Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

11 horas atrás, Nishijima_filho disse:

@Flávio Santana Lima, @SamucaFO

É meio bizarro, em casos vi que o TCTL é mais "Confiável" em outros falam que é uma forma incorreta de reportar a temperatura que a AMD coloca nos chips...meio difícil.

 

@José Henrique Nágera

O do CPU-Z/HWMonitor parecem estar corretos, o Ryzen Master não me deu leituras muito precisas aqui...

Para esses 3.7 Ghz seus, tente diminuir o Vcore pra 1.30 e rode o Prime 95 por um tempinho, 1 hora pelo menos, se ficar bom deve melhorar suas temperaturas.

 

Eu...sinceramente não sei se dei azar ou se a BIOS da minha Taichi está limitando meu over. A 3.9 Ghz/1.35 Vcore meu 1700 ficou estável, sem problemas até agora. Consegui diminuir 5C da temperatura que estava pegando antes com 1.375v.

 

Porém, se eu tento colocar 3.925 Ghz ou mais, mesmo com 1.425 de vcore a placa simplesmente trava com erro 78, tal sendo pelo over, tentei várias configurações de LLC, Vcore, deixei a memória sem XMP, SOC a 1.20 e nada.

 

Acabei desistindo de tentar mais de 3.9 e comecei a diminuir o Vcore como citei acima, agora to vendo se consigo um clock maior nas memórias, estou testando a 3.333 Mhz com os mesmos timings que no XMP @3.200, precisei aumentar a tensão nelas pra 1.385, mas não fez diferença nenhuma nas temperaturas.

 

Prime95 rodando faz 30 minutos aqui a 3.9 [email protected]/RAM 3.333 Mhz 1.385V 16-15-15-35-50, temperaturas no TCTL a 50~55C (Deu um pico pra 65C ainda agora) e no CPU (mesmo que o AIDA) 44~45C (Pico de 52C).

 

Consegui 1.726 de score no CB com essa configuração, parece que vai ficar assim xD

 

Realmente minha experiencia com over é nula!!!! Diminui o vcore, na bios ficou setado em 1,30125, porém no win fica variando entre 0,496 ~~1,330. Não consigo eliminar essa variação. Essa variação é normal nos Ryzen? Não ha perigo dessa tensão tão baixa, congelar o sistema? 

3,7@ vcore1,301.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, José Henrique Nágera disse:

 

Realmente minha experiencia com over é nula!!!! Diminui o vcore, na bios ficou setado em 1,30125, porém no win fica variando entre 0,496 ~~1,330. Não consigo eliminar essa variação. Essa variação é normal nos Ryzen? Não ha perigo dessa tensão tão baixa, congelar o sistema? 

3,7@ vcore1,301.jpg

É normal cara, o qie você pode fazer é colocar o modo de energia do Windows para alta performance. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Nishijima_filho disse:

É meio bizarro, em casos vi que o TCTL é mais "Confiável" em outros falam que é uma forma incorreta de reportar a temperatura que a AMD coloca nos chips...meio difícil.

 

Fazendo um teste do contiusa, ao colocar um fan sobre o VRM, o mesmo para de crescer essa temp, acho que é por conta do VRM porco que a MSI ta colocando nas placas mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2017 às 12:56, Nishijima_filho disse:

É normal cara, o qie você pode fazer é colocar o modo de energia do Windows para alta performance. 

Não consegui manter o vcore a1. 30, no teste de stress do Aida 64 ele passa, mas jogando há travamento do mesmo. Aumentei na bios para 1.319  e no Windows fica variando de 0.695 a 1.365

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tenho um r1700 e fiz overclock usando o auto overclock da ASUS (overclock tuner).
Ele subiu de 3000mhz para 3650mhz, com Core voltage automatica, variando em torno de 1,2V.


Fiquei satisfeito com esses 3650mhz, não queria subir mais, posso deixar tudo em auto ou melhor setar manualmente as configurações?

Poderia alguém dizer, baseado nessa tela abaixo, as configurações que eu posso deixar para manter esse clock?

Fiz alguns testes e o sistema está estável. CB15, cpuz e Prime 95. No prime q a temperatura chegou há 65º com cooler rodando em 2000rpm. Moro em Fortaleza.. rsrssrs

WhatsApp Image 2017-08-13 at 15.19.38.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Henrique Nágera Ainda é normal amigo, o Vcore no sistema nunca mostra corretamente. O HWiNFO é um dos poucos programas que mostram o Vcore correto do processador e em apenas uma medida. Se você estiver desconfiado que isso está causando problemas, você pode procurar em sua BIOS a opção AMD Cool'n'Quiet e desativar ela.

