Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor piscando e resolução mudando.


Posts recomendados

[Por favor, não sei se estou na área certa do fórum para este tópico, entretanto foi a qual achei que mais se encaixava no meu problema, favor me avisar ou mudar a área caso esteja errada, obrigado.]

 

Olá.


Comprei meu computador a alguns meses, estava tudo certo e tudo bonito até a umas 2 semanas atrás:

O problema se mostra da seguinte maneira: Monitor piscando e a resolução mudando, pensei ser "coisa do monitor" por ser velho, mas parece ser mais complexo que isso, na realidade, não sei qual é a causa disso ocorrer, coletei algumas informações e aqui estou atrás de ajuda.
Listado abaixo, algumas coisas que tentei e que notei, assim como informações sobre o erro, estarei atualizando o mais rápido possível.

(Marcado com ++ são os tópicos que julgo ser mais relevantes)

- O Monitor pisca e muda a resolução

- Eu uso um Adaptador VGA/HDMI, como disse acima, meu monitor é meio velho, e esta placa apresenta entradas DVI-D/HDMI/DisplayPort

- Tentei usar outro monitor (mais velho que o acima, daqueles de caixona que pesam 20 kilos) também VGA, o problema ocorreu, mas o monitor não piscou, ele ficou sem sinal mesmo.
- Pensei ser problema no tal do adaptador (Que é bem "made in china") tentei recriar o erro desconectando e conectando o cabo da placa, entretanto não há mudanças na resolução e nunca ocorreu o som do windows.
- Pensei ser a fonte, troquei o socket do filtro de linha assim como o cabo de energia, nada feito, o erro persiste.

- Atualizei o driver da placa de vídeo utilizando o GeForce Experience, o erro persiste.

- Pensei ser sujeira ou coisa parecida, limpei tudo até o socket PCI EXPRESS, nada também, o erro persiste.
++ O meu monitor fica com a luzinha acesa enquanto normal e piscando quando está sem sinal, quando o monitor pisca a tal luzinha continua acesa, porém a pouco tempo reiniciei o PC enquanto o erro ocorria e notei algo diferente: A tal luzinha ficou piscando e a tela continuou preta (Mesmo com o Windows reiniciando normalmente) o engraçado é que mesmo a luzinha piscando, indicando que está sem sinal, não há aquela mensagem de quando você desconecta o cabo de "sem sinal" (O que acontece normalmente quando eu retiro o cabo). Neste evento, eu apenas tirei e coloquei o cabo e então a imagem voltou.

++ Antes de ocorrer o primeiro erro do gênero, algo muito suspeito aconteceu: ao ligar o computador, várias cores foram sendo mostradas (Tela toda vermelha, tela toda azul, tela toda verde) e na hora do loading do windows apareceu um erro gráfico, o computador desta vez também não iniciou direito, pensei comigo "Não acredito, a placa de vídeo já era??" este erro nunca mais ocorreu até então, eu sempre desligo o computador depois de utilizá-lo.

++ O problema não é regular, não sei quando vai ocorrer e por quanto tempo ocorre, geralmente é pouco tempos (10 a 15 min de problema) e depois fica tudo normal por horas, desta última vez o intervalo foi de quase 5 dias, tentei abrir vários jogos pesados para ver se o problema ocorre mais cedo, mas não parece ser o caso, porque o erro ocorre em qualquer hora e em qualquer atividade que eu esteja fazendo.

++ As vezes, quando o monitor "volta" a dar imagem, se ouve um barulho no windows, como se alguém estivesse colocando 1 pendrive (som de reconhecimento)

++ O problema começou ocorrer depois que eu entrei em alguns sites estranhos procurando TV Online, tentei utilizar o Serviio para que eu pudesse assistir TV pelo meu PS3 (No que foi uma grande decepção porque nada deu certo e passei horas para nada) pensei comigo: "Só pode ser vírus!" baixei o Rkill, Malware bites e o Malware bites ADW, apenas o Malware Bites pegou 2 ameaças as quais já foram eliminadas, não voltei a acessar os sites. O problema cessou por uns 4 ou 5 dias... até esta tarde, não descarto a possibilidade de ser apenas uma "coincidência" o erro acontecer depois disso.

 

Eu testei muita coisa e ainda estou testando, um amigo disse que pode ser problema de Hardware o qual não descarto a possibilidade mas não quero acreditar que 1 computador comprado em 1 loja séria viesse a dar problema nas peças em tão pouco tempo (PC ainda está na garantia)


Vou testar mais algumas coisas aqui e gostaria de utilizar a formatação como último recurso, no qual se acontecer do erro persistir, terei de mandar o pc de volta para garantia.

Aceito qualquer sugestão ou ideia para tentar reparar o erro, agradeço desde já a quem dedicou seu tempo a ler sobre meu problema, forte abraço!

Informações adicionais:

 

i5 7400 3.0 ghz, GTX 1060 6G, 8G RAM, Fonte de 450W, Win 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, independente se o pc é novo, ele é composto por vários circuitos eletrônicos, que são suscetíveis a dar pau, a questão de você ter testado em um monitor CRT, não gerou vídeo por causa da resolução nativa dele ser baixa, eu to achando que é esse adaptador ou cabo. Faz os testes e manda o feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta!

Preciso arranjar um jeito de testar o cabo, o problema que não tenho 1 monitor mais recente ou outro adaptador.

Agora a pouco ocorreu algo também estranho, reiniciei o pc enquanto o erro estava frequente, o pc reiniciou porém o monitor ficou preto de vez, embora o windows tenha reiniciado.

Estarei atualizando aqui qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@att

 

Acho que encontrei o problema, e espero que este tópico ainda seja de ajuda para as pessoas que estiverem com o mesmo erro.

Testei o monitor com adaptador num Notebook de um terceiro, e o erro apareceu, tirei o adaptador e coloquei apenas o monitor direto, e nada de erro. Ao que parece é o adaptador (Ou conversor) HDMI/VGA made in china, fui procurar mais informações sobre e qual não foi minha surpresa quando me deparei com diversas pessoas com o mesmo erro, até encontrei um vídeo que retrata bem o que acontece:

Embora o caso não seja bem o mesmo, o erro é bem similar, tirando o fato de que a resolução não está alterando (até porque ele esta usando em um projetor) No meu caso, como é a placa de vídeo que está sendo conectada ao monitor faz bastante sentido, aliás, problema este de resolução que consegui ao menos amenizar, alterando manualmente a resolução de vídeo e setando para a do monitor ao em vez de deixar com que a Placa de vídeo faça a escolha automaticamente.

Por hora parece ter sido descoberto o problema, tentarei resolve-lo trocando o Adaptador ou o Monitor, caso o problema persista, estarei de volta atualizando o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caras, voltei depois de algum tempo e trago más notícias.

Eu jurava ser problema do adaptador, MAS acabei comprando 1 novo e o problema persistiu.
Depois de quebrar muito a cabeça notei que a resolução do meu monitor é 1360x768 e quando a tela piscava e alterava a resolução ia para 1024x768 e parava de piscar.
Procurei algumas soluções, embora tudo em vão aprendi um pouco mais sobre o problema.
Alguma sugestão do que pode estar causando isso? Já ouvi falar de problema com energia e até problema nos cabos, tudo que eu sei até agora é que a tela pisca quando coloco a resolução normal do meu monitor, fazendo com que eu tenha que abaixar ela até 1024x768 para que o problema "se resolva".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...