Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade - Proc. - Pl. Mãe - Pl. Vídeo


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde.

Ando meio sumido, mas sempre lendo as postagens e fazendo as anotações que são interessantes para meu uso.

A uns tempos atrás comprei uma R7 360 por indicação do pessoal. Fiz upgrade em cima da minha HD 6670. Estou querendo fazer novo upgrade tendo em vista que recentemente instalei o msi afterburner e percebi o quão baixo está o fps em jogos que considero de médio porte (me corrijam se eu estiver errado). Em Watch Dogs 2 pra rodar em 50 fps tenho que colocar a configuração do jogo em baixa/média desabilitando filtros. No jogo The Hunter (um jogo de caça) pra jogar nos mesmos 50 fps tenho que colocar tudo no baixo e desligar todos os filtros. 

Não tenho grana sobrando agora mas posso investir uns 700 reais + algumas peças que tenho para pegar boa placa usada ou os 700 reais numa zero bala. Andei pesquisando e vi umas rx 470, r9 280x, gtx 1050ti... E também vi que o W10 provoca queda no fps. Enfim, sei que minha placa é uma placa de entrada com bom custo benefício e não sei se realmente falta algum tipo de configuração e etc., gostaria da ajuda de vocês nesta questão e também gostaria de saber se melhora alguma coisa se aumentar o clock do processador pelo Overdrive da AMD. 

E sobre a placa, vale a pena comprar usada? O que vocês indicam? Lembrando que minha configuração está na assinatura. 

Ah, minha placa é pci 2.0, trocar por uma 3.0 ajuda em alguma coisa? 

 

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

 

Ah, minha placa é pci 2.0, trocar por uma 3.0 ajuda em alguma coisa? 

 

Não. Não existe diferença significativa com placas intermediárias e talvez até nas tops.

 

Boa tarde.

Não sei se vai achar a RX 470, mas é uma boa opção. A RX 570 está substituindo, mas ainda um pouco cara. Outra opção é a GTX 1050 Ti 4GB.

 

Seu processador (KIT) também é antigo. Vai chegar um ponto em que o problema não será mais a placa de vídeo, mas sim o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui mesmo no grupo sempre me disseram ser excelente kit, e isso não faz nem 6 meses. Eu já havia mencionado trocar anteriormente mas fui aconselhado a não fazer por ser desnecessário. 

A GTX 1060 vai gargalar?

O que você me aconselharia? @Math.Pi

adicionado 0 minutos depois

@Math.Pi Comprar usado compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi RX 470 ainda está a preço de 1060 6gb...

@BrunoGuimarães É um processador antigo, consome muito, single thread deixa muito a desejar, etc. Não é um "excelente kit", é apenas um "kit usável". Se você fosse comprar um novo hoje, por exemplo, passaria longe desses FX aí, arquitetura bem ultrapassada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães Não tenho certeza, melhor deixar com o Math. Mas te digo algumas coisas:

Se voce quer trocar só porque resolveu monitorar o fps pra ver como estava, e antes jogava normalmente, tem certeza que vale a pena? Digo, eu vejo uma diferenca gigante entre 30 e 60 frames, mas muitos não se importam com isso, certifique-se não ser o seu caso.

Quanto à solução, é para que? Disse que o processador esta longe de ser excelente, mas ele segura uma 1050 ti, por exemplo, como foi sugerido por você. Ou mesmo uma rx 470, mas esta voce nao vai conseguir achar no mercado.

Não recomendo colocar a 1060 6gb com ele não. Bom, nao vai dar nenhum tipo de problema, mas é um pouco desperdicio de placa. A nao ser que voce pretenda trocar o kit no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow Na verdade eu nunca prestei a atenção nessa ***** de fps. Sempre joguei de boa muitos jogos sem travar e no máximo. Mas não sabia se era em 60 fps ou 10... Pois bem, estou jogando este The Hunter e ele é um jogo que prima muito pelos detalhes visuais, muito mesmo. Ele tem uma opção de configurar os gráficos vendo a tela do jogo e podendo assim visualizar as modificações que vai fazendo. É ***** verificar que minha placa roda na configuração mínima e foi através deste jogo que percebi o seguinte: Faz diferença jogar no gráfico mais avançado sim. Eu nunca havia percebido isso porque nunca tinha visto as modificações que as configurações fazem. Então deduzi que nos jogos que estão no máximo provavelmente o fps está em 5/10/20 e as modificações não devem surgir devido ao baixo fps. 

