Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Poderia minha fonte estar atrapalhando o desempenho dos jogos?


Posts recomendados

Bom vou ser direto, tenho um i7 4790, uma gtx 970 G1 GAMING, 8GB de ram, uma mobo H97 da asus e uma fonte de 500w da corsair.

 

Antes de comprar o computador via nos testes o bf4 rodando a 120 FPS + no ultra com configs parecidas com a minha, porém quando comprei o fps ficava em torno de 90 e sempre dropando para 60 e voltando a 90, causando o famoso "stuttering".

 

Depois de um tempo pesquisando fui atrás de um SSD, com promessas de diminuição de stutters, e não resolveu.

Depois de dar uma olhada nas temperaturas (tudo normal, cpu e gpu 40ºC) vi que sempre nos "drops" de frame, ocorria também um drop no uso da gpu, poderia isso ser uma fonte insuficiente?

Pois sempre que "forçava" a gpu através do sistema "powermizer" da nvidia, aparecia um aviso de load limit no msi afterburner.

O clock da gtx 970 nao passa de 1148 e sempre dropando para 900+/-, porém mesmo lockando o clock em 1300+/- ocorrem os stutters (bem mais raramente mas ocorre)

 

 

*Se alguém tiver mais alguma sugestão, por favor diga.

Lembrando que, ja formatei o computador (Win 10 64bits pro), fiz toda limpeza e nunca fiz overclock em nenhum componente, todos com seus clocks padrões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, lnpott disse:

@FuckingHostile Já viu se o DVR do windows 10 está desligado ? Já viu a temperatura da placa de vídeo ?

Sim, já até desativei, e as temps o máximo que ja peguei foi 45 - 50ºC quando estava muito calor, gabinete tem um bom cable management e tem 3 coolers nele, cpu tem um water cooler h60 que também nao passou de 50ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lnpott Posso até fazer isso, mas talvez demoraria um pouco pois formatei o computador novamente depois de ficar frustarado com esse stuttering, mas pelo ultima vez que fiz isso o uso de gpu e cpu variavam monstruosamente, sempre o uso de gpu e cpu variando de 60-80% muito rápido, nao mantendo um padrão constante de %tagem, e as vezes o uso de GPU dropava pra 40% e voltava.

 

 

 

 

 

 

Bom, achei um print que tinha tirado COMEÇO DO ANO (edit) e a situação e quase a mesma, da para ter uma noção do que eu digo.

 

Revisando meu outro tópico cai na dúvida de, poderia ser bug de otimização do bf4? Tenho o overwatch instalado aqui, será que posso testa-lo nele?

bf4.png.41f25adfe8204bc422549a442aecb71a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Atretador disse:

@FuckingHostile Micro-travadas normalmente são por falta de RAM, vRAM, otimização, temperaturas, ou CPU a 100%.

Tenho 8gb de RAM hyper x fury, ate no low ocorre esses stuttering's, temp's tranquilas e o uso da cpu sempre de 70-85% (no ultra, claro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lnpott disse:

@FuckingHostile Qual a configuração completa da sua maquina ?

I7 4790

GTX 970 G1 GAMING

8GB RAM HYPER X FURY

Placa-Mãe GIGABYTE GA-B85M, havia dito a h97 da asus, porém esta é do outro computador com outro processador, perdão.

SSD 240GB Sandisk

HD 1TB Seagate

Fonte Corsair cx500W

e um leitor de cd-dvc padrão.

 

creio que não esqueci de nada.

adicionado 2 minutos depois
7 minutos atrás, Atretador disse:

@FuckingHostile low só pesaria mais para o processador, normalmente faz com que os stutterings aumentem.

 

Verifique se esta pegando +7500Mb de RAM durante o jogo, outra coisa, se seu monitor for 60hz, ative o vSync vai pesar menos em tudo e provavelmente diminuir os travamentos.