 

@durthvader Seu processador tem "Turbo" pra 3.7, subindo até um pouco mais dependendo da situação, se você pretende editar/renderizar vídeos ou similares, eu recomendaria um OC manual, se estiver usando o cooler stock, você deve conseguir os 3.7 Ghz sem muitos problemas com 1.275 de Vcore (Talvez 1.3~1.325, depende da sorte).

 

Se você for apenas jogar e fazer tarefas mais básicas como navegação, planilhas e por aí vai, compensa mais manter seu processador na frequência padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2017 às 00:54, Nishijima_filho disse:

@Flávio Santana Lima, @SamucaFO

É meio bizarro, em casos vi que o TCTL é mais "Confiável" em outros falam que é uma forma incorreta de reportar a temperatura que a AMD coloca nos chips...meio difícil.

 

@José Henrique Nágera

O do CPU-Z/HWMonitor parecem estar corretos, o Ryzen Master não me deu leituras muito precisas aqui...

Para esses 3.7 Ghz seus, tente diminuir o Vcore pra 1.30 e rode o Prime 95 por um tempinho, 1 hora pelo menos, se ficar bom deve melhorar suas temperaturas.

 

Eu...sinceramente não sei se dei azar ou se a BIOS da minha Taichi está limitando meu over. A 3.9 Ghz/1.35 Vcore meu 1700 ficou estável, sem problemas até agora. Consegui diminuir 5C da temperatura que estava pegando antes com 1.375v.

 

Porém, se eu tento colocar 3.925 Ghz ou mais, mesmo com 1.425 de vcore a placa simplesmente trava com erro 78, tal sendo pelo over, tentei várias configurações de LLC, Vcore, deixei a memória sem XMP, SOC a 1.20 e nada.

 

Acabei desistindo de tentar mais de 3.9 e comecei a diminuir o Vcore como citei acima, agora to vendo se consigo um clock maior nas memórias, estou testando a 3.333 Mhz com os mesmos timings que no XMP @3.200, precisei aumentar a tensão nelas pra 1.385, mas não fez diferença nenhuma nas temperaturas.

 

Prime95 rodando faz 30 minutos aqui a 3.9 [email protected]/RAM 3.333 Mhz 1.385V 16-15-15-35-50, temperaturas no TCTL a 50~55C (Deu um pico pra 65C ainda agora) e no CPU (mesmo que o AIDA) 44~45C (Pico de 52C).

 

Consegui 1.726 de score no CB com essa configuração, parece que vai ficar assim xD

 No seu overclock, você muda somente a frequência do processador ou do barramento?

Qual o limite de temperatura que pode rodar sem problemas? Tenho uma asrock fatalyt1 gaminng profissional. Você está rodando com Windows 10? Eu tendo problemas, as vezes o pc da umas travadas na tela, baixei o process explorer, quando ele da essas travadas o system oucupa os 100% da CPU, os drivers são os mais recentes, windows original com todas as atualizações, não sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí galera estou acompanhando o topico e queria tirar uma duvida,

 

Comprei o ryzen 5 1600

Msi pc mate

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 3000Mhz DDR4 CL15 Red - CMK8GX4M2B3000C15R

É uma boa combinação essa mobo e a ram?

 

 Sera q vou ter muito trabalho para setar as memoria a 3000mh ou 3200mhz.

Ps: so estou aguardando chegar espero q esta semana ainda isso se correios ajudarem kkkkk

valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

@Bizkingz Vai depender da sua sorte :X

 

Com a mesma mobo eu consigo 2800Mhz CL18 com uma memoria 2667 CL17 a 1.370mV e SoC voltage a 1.150mV,

 

 É seria otimo se ela pegasse o clock a 3k sozinha, mas quando chegar todo o kit posto aqui pra galera.

valeu pela atenção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 8/14/2017 às 23:22, Atretador disse:

@Nishijima_filho Esse turbo é só quando estiver usando 1 ou 2 núcleos, mais que isso e todos os núcleos ficam a 3.0Ghz ou 3.15Ghz com XFR. :x

 

No meu caso subia os 3 primeiros "threads" com o H110i, mas era em periodos bem pequenos, nunca constante. Ainda assim, não acho que seja lá a melhor das idéias um over pra 3.7 Ghz, o ganho não parece compensar a troca por energia consumida e calor criado pelo chip.

