Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD vs. pendrive


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá, @Gabriel Torres, parabéns pelo vídeo!

Eu ainda tenho dificuldade para compreender uma questão sobre o desempenho das memórias flash. Há uns 10 anos atrás ou mais, os flash drives (pen drives) eram lentos quando comparados com um disco rígido. Eu pessoalmente não imaginava que a tecnologia da memória flash pudesse alcançar nos próximos anos a velocidade de um disco rígido. Isto até o momento em que surgiram os SSDs!

O que foi que mudou dos flash drives para os SSDs que gerou este salto incrível de velocidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Darkmana Pen drives de dez anos atrás usavam a porta USB 2.0, que tem um limite de 480 Mbps ou 60 MiB/s (na teoria, mas na faixa de 48 MiB/s na prática). Uma porta SATA-300 tem um limite de 300 MiB/s, enquanto que uma SATA-600 tem um limite de 600 MiB/s. Isso explica a limitação na parte da conexão física. Outra mudança foi o chip controlador. Até pelo tamanho físico dá para entender que um chip controlador de pendrive não tem o mesmo desempenho de chips controladores usados em SSDs, que acessam os chips de memória paralelamente, em canais, e usam outras técnicas de aumento de desempenho. Recomendo o seguinte tutorial:

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

4 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

@Darkmana Pen drives de dez anos atrás usavam a porta USB 2.0, que tem um limite de 480 Mbps ou 60 MiB/s (na teoria, mas na faixa de 48 MiB/s na prática). Uma porta SATA-300 tem um limite de 300 MiB/s, enquanto que uma SATA-600 tem um limite de 600 MiB/s. Isso explica a limitação na parte da conexão física. Outra mudança foi o chip controlador. Até pelo tamanho físico dá para entender que um chip controlador de pendrive não tem o mesmo desempenho de chips controladores usados em SSDs, que acessam os chips de memória paralelamente, em canais, e usam outras técnicas de aumento de desempenho. Recomendo o seguinte tutorial:

Certo, obrigado pela resposta! A minha pergunta já era mesmo desconsiderando as diferenças de conexão e interfaces.

Eu sempre imaginava um SSD como algo semelhante a um "RAID de vários flash drives". Acho que não estava tão errado assim, né? :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
5 minutos atrás, Darkmana disse:

Eu sempre imaginava um SSD como algo semelhante a um "RAID de vários flash drives". Acho que não estava tão errado assim, né? :P

 

Não está errado + técnicas de aumento de desempenho como compressão de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Bruno Custodio disse:

@darkmana o que quer dizer com 'raid de vários flash drivers' ?

Apenas uma forma de "interpretar" o funcionamento de um SSD: funcionaria de forma muito semelhante as memórias flash drives (pen drives), porém como se fossem vários flash drives trabalhando em paralelo (como se estivessem em RAID 0). Dessa forma, geraria um ganho de velocidade.

Por exemplo, supondo (de forma bem hipotética) que um SSD de 128 GB fosse semelhante a um conjunto de 4 pen drives de 32 GB em RAID 0. Se normalmente para gravar um arquivo de 1 GB em um pendrive levasse 4 segundos, teoricamente para gravar em RAID 0 levaria a apenas 1 segundo, pois o arquivo seria dividido em quatro partes, cada uma para um pendrive. Na prática isto não existe (ao menos não para pen drives). Isto é apenas uma ilustração, por favor não tome como referência. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...