, a minha duvida é o vcore, qual esta correto? O do AMD master ou dos outros programas? Indiferente de qual está correto, essa tensão é segura? Não quero um over extremo, para min já esta bom. Desde ja agradeço a ajuda.teste.thumb.jpg.af884c7691214f152ac9c268eb04957e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima, @SamucaFO

É meio bizarro, em casos vi que o TCTL é mais "Confiável" em outros falam que é uma forma incorreta de reportar a temperatura que a AMD coloca nos chips...meio difícil.

 

@José Henrique Nágera

O do CPU-Z/HWMonitor parecem estar corretos, o Ryzen Master não me deu leituras muito precisas aqui...

Para esses 3.7 Ghz seus, tente diminuir o Vcore pra 1.30 e rode o Prime 95 por um tempinho, 1 hora pelo menos, se ficar bom deve melhorar suas temperaturas.

 

Eu...sinceramente não sei se dei azar ou se a BIOS da minha Taichi está limitando meu over. A 3.9 Ghz/1.35 Vcore meu 1700 ficou estável, sem problemas até agora. Consegui diminuir 5C da temperatura que estava pegando antes com 1.375v.

 

Porém, se eu tento colocar 3.925 Ghz ou mais, mesmo com 1.425 de vcore a placa simplesmente trava com erro 78, tal sendo pelo over, tentei várias configurações de LLC, Vcore, deixei a memória sem XMP, SOC a 1.20 e nada.

 

Acabei desistindo de tentar mais de 3.9 e comecei a diminuir o Vcore como citei acima, agora to vendo se consigo um clock maior nas memórias, estou testando a 3.333 Mhz com os mesmos timings que no XMP @3.200, precisei aumentar a tensão nelas pra 1.385, mas não fez diferença nenhuma nas temperaturas.

 

Prime95 rodando faz 30 minutos aqui a 3.9 [email protected]/RAM 3.333 Mhz 1.385V 16-15-15-35-50, temperaturas no TCTL a 50~55C (Deu um pico pra 65C ainda agora) e no CPU (mesmo que o AIDA) 44~45C (Pico de 52C).

 

Consegui 1.726 de score no CB com essa configuração, parece que vai ficar assim xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...