Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador I5 2400 aquecendo MUITO


Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Tenho um I5 2400 (velho companheiro de guerra) e como eu estava com o cooler frontal do gabinete quebrado, acabei deixando o pc aberto até criar vergonha na cara de comprar outro... Comprei e quando fui trocar vi que o cooler do CPU estava bem sujo... Aproveitei e já dei uma boa limpada nele.

 

Depois disso, coloquei o AIDA64 para dar uma checada na temperatura (pra ver se o cooler frontal estava dando algum resultado e para minha surpresa vi que o processador está indo em poucos segundo até 88°C

Pensei que pudesse ser cooler (o cooler é o stock da intel) mal encaixado mas já chequei umas 10x e está tudo certo. Pasta termica é algo que estou precisando ver mas não acho que só isso irá fazer com que o processador tenha uma temperatura normal (estou enganado?).
Como podem ver pela imagem da BIOS anexada, o cooler do processador está rodando a +ou- 2.000RPM e a temperatura da MB está dentro do esperado. A tensão do CPU como podem ver está tudo ok também, sem OC nem nada...

O que será que pode ser? 
 

7f548c3d-7639-44d8-b872-e7b0d1e36722.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Delagostini i5 2400 não tem como fazer overclock pois é sem K. Pode ser a pasta térmica, mas cooler box é tenso. Usa o computador para jogar?

adicionado 0 minutos depois

@Matheus Delagostini Na bios da placa-mãe eu me lembro que tem uma função que faz ele controlar a velocidade da ventoinha do cooler do processador, que o pessoal recomenda desativar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, uso para jogar sim... Nada muito exigente nem por tanto tempo porque acabo passando mais tempo no console mas uso sim... 

 

Então... já tentei ativar/desativar essa questão do controle automático do cooler e não mudou nada... Coloquei pra trabalhar a 100% o tempo todo e não caiu nem 1°C... Ele fica estabilizado nesses 88° na BIOS e no windows, pasme, vai pra 99° e fica... Ontem fiz um teste e rodei o assassin's creed syndicate por uns 15 min e não mudou essa temperatura. Fiquei com medo de continuar e acabei desligando o pc. Hoje cedo fui ver novamente e coisa de 30 segundos depois de ligado ele já chegou nessa temperatura aí do print. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é uma EVGA de 500W

Será que só a pasta pode resolver o problema? Entendo que pra isso ser normal essa temperatura teria que cair mais ou menos pela metade, certo?
Entendo q teria que ficar no máximo a uns 60° e acho que é muita coisa pra cair só com a troca da pasta.

Apesar do cooler estar rodando numa velocidade normal, imagino realmente que possa ser isso... talvez a área de contato com o processador esteja meio zoada, sei la´! Mas não queria "gastar à toa, trocar e descobrir que não era isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afff que mancada minha! :oops:

Mas enfim... 

O relatório da BIOS tá dizendo que tá acima de 80 antes mesmo de iniciar o pc. O HW diz que tá a 60 e poucos idle...

Qual será real?

adicionado 1 minuto depois

Mas é só exigir um pouquinho que a temperatura explode até aqui...

Sem título2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Delagostini você disse que checou a pasta umas dez vezes. Provavelmente não tem nem mais pasta no cooler. Ou você trocou a pasta todas as vezes e limpou o cooler e o provessador? Está usando aquelas pastas brancas?

 

O processador não fica assim à toa. A primeira coisa a ser feita é comprar uma pasta térmica decente e checar se o cooler está bem preso, com as presilhas 100% funcionando e travadas. Se não melhorar, aí você procura por outros problemas.

 

Pode ser uma porção de coisas, principalmente:

 

Não tem mais pasta térmica ou você bagunçou a pasta demais.

O cooler não está preso corretamente. 

 

As presilhas precisam fazer o barulho de "clique". Atrás da placa-mãe o pino precisa estar na mesma altura da aba.

 

Pastas térmicas decentes e baratas:

DeepCool Z5

Xigmatek 3606 (melhor)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, vim só pra dizer que troquei o cooler e era isso mesmo! 
 

Em 20/07/2017 às 09:12, Gabriel_Viana disse:

@Matheus Delagostini CoolerMaster Hyper T4 120mm ou CoolerMaster Hyper TX3 Evo mas a diferença entre eles é tão pequena que é melhor pegar o Hyper T4

Gabriel, comprei o T4 (coube hehehe) e foi show! Obrigado pela indicação...

Aos demais que também ajudaram, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...