 

@Fabricio P Mota E eu achando que a minha Taichi era overkill...rs

 

Cara, eu, no momento, estou com over apenas no multiplicador. Se eu tento empurrar qualquer coisa acima de 3.9 Ghz no meu 1700 a placa não da boot, provavelmente não ganhei na "loteria", precisei dar uma arrumada no meu offset de tensão para subir até os 1.375~1.38v quando necessário, 1.35v demonstrou instabilidade fora do Prime95 enquanto rodava um jogo.

 

Sim, estou rodando com Windows 10 atualizado. Uma pergunta, você tem algum software de segurança de bancos instalado? Eu ainda não testei aqui, mas a porcaria do gbpsv.exe dava problema com meu 2600k assim que ele saiu, causando essa "taxa" no processador sem sentido, sendo pelo system ou o próprio executável em questão, não duvidaria o mesmo se repetir com os Ryzen que são "novos" ainda.

 

Se não for isso, tente refazer a instalação do seu sistema, veja também se a tensão de suas memórias estão nos conformes do XMP delas, grande maioria das memórias sua placa-mãe vai colocar 1.35V assim que ativar o XMP.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

@Nishijima_filho A 4.0Ghz ainda consome e esquenta menos que um i7-7700K em stock :P

 

Esses chips são bem eficientes, unico problema é a arquitetura não permitir OCs mais altos nesta geração ;-;

Acho que comparar esses i7 colados com maionese com qualquer um dos Ryzen, sendo R5 ou R7 é bem desvantajoso pra Intel. Mas há os "gamers" com monitores 1080p 60htz que diriam que o 7700K é melhor. xD

 

Pois é, ainda estou triste não ter conseguido nada acima de 3.9 Ghz, meio que peguei o H110i pra tentar ao menos 4.0... Mas bem, minha loteria acabou saindo nas memórias, com elas sendo Samsung B-Die, já é o suficiente.

 

Voltei de uma viagem hoje, tenho que tentar testar as coisas aqui de novo, subir o clock dessa memória. Duro que a Taichi tem tanta configuração de timing que eu fico perdido @.@

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho

Citação

1080p 60htz

com essa taxa de atualização um dual core serve :D

 

em 144htz, bom, mesmo a 5Ghz em diversos jogos os 7700K sofrem.

 

Citação

Pois é, ainda estou triste não ter conseguido nada acima de 3.9 Ghz, meio que peguei o H110i pra tentar ao menos 4.0.

Cara, 100mhz, a diferença esta mais na sua cabeça :P

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que temperatura eu posso considerar segura no ryzen 7 1700?

Sem muito uso fica entre 42 e 46ºC (29ºC ambiente)
Num teste normal do cinebench ele atinge 65ºC.
No teste de stress de cpu do Aida64 ele chega em 68º com 3 min de teste e praticamente se mantem estável.

Fiz um over pra 3.700 com coler box (Wirth Sapphire)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Atretador disse:

@Nishijima_filho

com essa taxa de atualização um dual core serve :D

 

em 144htz, bom, mesmo a 5Ghz em diversos jogos os 7700K sofrem.

 

Cara, 100mhz, a diferença esta mais na sua cabeça :P

 

1080p 60h? Não diria isso, tem jogos que dependem muito do processador ainda, um dos melhores exemplos seria GTA V atualmente. Tu pode colocar uma 1080ti com um Core 2 Duo no sistema, a quantia de stutter seria absurda porquê o processador não vai dar conta da engine do jogo + troca de processos com a GPU.

 

Ah, os 100 Mhz... Números mesmo, apenas números.

 

Eu consegui alcançar 3.99Ghz aqui hoje de manhã, porém precisei de 1.46Vcore, o que é muito alto para 90 Mhz, fora que, o controlador de memória não dá conta de ativar o XMP nesse ponto, o sistema não da post com ele ativo.

 

Tentei um over na memória para 3.466 Mhz e meio que funcionou a CL16, mas o processador em si não teve ganho. A memória teve ganhos de 3~4k Mb/s de transferência, enquanto isso pode ser um número grande se comparado ao XMP stock de 3.200 Mhz CL15, não acho que isso faça diferença assim no uso diário, renderização/Compressão de vídeos ou jogos.

 

@durthvader A temperatura máxima desses processadores, onde vi, era de 95C (Site da AMD), mas tem um porém. No meu 1700 com a Taichi, tenho 2 leituras de temperatura do processador, 1 delas é a TCTL, que a 3.9 Ghz chega a 63~65C. Tenho uma outra que é a da placa-mãe, mas nunca chega a 50C. Eu ainda não consegui entender esse offset de praticamente 10~15C entre uma temperatura e outra, sendo que ficou claro que o Offset existia apenas nos chips "X" da AMD e era de 20C.

