Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar madeira para construir um gabinete?


Posts recomendados

Eu poço criar um gabinete gamer,somente usando madeira?eu ia botar 4 coolers e leds nele tambem.....se usar madeira da problema em alguma coisa?tipo eu ia praticamente recriar um gabinete gamer só usando madeira,eu iria fazer os buracos para poder colocar a placamãe etc....da certo?ele iria ser 100% madeira,depois ia pintar com  tinta,colocar desenhos,e fazer um detalhes com isopor pintado em cima e tal.....eae???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DUT Poder até pode, mais terá q ter atenção a tudo, em hipótese alguma deixe a placa-mãe em contato com a madeira, no caso não deixe nada encostando na madeira, já vi casos de pessoas q usam o PC na parede com a madeira segurando.. tome bastante cuidado na hora pois os componentes parecem leves mais se juntar tudo vai pesar bastante.. fique atento a qualidade da madeira também e refrigere bem o local.. eletricidade estática e curtos podem ser um problema se você não tomar cuidado, mas não vejo problema nisto, já que tem casos de pessoas botando o PC debaixo de óleo hehe

 

Cuidados que deve tomar:

 

Placa de vídeo vai pesar mais do q o normal se você não prender bem ela ao suporte de madeira, e isso pode ocasionar na destruição do PCI Express, claro, se você colocar na parece vai ter q ter estes cuidados

 

Cuidado com a Umidade, os componentes não vão ficar protegidos dentro do gabinete.. vão ficar ao ar livre pelo q entendi

 

Gravidade, ela puxa tudo para baixo.. cuidados enquanto a isto tem q ser levado muito a sério, do contrário irá prejudicar você mais para frente..

 

Use uma tinta que suporte o calor, que isola bem e etc.. não é qualquer uma não

 

De resto não vejo problemas, mas planeje bem rsrs, e pense no futuro para não ter dor de cabeça, gostei do seu projeto, após finalizar pode postar aqui para a galera ver : https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/80-casemods/

 

Pode haver mais problemas, mas os principais são estes mesmo, fique atento as respostas para ver se alguém mais deu dicas para você, até mais amigo. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder até pode. Existem até CASEMOD feito em forma de quadro com os componentes só presos.

Mas existem algumas dificuldades práticas como por exemplo vibração, peso total da placa-mãe+VGA+cooler, pontos de fixação de componentes...

O material teria que ser resistente e exigiria marcenaria de precisão. Uso de pregos seria temerário e o resultado pode ser frágil demais no caso de impactos na movimentação.Ficaria também pesado e volumoso na minha opinião.

Acredito que o uso de material tipo placas de acrílico seria mais viável pela facilidade de usar cola. Mesmo assim tropeçaria na questão da precisão exigida nos cortes e montagem.Ficaria pesado também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DUT Você pode sim montar um gabinete todo em madeira, só precisa ter cuidado e prestar atenção na montagem.

 

Já vi gabinete era todo montado com canos de pvc apenas, vai da criatividade de cada um, mas pode montar da forma que quiser.

 

Outro gabinete que é uma mesa, o usuário monta uma mesa e coloca as peças do pc dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz varios desenhos ai,espero que de para dar uma ideia de como queria que ficasse,eu projetei pensando justamente na refrigeração....mas não tenho certeza se eu fiz correto.Eu iria pintar as madeiras na parte de fora de preto,e de dentro sem pintar.se não conseguirem entender algo,eu poço fazer de novo só que mais bonitinho.asdasd.thumb.png.785fd49ccff6380076aafd9cd8e72772.png

 

 

Como iria ser o gabinetebhbgbg.thumb.png.302f275e03b6334491f7a0de8436a1ac.png

 

 

Parte de cimafghgfhdf.thumb.png.1c78e4919600a24a29e810fc2532a647.png

 

 

Desenho da parte de dentro 2FIM.thumb.png.0541a23370e9115c0e63cec57b8dd98f.png

 

 

Desenho da parte de dentro 1GGGGG.thumb.png.e43eef41b06645bb4433c11333b5ea1a.png

 

 

