Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruido em sinal apos filtragem


Posts recomendados

Olá pessoal! Tudo bem com todo mundo? Mor? Isadora? Albert Emule e todos os outros estão bem?

galera, eu to apanhando aqui. to tentando criar ou uma onda quadrada ou triangular apos uma filtragem. aqui, chamo de cal 1 e canal 2 onde pretendo pegar o sinal.
tentei de tudo, mas não sei onde to errando. tentei colocar outro filtro. não deu certo. tentei colocar capacitores. não deu certo. tentei fazer o offset do filtro subir pra ver se facilitava a retirada do ruido e também não consegui.
como ainda sou leigo, espero que alguém possa dar uma dica melhor e dizer onde estou errando.
olhem o meu esquema. Aparentemente, sinto que estou perto de conseguir. Atenção pessoal. a brincadeira só vale se não alterar os valores dos indutores e dos capacitores  c1 e c2 dos filtros. isso porque pretendo filtrar nestas frequências e eles são fundamentais para isso.

 

 

o circuito separado com as fontes é o do sinal de teste. por isso, também não vale sugerir criar a onda quadrada ai, no teste.

 

clubeh.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OFF-

Com licença, poderia instruir um novato por aqui? o que significa esse  pulse (0 8 15m 0m 0m 1m 2m 5 ) Ac.

Acredito que é um sinal de pulso de corrente alternada, mas o que são esses números ai ? Mesmo para o SINE que é uma senoide o que significa esses outros números ?

 

Que software você usou para fazer o desenho?

 

 

Obrigado e boa noite ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, codigo rápido disse:

uma onda quadrada ou triangular apos uma filtragem

de minha parte de visão prática e minimalista onde teoria e matemática não me pertencem mais, do desafio acima só surgiu: coloque um inversor smtich trigger como 74c14 ou cd40106. Pode não sair quadrada perfeita mas serve pra alimentar um contador qualquer p.ex.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Bommu Perneta disse:

OFF-

Com licença, poderia instruir um novato por aqui? o que significa esse  pulse (0 8 15m 0m 0m 1m 2m 5 ) Ac.

Acredito que é um sinal de pulso de corrente alternada, mas o que são esses números ai ? Mesmo para o SINE que é uma senoide o que significa esses outros números ?

 

Que software você usou para fazer o desenho?

 

 

Obrigado e boa noite ^^

 

 

rapaz, eu também to aprendendo. onde está o circuito da fonte é para o teste. a simulação para ver o tempo de reação do circuito testado. o resto. o programa que to usando é o ltspice. acho bem massa ele e fácil de usar. ideal pra alguém que ta começando como eu e você. eu sugiro dar uma olhada nestes vídeos:
o Wagner deve falar qual é o calculo, mas nao vai entrar nos detalhes deles, pois isso é com a gente.
obrigado pela atenção e sucesso nos seus estudos.


 

 

falar ai, ele não vai entrar na parte de calculo. isso ai meu chapa.. e com nois mesmo

 

 

adicionado 3 minutos depois
13 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

de minha parte de visão prática e minimalista onde teoria e matemática não me pertencem mais, do desafio acima só surgiu: coloque um inversor smtich trigger como 74c14 ou cd40106. Pode não sair quadrada perfeita mas serve pra alimentar um contador qualquer p.ex.

Obrigado Isadora! Como sempre salvando a gente. :D
pelo que to entendendi desse componente, ele contem uma forma de amplificador operacional não inversor (comparador como trigger)? Eu vou dar uma olhada pra ver se entendo ele e o seu datasheet. Logo volto pra dar outro feedback.

Valeu pela dica, Isadora! você esta muito gatinha hoje! Obrigado! :D

adicionado 56 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

coloque um inversor smtich trigger como 74c14 ou cd40106. Pode não sair quadrada perfeita mas serve pra alimentar um contador qualquer p.ex.

 

Isadora!!!! Isadora! Ficou perfeito! Excelente!
Muito obrigado! ficou massa!


já sei que vou precisar comprar um montão de portas assim, mas até chegar...
Alguém sabe como posso construir esse tipo de porta com componentes discretos? vou continuar estudando sobre isso, mas se alguém me adiantar aqui, agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codigo rápido

Vamos ao que eu entendi e ao que eu não entendi.

O que eu entendi.

1 - Seu circuito é um filtro passa faixa entre 10kHz e uns 20kHz. Vide figura em anexo.

2 - O ganho nesta frequência está em cerca de -2.

