Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de temperatura PID por luminosidade de uma lampada incandescente.


Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um projeto de TCC para controlar a temperatura de uma chocadeira pela intensidade do brilho de uma lâmpada incandescente.

Eu fui realizando meu projeto por etapas, primeiro a implementação PID para controlar um led a partir da luminosidade recebida pelo LDR, igual no projeto a baixo:
https://arduinobymyself.blogspot.com/2013/04/controle-de-luminosida...

 

Depois a outra etapa foi construir um dimmer com zero-crossing, utilizei MOC3021, 4N35 e o triac BT136.

Eu peguei um código da internet desenvolvi outro código que controla a luminosidade da lâmpada a partir de um potenciômetro.. Obtive exito também!

 

Agora é implementar esse dimmer no PID pelo processing.

Com base no código do potenciômetro, eu implementei no PID, mas reparei também que não existe o controle, eu tenho uma boa resposta, a lâmpada não oscila, quando eu aproximo a lâmpada do LDR ela diminui a intensidade, quando eu afasto ela aumenta. Porém ainda não existe o controle, porque o que determina a intensidade da lâmpada é a função do zero crossing, e não a saida PWM do micro controlador.
A saída do dimmer está atrelada a intensidade que chega no LDR e não no controle do PID..
Segue em anexo os códigos.

Se alguém puder me ajudar eu ia agradecer muito, porque to frustrado de n conseguir implementar o dimmer no PID

Dimmer com potenciometro.docx

PID - Codigo simples.docx

PID com dimmer.docx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi direito. Quem determinaria a potência penso ser algum resultado do pid oriundo de algum sensor de temperatura e não de luminosidade.  Penso que a referência do novo amigo @Felipe126 é excelente. Veja também este tópico cronologicamente coincidente

 

se te dá alguma luz.  Talvez você possa controlar também com triac e ângulo de disparo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O LDR simula um LM35 q nao tenho aqui agora.

É isso mesmo que eu preciso Felipe, o problema do meu projeto é o zero cross acredito eu.

Porque a luminosidade não é controlada pelo pwm do arduino, é controlada pela função interrupt.

Caso não encontre esse transistor, posso usar algum semelhante? aqui na minha cidade é ruim com componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer o dimmer pwm, ficou mt bom no código de teste.. Ele aumenta e diminui o briho!

 

Porém ao passar pro PID ele fica piscando em 100% do brilho e doido..

 

O código do PID eu postei anteriormente. 

 

Alguém pode me ajudar com o código?

Código dimmer teste.docx

adicionado 26 minutos depois

Na verdade eu consegui estabilizar, era só ajustar os valors de P, I e D..

Muito obrigado pessoal, vai dar certo, se eu jogar o LM35 vai funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...