Como iria fazer os HDShhhhh.thumb.png.4b02cb4ee756b9bc4d50178f379e9f7f.png

 

 

Como iria colocar o DVDkkkkk.thumb.png.b19afd14a6d22342a3518c534d144922.png

 

 

Parte de trasllll.thumb.png.5af48c88752d11fdb65ebf96a127718c.png

 

 

Parte lateral 1ooooo.thumb.png.b4d6dfdff57a2f4413808bd654215c5c.png

 

 

Parte de cima do gabinete,explicando o onde fica o botão ligarsasdas.thumb.png.25d5ca092b3ec76ce8739ea0dda4dee8.png

 

Parte lateral do gabinete 2

sasdasd.thumb.png.538c1b2d2bca409c76df5512659d6fcc.png

 

 

Gabinete sem aqueles isopores nos coolers

sdfsdf.thumb.png.f742127109b1d642c94d234da28ca91d.png

adicionado 3 minutos depois

Esses isopores  da parte de cima,iria deixa-los "altos".Eu pensei tambem em deixar esses isopores igual a uma serra,fazer aqueles dentes,acho que ficaria legal....ou na parte da frente

adicionado 13 minutos depois

Um desenho mais detalhado:

FIM.thumb.png.ceb2afdd10ccf0bac1ce838b25338f24.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DUT Parece q irá ficar bem diferenciado e legal, muito melhor que gabinetes de marcas ae.. hehe, bom, foi até q bem planejado, mas não acha o isopor meio frágil? se alguma coisa bater ou até encostar ali pode quebrar, mas eu gostei muito, tenho uma vontade de fazer essas coisas também, mas não muito radical assim hehe, outra coisa, a parte de cima vai ficar aberta? pensou no filtro de poeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado :D,eu pensaria em deixar aberto.....mas,poeira eu acho que esqueci,acho que uma especie de rede ali no meio poderia ajudar?

FIMcds.thumb.png.10e781bf8889506706d3191739b8f428.png

 

adicionado 2 minutos depois

Eu poderia fazer de madeira em cima tb,agora na frente,tem que ser algo leve que o cooler poça fazer balançar....

adicionado 14 minutos depois

E eu ainda estou somente desenhando,eu não tenho nenhum dos materiais necessarios ainda :/,e eu não sei qual madeira seria melhor.E poderia me falar qual tinta seria boa?eu ia iria passar verniz e usar essa tinta aqui Tinta

adicionado 21 minutos depois

DESCULPA,EU esqueci de dizer,pra poder abrir o gabinete eu iria fazer uma porta ali,igual o cara fez nesse  Video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DUT sobre a parte de cima, é uma boa você deixar aberto sim, com o filtro para poeira, porque o ar quente sobe.. o ar frio desce, se não tiver um lugar para o ar quente sair, o PC vai ficar MT quente, acho que qualquer madeira, se for passar o verniz acho q pode ser qualquer uma, só tem que planejar bem antes, estou ansioso para ver como q vai ficar, boa sorte com o projeto amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, DUT disse:

Eu poço criar um gabinete gamer,somente usando madeira?eu ia botar 4 coolers e leds nele tambem.....se usar madeira da problema em alguma coisa?tipo eu ia praticamente recriar um gabinete gamer só usando madeira,eu iria fazer os buracos para poder colocar a placamãe etc....da certo?ele iria ser 100% madeira,depois ia pintar com  tinta,colocar desenhos,e fazer um detalhes com isopor pintado em cima e tal.....eae???

existe um grande problema em gabinete de madeira, pois a madeira é termica, ela esquenta com muita facilidade e mantem o calor, é inclusive por esse motivo que a maioria das casas nas regiões frias sao feitas de madeira, você tera que ter uma atençao muito grande em resfriar esse gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim,é por isso que eu já projetei ele com vários e vários buracos em torno do gabinete,4 Coolers e a parte de cima aberta.Vou procurar esse filtro de poeira para comprar!E eu tambem quero colocar uma textura nele seila,eu desenhei uma baseando em um dragão vermelho (pois quero que combine com o resto dos periféricos: mouse,teclado....)eu fiz no paint e ainda estou pensando,então não ta 100%.Aquelas fitinhas ali no cooler e para imitar fogo.....5974acafdbc4c_Gabinetedrago.thumb.png.de39f30c308ee30813fcb8379783a09b.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DUT disse:

Sim,é por isso que eu já projetei ele com vários e vários buracos em torno do gabinete,4 Coolers e a parte de cima aberta.Vou procurar esse filtro de poeira para comprar!E eu tambem quero colocar uma textura nele seila,eu desenhei uma baseando em um dragão vermelho (pois quero que combine com o resto dos periféricos: mouse,teclado....)eu fiz no paint e ainda estou pensando,então não ta 100%.Aquelas fitinhas ali no cooler e para imitar fogo.....5974acafdbc4c_Gabinetedrago.thumb.png.de39f30c308ee30813fcb8379783a09b.png

 

 

Sim, mesmo assim a madeira segura o calor, o ideal seria usar uma tinta isolante, ou fazer um esquema de cooler com peltier, para gelar dentro dele, senão, mesmo soprando ar em temperatura ambiente dentro dele, você vai ter varias fontes de calor contantes nele (fonte, processador, placa de video, mosfets), então se quiser manter temperaturas aceitaveis dentro, vai ter que isolar com tinta especial, ou usar o sistema de peltier fazendo um mini ar-condicionado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, DUT disse:

eu pesquisei esses "peltier",e eu não entendi direito como funciona,eu coloco esses quadrados brancos dentro do fan e ai quando o ar ser puxado,esse peltier vai esfria-lo?

para esse seu projeto o ideal seria colocar dissipador com fan em ambos os lados, sendo que a parte quente jogando pra pra fora do gabinete e a fria jogando pra dentro, na verdade quem pode dar mais detalhes sobre essa parte de resfriamento é o @Contiusa, porém dessa forma, ira resfriar. aqui no fórum mesmo já foram discutidos vários projetos de peltier, alguns entusiastas como eu curtem e criam projetos, porém para uso comum, é muito trabalho, muito custo e muito desperdício de energia.

 

esse video é meio antigo, porém o projeto pode ser feito dessa forma tambem

 

https://www.youtube.com/watch?v=Iuu81T4Zj_I

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, DUT disse:

hmm,e se eu passar o verniz,depois tinta PVA por cima,da certo?e eu tive uma ideia esquisita de cobrir tudo por dentro com papel aluminio Xd,o que acontece?

o alumínio é muito utilizado para dissipadores, porque ele absorve calor com facilidade, e resfria também com facilidade, sendo um ótimo condutor térmico, porém nesse caso você iria apenas cobrir a parte interna toda com papel laminado, ele não tem aletas para transferir o calor, porém acho ele muito fino pra alterar a temperatura para cima, se for pintar, o ideal é utilizar tinta termica.  voce chegou a ver o video que postei ? com uma redução de ate 10 graus, voce poderia deixar um estilo mais rustico, com a madeira apenas no verniz, mais é claro, teria que testar a temperatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, DUT disse:

n..desculpa mesmo,é que eu n percebi,desculpa,eu vou ver

adicionado 16 minutos depois

E seria legal tb colocar um air cooler na cpu?

eu particularmente so gosto do water cooler selado, pelo espaço livre da area do processador e do vrm, ficando mais arejado o local, porque tem muito air cooler que tem desempenho similar ao water cooler selado, agora, um projeto de water cooler customizado, com loop na placa de video, reservatorio maior de agua, maior fluxo de agua, e com um radiador de pelo menos 280mm (preferência um de 360mm), certamente sera muito superior a um air cooler, inclusive tambem esteticamente. agora uma pergunta pessoal, porque gabinete de madeira, tem tantos outros bonitos, pra todos os bolsos, e que nao vai ter problema de aquecimento.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DUT O mais adequado para a refrigeração seria a líquida mesmo.. até na placa de vídeo se você quiser jogar, mas lembrando DUT, se você não for estressar o computador não tem o porque disso, somente se você for jogar(jogos pesados) mexer com programas pesados e etc.. você teria q bolar algo para dissipar o calor mais facilmente e rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...