 

Use o HWiNFO para monitorar suas temperaturas e/ou o Ryzen Master. Se em um teste curto seu processador alcança os 65C, (Sendo em qualquer uma das temperaturas que citei acima), pode levar a instabilidade em seu sistema por um período extenso de uso do processador e degradar o hardware.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Nishijima_filho disse:

1080p 60h? Não diria isso, tem jogos que dependem muito do processador ainda, um dos melhores exemplos seria GTA V atualmente. Tu pode colocar uma 1080ti com um Core 2 Duo no sistema, a quantia de stutter seria absurda porquê o processador não vai dar conta da engine do jogo + troca de processos com a GPU.

60hz não faz diferença. Ja em 144hz, no qual os frames extras seriam mostrados, sim.

 

Citação

Tentei um over na memória para 3.466 Mhz e meio que funcionou a CL16, mas o processador em si não teve ganho. A memória teve ganhos de 3~4k Mb/s de transferência, enquanto isso pode ser um número grande se comparado ao XMP stock de 3.200 Mhz CL15, não acho que isso faça diferença assim no uso diário, renderização/Compressão de vídeos ou jogos.

O ganho de performance meio que para nos 2933\3200mhz...e mesmo assim, começa a fazer diferença a partir de uma GTX1070, e em alguns casos nem tem diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Atretador disse:

60hz não faz diferença. Ja em 144hz, no qual os frames extras seriam mostrados, sim.

 

O ganho de performance meio que para nos 2933\3200mhz...e mesmo assim, começa a fazer diferença a partir de uma GTX1070, e em alguns casos nem tem diferença.

Ah sim, mas fora dessa parte de alta taxa de atualização, processadores dual core tendem a segurar o desempenho no GTA V, mesmo com placas mais fracas, em muitos casos, não deixando uma placa que supostamente conseguiria executar o jogo em qualidade alta a 60FPS.

 

Os ganhos nas memórias aparecem bastante em questão de multitasking, não jogos. Porém, acima de 3.200 os ganhos de multitasking já são bem menores. Ainda estou me perguntando se devo tentar alcançar um over estável nessas memórias ou devo apenas deixá-las stock, no HandBrake o ganho foi coisa de 2~3% a 3.466 Mhz, mesmo sabendo que as memórias aguentam até 1.4V brincando, não acho o ganho suficiente para o aumento de 1.35 para 1.38V, se fosse ao mínimo 5%...

 

Mas bem, ainda tenho que testar esse rio de Timings, grande maioria deles eu não entendo ainda :c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera!

O seguinte, estou com:

Ryzen 1700x à 3.8

Gskill. 3.200 de fábrica

Asrock x370 Fatal1ty gaming profissional

1080ti strix

 

Mas estou com uma tristeza *****, o meu 4770k com r9 270x era tudo melhor kkkk.

 

Estou com windows 10 home original.

 

O principal problema é o seguinte, isso que vou relatar acontece mesmo deixando todas as configurações de fabrica, de tempos em tempos a tela trava uns 4segundos e volta ao normal ou o mouse se move em slow motion. Já atualizei todos os drivers, windows atualizado, desabilitei windows update e outros intes do windows e o problema persiste, alguém tem ideia do que pode ser???

 

a temperatura do processador não passa de 42º (tem watercooler tanto na CPU como GPU)

 

Ficarei muito grato se puderem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Fabricio P Mota disse:

Boa tarde galera!

O seguinte, estou com:

Ryzen 1700x à 3.8

Gskill. 3.200 de fábrica

Asrock x370 Fatal1ty gaming profissional

1080ti strix

 

Mas estou com uma tristeza *****, o meu 4770k com r9 270x era tudo melhor kkkk.

 

Estou com windows 10 home original.

 

O principal problema é o seguinte, isso que vou relatar acontece mesmo deixando todas as configurações de fabrica, de tempos em tempos a tela trava uns 4segundos e volta ao normal ou o mouse se move em slow motion. Já atualizei todos os drivers, windows atualizado, desabilitei windows update e outros intes do windows e o problema persiste, alguém tem ideia do que pode ser???

 

a temperatura do processador não passa de 42º (tem watercooler tanto na CPU como GPU)

 

Ficarei muito grato se puderem me ajudar.

Como está a saúde do teu HD? Tive problemas parecido, no meu antigo PC e era o HD falecendo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...