Eu comprei esse processador e placa-mãe quando lançou, de fato tem muitos anos. Quanto tempo mais ele segue rodando bem com placas tipo essa 1050/1060 ? Essas duas placas ou a rx vão rodar os jogos em boa qualidade por quanto tempo? De repente eu troco meu kit num outro. Ai vocês precisam me ajudar.

 

 

adicionado 1 minuto depois

@Math.Pi Esse conjunto da assinatura eu consigo vender por quanto? Qual kit você me aconselha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães Amigo, rodar jogos no ultra em FHD exige, no mínimo, uma configuração parecida com essa.

Seu processador já vai ter dificuldades com uma 1060 6gb, e a 3gb é uma versão capada dela, não é só a VRAM que muda. Além disso, é impossível dizer por quanto tempo você vai rodar os jogos no high/ultra a 60fps, mesmo com as configs que eu citei ali. Isso tudo depende dos jogos e do nivel de exigência do usuário, ainda mais se você levar em consideração que alguns jogos são muito mal otimizados e não usam bem o seu hardware, como aquele battlegrounds, a maioria dos jogos em pre alpha, e boa parte desses de survival.Defina melhor o que você quer, é rodar a 60fps no ultra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow Em números, esse kit não tem tanta diferença para o meu. Os números apenas não devem ser suficientes correto? 

Eu não estou sabendo me expressar né? Existe diferença entre rodar no ultra e com 60 fps. Vamos lá: Se eu rodo um jogo no ultra mas em 10 fps e um jogo e um jogo no médio com 40 fps, o que é melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães Tem sim, amigo, esse kit é beem superior ao seu. Como eu disse, depende do usuário. Eu escolheria 40fps no médio, já que prefiro performance. No meu caso, tinha dinheiro sobrando na época que fui dar um upgrade e resolvi comprar uma 1070, já que gosto de jogar na ultra com 60fps estáveis, mas essa placa é, digamos, um "luxo" caso você queria jogar em 1080p no high. Claro que ela vai ter uma sobrevida maior e etc, mas ainda não vale muito a pena. Aí o caso é o seguinte: depende do que você quer fazer e quanto você quer gastar. Sabe, conheço pessoas que jogam no ultra a 20fps e se contentam com isso (como, eu não sei, mas eles não percebem muita diferença; deve ser costume de console, sei lá.). Com uma 1050 ti, não espere jogar jogos como the witcher 3 no high a 60 fps, entende? Se você quer isso, vai ter que investir me outras placas e outros kits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarãesHmm... Bom, nenhum fx é investimento válido hoje.

O i3 tem praticamente o mesmo desempenho do g4560, só que bem mais caro

O i5 não está valendo muito, pela limitação de threads.

O ideal é um r5 ou um i5, se você quiser fazer o upgrade, já que o g4560/i3 não teriam uma diferença muito grande em relação ao seu FX.

Olha, quanto dinheiro você tem disponível?

E não sei quanto essas peças valem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow tenho 1300 dentro de 1 mês mais ou menos mais o dinheiro das minhas peças. Vou vender ssd processador cooler placa-mãe e a r7. To pedindo 1300 em tudo.

 

Nenhum i3 vale a pena? Fx eu teria que trocar a placa-mãe de qualquer jeito porque acima do meu são tudo 125 tdp e minha placa-mãe aceita ate 95 apenas. Aquela série da amd A não é boa? A diferença do i5 pro ryzen é absurda. Pensei de pegar o ryzen 1500x. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães O i3 tem desempenho levemente melhor que o seu, e levemente melhor que o G4560, só que este é bem mais barato. Se fosse o caso do upgrade, só valeria se fosse pra mudar de plataforma e, mais tarde, conseguir um melhor. Pra sair da sua CPU, o recomendado é só com um i5 ou r5, e eu daria preferência ao R5. Se quiser esperar também, está pra sair os R3 e a 8 geração da intel, que parece que terá mais cores, lá pro final do ano. Além disso, FX não é investimento válido agora. Se você conseguir o ryzen 1500x, é uma ótima compra, mas ele não tem video integrado, então você teria de, ou continuar usando sua placa, ou comprar a mais forte que der com o dinheiro. Só se lembre que você vai ter de comprar memórias RAM DDR4. Se fosse eu, venderia tudo menos a GPU, atualizaria o kit e, mais tarde, juntaria mais dinheiro e trocaria de GPU, mas não sei se você está disposto a 2 upgrades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow Eu pensei de pegar o 1500x ou 1600. Queria usar Intel mas acho a diferença de preço absurda. 