3 - Normalmente não se usa indutor para filtros nessa faixa de frequências, porque é difícil se obter o indutor com o valor desejado e os valores comerciais dos componentes não possuem precisão para que se coloque o pico da frequência onde desejamos. Apesar destes fatos, seria uma opção viável, desde que houvessem locais na PCI para a inclusão de mais capacitores em paralelo. Tudo para se poder posicionar o tal pico na frequência desejada. Mesmo assim, seriam necessários um gerador de funções (senoidais), um osciloscópio para identificar tanto o pico (máximo da resposta em frequências) como o valor da frequência.

4 - Os valores de R1, R2, R3 e de R4 além de não serem valores comerciais, são valores baixos. Normalmente se usa valores mais altos (com a mesma resposta). Valores mais altos não solicitam correntes de sua fonte a ponto de causar problemas.

5 - Realmente é necessário um ganho negativo (-2)?  Poderia ser um ganho positivo (+2)? Com um ganho positivo, a corrente fornecida pelo gerador seria desprezível.

 

O que eu não entendi.

 

1 - Qual seria o valor das fontes que alimentam o amplificador operacional?

2 - O circuito que você usou para gerar o sinal "Fonte_Sinal". Certa ocasião, mostrei um circuito não convencional ao meu professor de eletrônica. Ele o chamou de "Fantastron". Eu poderia considerar o mesmo para o seu circuito, pois não dá para entender o que realmente você desejou criar com esta "Fonte_Sinal".

Faltaram os gráficos das fontes V3, V4, V5 e da "Fonte_Sinal". 

 

3 - Seu circuito apenas conta um pequeno capítulo de toda novela. Seria necessário que você nos fornecesse mais capítulos. O que você deseja fazer? Qual é realmente a sua fonte de sinal, de onde vem... e por aí vai.

 

Te dodo modo, desejo-lhe que consigas chegar ao seu objetivo.

MOR_AL

CDH_crop.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, codigo rápido disse:

ltspice.

 

Opa, valeu. Não sou acostumado com ele acho horrível o uso ^^  Parece que é um pulso no Proteus que tem suas configurações iniciais e tal. 

 

Enfim. Valeu ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mor! Obrigado pela atenção.
No momento, não tô muito preocupado com a afinação do circuito.
por enquanto entender a filosofia dos componentes e o que acontece com a integração deles.
se funcionar capengando, dá pra ter uma ideia. Se funcionar, mesmo capengando como um "fantastron", é o mínimo para verificar se vale a pena investir na afinação.

 

tentei fazer o ganho ser de +10, mas mudar qualquer valor dos resistores no passa banda influencia de mais na resposta. esta foi a melhor resposta que consegui encontrar, até o momento. eu faço estas escolhas de frequências olhando o diagrama de bode. por isso, se tá abaixo de zero ou acima de zero... não tenho me atentado. apenas para o resultado final (em volts e as vezes em corrente) e onde estão dando os picos do diagrama. aAs frequências dos filtros só não podem se sobre por. por enquanto, para mim já dá.


eu tava vendo o filtro em T com capacitores e resistores. seria bem legal com este o indutor tive a chance de ver estas dificuldades. mas no meu caso, acho que irei fazer com ferrite toroidal mesmo. No caso de usar o filtro em t, para cada filtro destes, no lugar do indutor, eu teria que substituir por uns 5 componentes a mais. O que não tô muito afim de fazer. Por isso, vou fazer na força bruta (usando indutor mesmo) pra reduzir custo, espaço de placa tempo de afinação (quando chegar a hora) e tempo na montagem.

precisarei de 12 filtros (ai, com este numero 12 a frequência entre 10k e 22k já deve dar uma ideia do que to querendo fazer?).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR disse:

Ok.

Seja o que for, procure antes no Google e no YouTube. Lá tem sempre coisas que queremos fazer.

Bons projetos.

MOR_AL

 

 

Desculpa Mor, mas por que acha que não procuro no google ou no YouTube antes de vir aqui? 12 canais é um numero sagrado na automação industrial.... É quase que como os 12 apóstolos para o cristianismo!

Nem sempre irei vir aqui perguntar exatamente sobre um determinado projeto. Na verdade, procuro conhecimento sobre a eletrônica e seus componentes. Não quero ninguém fazendo cálculos por mim. Apenas dizendo o que devo procurar, como a sugestão, perfeita, da Isadora.
Não procuro somente sobre um ou outro projeto. O problema é que o tempo me impede de fazer tantas coisas  como as que já faço ao mesmo tempo, o que pode fazer parecer que só estou interessado em um projeto ou outro. Não me interprete mal. Mas se vascular por outros posts, vai ver que não sou esse pereba ai que você tá pintando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, codigo rápido disse:

 

 

Desculpa Mor, mas por que acha que não procuro no google ou no YouTube antes de vir aqui? 12 canais é um numero sagrado na automação industrial.... É quase que como os 12 apóstolos para o cristianismo!