Isso que gostaria de dizer, nao gosto de vsync pois limita muito meu muscle memory em jogos de tiro competitivos, então o que fiz foi lockar o fps em 60.01 com o vsync off e realmente diminuiu muito os drops, porém como estava em 60.01 as vezes dropava para 58 e isso era estão irritante quanto, apesar de ser melhor do que os stuttering's.

Ai pensei, caso eu tivesse um monitor 144hz, eu simplesmente não poderia jogar? ou seria os 60hz o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Atretador disse:

@FuckingHostile Seu monitor não afeta performance.

 

Caiu de 60 para 58? Desliga o contador de FPS

 

É estranho, pois quando cai de 90 para 70 FPS, eu sinto um freezing bem chato, nao é sempre mas de 30 em 30seg, as vezes é um drop de 90-80, imperceptível, outras um drop mais pesado.

 

Quando eu locko em 60.01, o jogo fica bem "liso" com 60frames mas por exemplo, ao explodir uma granada, ocorre um drop pra 58-57 e isso não freeza o game, nao acontece o frame skipping, mas da uma desacelerada no jogo, dando uma sensação de lentidão, que como eu disse não e tão ruim como o stutter, mas é bem irritante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FuckingHostile

Citação

Quando eu locko em 60.01, o jogo fica bem "liso" com 60frames

Isso é porque não esta forçando o hardware a trabalhar no limite, e quando o "bixo pega" ele não tem muito sobrando para se esforçar e engasga, ja quando você limita o FPS ele tem bastante folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Atretador disse:

@FuckingHostile

Isso é porque não esta forçando o hardware a trabalhar no limite, e quando o "bixo pega" ele não tem muito sobrando para se esforçar e engasga, ja quando você limita o FPS ele tem bastante folga.

Então supondo que eu compre um monitor 144hz, e queira aproveitar o máximo do monitor, seria melhor o vsync, algum tipo de fps limit como o  nivida inspector ou alguma alteração de hardware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FuckingHostile

 

Monitor de 60hz = não mostra mais que 60 frames por segundo

Com um monitor de 144hz normalmente as pessoas falam que se não manter +140fps a experiência fica bem ruim. E seu PC, da mesma forma que qualquer outro PC, não vai empurrar isso constantemente na maioria dos jogos sem sacrificar bastante os gráficos.

 

De uma olhada em G-Sync(nVidia -- bem mais caro) ou FreeSync(para GPUs AMD -- mais barato, mesma coisa), a taxa de atualização acompanha o FPS fazendo a experiencia ficar mais fluida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Atretador disse:

@FuckingHostile

 

Monitor de 60hz = não mostra mais que 60 frames por segundo

Com um monitor de 144hz normalmente as pessoas falam que se não manter +140fps a experiência fica bem ruim. E seu PC, da mesma forma que qualquer outro PC, não vai empurrar isso constantemente na maioria dos jogos sem sacrificar bastante os gráficos.

 

De uma olhada em G-Sync(nVidia -- bem mais caro) ou FreeSync(para GPUs AMD -- mais barato, mesma coisa), a taxa de atualização acompanha o FPS fazendo a experiencia ficar mais fluida.

Ah, muito obrigado então, mas acho que não ligo muito para os gráficos, o real problema mesmo, foi que resumidamente, gastei 6000,00 reais no computador para ter por muito tempo, e tanto no ultra quando no low tive um fps bem parecido, mesmo assim, agradeço a ajuda vou dar uma olhada.

 

Valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@NotSoHostile Eu jogo muito o Battlefield 4 e reparei recentemente que o uso de processador está alcançando valores muito elevados aqui, chegando a 98%. Tenho um Core i5 4670K e uma GTX 760. Como jogo em uma TV LED antiga e o tempo de resposta é ruim, se não ficar cravado no vsync a 60 FPS eu sinto lag. Alguns amigos reclamaram da mesma coisa, então acho que tem a possibilidade de ter algo errado acontecendo com esse jogo em si. Vou dar uma olhada nisso. Antes estava rodando perfeito.

 

Você tem algum outro jogo pesado aí para testar? Se funcionar bem, acho que o Battlefield 4 não deve ser usado como critério para deduzir alguma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...