Minha placa-mãe atual não tem vídeo também. Na época li que ela tinha maior performance por não ter vídeo e decidi comprar ela. Vi uma placa-mãe da gigabyte que estava perto dos 600 reais e achei muito boa. É alguma coisa 350. As mais baratas tem 2 slots de memória e eu quero com 4. Também gosto da Asus e vi umas que parecem ser boas também. Não se se vale a pena pagar caro porque prlo que percebi parece que são quase iguais, o que modifica é numero de slots e entradas. Sobre as memórias eu não sabia que não podia usar ddr 3. Achei que era compatível. Me ferrou isso dai porque se eu vender meus 16gb não compro 8 de ddr4. Sobre a placa de vídeo já decidi que vou comprar a 1060 de 6gb. 

 

Sobre esperar até final do ano não é minha intenção mas eu pensei numa coisa: Apareceu 1 260x usada por 300 e uma 1050ti por 500. Pensei de pegar uma delas e ai ao invés de comprar de uma vez o kit eu iria olhando os preços diariamente. Normalmente entram peças em promoção relâmpago. Qualquer 50 que economizar é válido. O único problema é a demora pra vender isso depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães Olha, as placa mães não tem diferença entre si. Acho que é porque você está acostumado com os FX, que tem uma mb mais louca que a outra, eles fazem umas gambiarras pra rodar um processador na outra, e coisas do tipo. Mas na intel e na AM4, a placa-mãe não tem influencia direta nos seus frames (se tiver, é minusculo). 2x8gb vai ser suficiente por muuito tempo? Pra quê você quer 4 slots? uma a320 já atende, que é a mais barata, mas você pode pegar a b350 também. Quanto a comprar a 1050 agora, atualizar o kit, e depois vender e comprar a 1060 6gb, é uma boa opção sim. Lembrando que novembro tem black friday na kabum, dá pra pegar uns preços legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow As memórias DDR4 HyperX 2133 custam 360,00 (conjunto 2x4). As minhas DDR3 1866 eu posso tentar vender por 400,00 (2x4 + 1x8). Na pior das hipóteses vendo pelos mesmos 360,00 das DDR4, mas acho que 8GB é pouco atualmente. Eu gostaria de ter os mesmos 16GB, no mínimo 12GB mas vou ter que ficar com os 8GB inicialmente. Neste caso das memórias o ganho das de 2400 são muito superiores aos da 2133? O conjunto de 2x4 da 2400 HyperX está 395,00. Quero de 4 slots exatamente porque posso ter a liberdade de mexer depois sem ter que comprar pentes de 8GB ou 16GB especificamente. 

 

Pensei destas placas aqui:

 

Asus: https://www.kabum.com.br/produto/86356/placa-mãe-asus-p-amd-am4-atx-prime-b350m-a-4x-ddr4-audio-8-canais-ai-suite-3-ai-chargerturbo-lanpc-cleaner1x-dvi-d1x-d-sub1x-hdmi

https://www.kabum.com.br/produto/86355/placa-mãe-asus-p-amd-am4-atx-prime-b350-plus-4-x-ddr4-1x-dvi-d-1x-d-sub1x-hdmi1x-m2-soquete-3-crossfirex-8x-sata-6gb-raid-de-0110

Gigabyte: https://www.kabum.com.br/produto/86502/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am4-matx-ga-ab350m-gaming-3-ddr4

https://www.kabum.com.br/produto/86503/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am4-matx-ga-ab350m-d3h-ddr4

https://www.kabum.com.br/produto/86351/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am4-atx-ga-ab350-gaming-3-ddr4

