Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcúlo um resistor para alimentar um circuito?


Posts recomendados

Tenho uma entrada de 12v e preciso que saia 5v. Lembrando NÃO É UM LED. De acordo com a lei de omh resistência= tensão÷corrente.

Vejam se meu cálculo tá certo.

primeiro subtraio a tensão que tenho pela que necessito, no caso 12-5=7V depois divido pela corrente consumida, que no caso medi com o multímetro. Deu 70mA. Logo efetuei na calculadora a seguinte operação: 7V÷0,070A = 100 omhs.

Então entendi que devo colocar um resistor de 100 omhs, mas aí surgiu outra dúvida: em qual fio coloco o resistor? Positivo ou negativo?Ou nos dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cálculo está correto. Uma outra coisa que tem de ser vista é a potência do resistor.

Onde Potência = Tensão x Corrente, então temos:

7 x 0,07 = 0,49W

O resistor é de 1/2W de potência, mas sempre coloca-se a mais porque esquenta.

Eu colocaria com 2W para se ter uma folga.

Tanto faz onde se põe o resistor seja no fio negativo ou positivo.

Ligação em serie é uma soma, e como se diz na matemática a ordem dos parcelas não alteram o total.  

Mas que carga é essa? 

Dependendo do tipo não é muito conveniente reduzir a tensão com resistor. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regulador de tensão. só há um pequeno problema:a loja de componentes eletrônicos mais próxima de mim é longe, não tenho zener nem esse regulador.

adicionado 11 minutos depois
14 horas atrás, Mestre88 disse:

O cálculo está correto. Uma outra coisa que tem de ser vista é a potência do resistor.

Onde Potência = Tensão x Corrente, então temos:

7 x 0,07 = 0,49W

O resistor é de 1/2W de potência, mas sempre coloca-se a mais porque esquenta.

Eu colocaria com 2W para se ter uma folga.

Tanto faz onde se põe o resistor seja no fio negativo ou positivo.

Ligação em serie é uma soma, e como se diz na matemática a ordem dos parcelas não alteram o total.  

Mas que carga é essa? 

Dependendo do tipo não é muito conveniente reduzir a tensão com resistor. 

é a alimentação de um voltímetro digital, que eu fiz com o ICL7107 e displays de led de anodo comum. Se você quiser ver o vídeo aqui está o endereço: 

Ele usou um 7805, mas já que não tenho estou pensando em usar um resistor.

Observação: Eu estou alimentando com uma fonte regulável com LM 317 de 1 a 12 volts.

Os resistores que eu tenho são de 1/4W. Por enquanto para testar o circuito regulei a fonte para 5V que é a alimentação do circuito, e pus os fios de medição na alimentação de 5volts. E funcionou!as não dá pra eu deixar minha fonte sempre em 5v. Então quero colocar algo antes do LM que limite a tensão que chega em 12 para 5 volts.

Compreendem?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há vários caminhos a se trilhar nessa vida para se chegar a um mesmo objetivo.

 

Precisas de 5VCC? Veja aí algumas opções:

 

A) Podes pegar uma bateria de 9V e em série com ele aplicar 6 diodos retificadores comuns (que podem ser desde um 1N4148 a 1N4007, etc). Em caada diodo ficarão cerca de 0,6V em temperatura ambiente e a mínimas cargas, se multiplicarmos 6 x 0,6V = 3,6V, logo, 9V - 3,6V = 5,4V;

 

B) Podes usar 4 pilhas de 1,5V. Segundo o dataxite do 7107, ele aceita trabalhar com 6V (http://www.intersil.com/content/dam/Intersil/documents/icl7/icl7106-07-07s.pdf);

 

[Esses dois primeiros casos são medidas provisórias, mas vão lhe permitir usar seu voltímetro por algum tempo e ainda vão lhe trazer o máximo de estabilidade até que consigas comprar seus LM7805]

 

C) Podes usar uma fonte velha de celular. Vejas que essas fontezinhas são de 5V a 6V (entretanto é bom conferir antes de usar com um multímetro) e é bom, caso use uma fonte dessas sem marca ou até de marca conhecida, aplicar entre a fonte e seu voltímetro alguns capacitores de baixa capacitância. Tipo, vários capacitores em paralelo de valores entre 100p a 1uF. Isso é só para amenizar um pouco os ruídos que essas fontes geram, mas nada obrigatório não.

 

D) você disse que fez uma fonte com um LM317, se sobrou algum, podes usá-lo tb para fazer tua fonte de 5V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius F. Souza É um equipamento de precisão. 

Como já foi dito precisa de 5V constantes, senão a tensão no display vai marcar errado. 

Encontre um 7805, LM317 ou diodo zener e transistor para construir um regulador. 

Carregador de celular é uma boa. 

E não esquece da tensão de referência de —5V, vai precisar de uma fonte simétrica ou de duas fontes pra fazer funcionar direito. 

Um conversor DC/DC também serve. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88

1 hora atrás, Mestre88 disse:

...não esquece da tensão de referência de —5V, vai precisar de uma fonte simétrica ou de duas fontes pra fazer funcionar direito...

Acho (digo "acho" por que ele não apresentou o circuito dele por aqui, mas me baseei no ckt do vídeo do W.Rambo) que ele usou o ICL7660 e não vai precisar da fonte simétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de se rabaixar a tensão com resistor é que a sua carga vai ter que ter um consumo muito constante. Se ela for assim até dá  para fazer com resistor. Tb tem os 317 da vida, fáceis de se variar com, potenciometro. E o 7805 tb pode ser variado com potenciometro. A maioria dos modelos tem um consumo constante de 6mA no pino central (terra). Um potenciometro ali e você varia a saida do 7805 para cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius F. Souza A carga do circuito 7107 com displays de leds vai variar bastante conforme as variações na leitura. Enquanto todos os dígitos forem "1" a carga será uma enquanto mostrando "8", já será outra e por isso é que o resistor não pode ser utilizado neste caso, pois a tensão irá variar conforme a necessidade de carga do circuito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em 7/21/2017 às 12:26, mestre88 disse:

o resistor ou o regulador de tensão? 

o resistor e funciona perfeitamente os displays não acenderam nem mais nem menos. para tensões mais altas há variações como dito no vídeo. no caso 11 volts ele mostra 11.3,11.4 mais nada gritante

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intensidade luminosa dos displays não vai mesmo variar tanto assim, mas sim a tensão de todo o circuito depois desse resistor, anulando assim, sua tensão de referência deixando-o sem precisão e modificando sua leitura ainda que a tensão da fonte não tenha se alterado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...