Nem sempre irei vir aqui perguntar exatamente sobre um determinado projeto. Na verdade, procuro conhecimento sobre a eletrônica e seus componentes. Não quero ninguém fazendo cálculos por mim. Apenas dizendo o que devo procurar, como a sugestão, perfeita, da Isadora.
Não procuro somente sobre um ou outro projeto. O problema é que o tempo me impede de fazer tantas coisas  como as que já faço ao mesmo tempo, o que pode fazer parecer que só estou interessado em um projeto ou outro. Não me interprete mal. Mas se vascular por outros posts, vai ver que não sou esse pereba ai que você tá pintando.

Parece que você não entendeu minha sugestão.

Até então, não achava qualquer coisa sobre você.

Lamento se você não tenha compreendido. Fique tranquilo. Não mais o incomodarei com isso.

Bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, Sr. Mor, não é incomodo. Só que para os objetivos que tenho traçado, não da pra fazer igual aos que tenho encontrado pela internete. Realmente, acredito eu, pretendo construir algo novo. A evolução do meu conhecimento, e alguns dos meus trabalhos, tenho aos poucos postado no meu blog. Se tiver interesse, dê uma olhada. outros amigos também tem dado excelentes dicas.
No meu caso, eu me cansei de estudar algumas coisas e pretendo estudar outras, que no meu ver parecem ser mais necessárias no momento. por exemplo deixar de estudar protocolo de comunicação para estudar eletrônica. antes eu pensava muito no crescimento dentro de empresas por gostar de matemática e software. Só que agora, a vontade está explodindo para a eletrônica e mecânica. ainda tô aprendendo, mas parece que algumas coisas estão começando a fazer sentido.

 

http://tivideotutoriais.blogspot.com.br/2016/06/protocolo-usb-x-porta-paralela-dos-anos.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, codigo rápido disse:

obrigado

Bacana. Dentro de suas limitações você fez um buffer e ficou satisfeito temporariamente com isso. E mais, desafiou-se a melhorar. Estás no caminho certo. Por isso me deu vontade registrar a dica óbvia: aqueles ruidinhos sujando a onda quadrada são filtráveis na entrada com facilidade com o famoso filtro R&C. Falando nisso, "o importante é que emoções"... você está vivendo kk

Sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Bacana. Dentro de suas limitações você fez um buffer e ficou satisfeito temporariamente com isso. E mais, desafiou-se a melhorar. Estás no caminho certo. Por isso me deu vontade registrar a dica óbvia: aqueles ruidinhos sujando a onda quadrada são filtráveis na entrada com facilidade com o famoso filtro R&C. Falando nisso, "o importante é que emoções"... você está vivendo kk

Sucessos!

Kkkk... sim... agora a emoção é ver funcionando. espero que não queime. eu acho que vai dar certo porque to observando as voltagens, amperagens e potencias de nada de tudo. Só que ainda não posso correr pro abraço. To na metade do caminho. Ainda tenho que levar pra bancada. To vendo o que tenho aqui e pensando o que mais vale a pena ir buscar agora. eu ouvi falar que tem umas empresas que fabricam rapidinho pra gente se a gente encomendar. Parece que os caras tem uma impressora 3d pra isso, mas não sei quem são e não lembro onde ouvi falar disso.  De qualquer, assim que tiver o primeiro teste, posto um vídeo.

 

Eu tentei usar somente o rc, mas a largura da banda é muito grande. preciso de uma um pouco mais fina. nem tão fina que seja difícil sintonizar, nem tão grande que permita caberem todos os canais.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

encomendar o quê? rapidinho o quê? impressora 3d pra quê? qqq kkk. A não ser que seja ultrasecreto e se achar que deve, fale + sobre o projeto. De onde vem, o que que é, qual a origem, destino do sinal, wtf e etc. Quem sabe alguém (até o moris, sim porque não) pode te apresentar ideias otimizadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

encomendar o quê? rapidinho o quê? impressora 3d pra quê? qqq kkk. A não ser que seja ultrasecreto e se achar que deve, fale + sobre o projeto. De onde vem, o que que é, qual a origem, destino do sinal, wtf e etc. Quem sabe alguém (até o moris, sim porque não) pode te apresentar ideias otimizadas.

sim, falo de encomendar o pedido de fabricação. eles devem ter algo equivalente, pra fazer este processo do denhenho e mesmo corte das plaquinhas. se existe alguem que faça estas placas que a gente projeta. eu sei que consigo soldar e tudo mais, mas esta, por exemplo seria legal se ficasse bem feita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...