MSI: https://www.kabum.com.br/produto/89549/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-a320m-bazooka-ddr4

https://www.kabum.com.br/produto/89551/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-b350m-pro-vdh-ddr4

https://www.kabum.com.br/produto/89548/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-b350m-bazooka-ddr4

https://www.kabum.com.br/produto/86289/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-b350m-mortar-ddr4

https://www.kabum.com.br/produto/86288/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-b350m-mortar-arctic-ddr4

https://www.kabum.com.br/produto/87838/placa-mãe-msi-p-amd-am4-atx-b350-pc-mate-ddr4

https://www.kabum.com.br/produto/89547/placa-mãe-msi-p-amd-am4-atx-b350-gaming-plus-ddr4

 

Referente às placas, quero trocar meu monitor. Quero colocar um com hdmi. E também quero colocar um som pequeno tipo 2 caixas e 1 sub. Também queria uma placa que tivesse os programas que a minha possui (Asus), pois eles tem bastante opção de controle e personalização.

 

O processador vai ser o Ryzen 1600X.

 

Sobre as placas de vídeo usadas para ir jogando até trocar todo o kit qual seria o ganho da 260x sobre a minha r7? E a diferença da 260x para a 1050ti é muita?

 

Início do mês agora já irei comprar a placa-mãe. Não sei se vale a pena esperar até novembro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães Bom, no final do ano, vai ter lançamentos novos né, tanto do lado da intel quanto da AMD. E de placas de video também. Não gosto de comprar as coisas separadas pois, por exemplo, imagine que você compra a MB agora e, quando for comprar a CPU, tiver saido uma outra mais viável. Seria bem ruim. Mas, como o R3 também é AM4, acredito que não vai ter tal problema.

Recomendo comprar 1x8 2400mhz, pois a diferença entre 2133 e 2400 é pequena de preço e dá uma boa ajudinha, dual channel não faz diferença na maioria dos programas e pra video offboard.

Quanto à placa-mãe, literalmente tanto faz, pega a que te atender melhor. Olhe a placa de som, e outras coisas assim.

Quanto ao HDMI, você conecta isso na placa de vídeo, não na mãe, já que o vídeo é offboard, então tanto faz a entrada da mb...

Outra coisa importante, qual sua fonte?

E recomendo uma placa da geração nova, ou uma rx, ou uma gtx 10xx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow Entendi sobre o conjunto. Tem razão. Dentro de 2 meses já tenho a grana para comprar o processador, placa-mãe, placa de vídeo e cooler. Vou comprar a placa de vídeo primeiro porque não vou investir mais do que isso de grana numa vga. Na verdade já subi demais meu orçamento. Queria gastar não mais do que 800 reais em placa de vídeo.

 

Sobre o processador, existe muita diferença do 1400 pro 1600x? Em preço a diferença fica em 600 reais, ou seja, o preço de uma placa-mãe e ainda sobra grana pro cooler. Meu hyperX 212 não vai servir no ryzen correto?

 

Minha fonte é uma evga 600b. Minha configuração está na minha assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães Olha, o problema está no número de threads e estabilidades. O r5 1400 pode entregar alguns frames a menos; a media do i5 é maior, mas o r5 não deixa ele cair, entende? Se o i5 varia de 40 a 80, o r5 de 60 a 70. É como se fosse isso (um exemplo bem +/-, mas...). Além disso, o r5 é melhor pra multi tarefas e você pode fazer mais coisas minimizado enquanto está jogando. Aí vai de você, mas eu recomendaria o r5 mesmo.

Lembrando que a intel vai lançar a 8 geração no final do ano e é bem possível que o i5 seja 6/6 cores. Nesse caso, ele deve voltar a ser viável :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow O 1400 segura bem a gtx 1060? Acho que vou comprar ele na Kabum (só por causa da promoção com a memória) logo, antes que acabe. Quero ficar pelo menos uns 2 anos sem me preocupar com upgrade de nenhuma destas peças novas. Se o 1400 não for segurar a onda vou pegar outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães Se você tiver dinheiro pro 1500x, é melhor, já que ele tem maior freq e o dobro de cache.

Mas o 1400 segura bem sim, o máximo que vai acontecer é você precisar fazer um overclock básico nele, nada que o cooler box não segure. Mas acredito que ele leve bem mesmo em stock sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...