Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de aquecimento após update de BIOS - HP


Posts recomendados

Boa tarde Pessoal,

Tenho um notebook HP Pavilion 14-v064br (ENERGY STAR), adquirido em 11/08/2015 (quase dois anos) com a seguinte configuração:

Processador Intel Core i5-4210U CPU @1.70GHZ 2.40GHZ
12,0 GB de memória RAM
Placa de vídeo Nvidia Geforce 830 M
E acompanha uma placa de vídeo integrada Intel 4400
placa-mãe InsydeH20 BIOS rev: F.53

Acontece que a versão inicial do BIOS que veio nesse notebook foi a F.42 e sempre rodou tudo muito bem, principalmente os jogos que era o objetivo desse notebook quando o comprei.
Meses atrás fui notificado pelo software HP Support Assistant que havia uma nova atualização para o BIOS desse notebook, e mesmo tudo funcionando muito bem, atualizei para a F.53 já que no site a HP recomendava ENFATICAMENTE a atualização por ser um update de segurança UEFI, e desde então comecei a ter problemas com o desempenho do notebook em jogos.
Alguns exemplos são: GTA 5, Counter Strike Global Offensive, F1 2010, F1 2012, F1 2014, Battlefield 1 dentre muitos outros jogos, tanto leves quanto pesados graficamente falando.
Depois de uma busca e monitoramento de todo meu hardware e software, descobri que o que acontece é que o CPU, mesmo sem nenhum processo rodando, só com o Windows ligado, fica entre 85 e 90 graus, atingindo picos de 99 graus, e o GPU dedicada, fica com 30 graus.

E assim tem ficado o processador do notebook tem ficado entre 85°C e 90°C atingindo picos de 99°C.

Essa temperatura permanece independente do que está sendo executado no computador, inclusive quando deixo somente o Windows aberto, sem nenhuma tarefa ou processo em segundo plano.

 

Como reverter essa BIOS ou solucionar esse problema?


Abaixo vou descrever os procedimentos que já fiz, lembrando que sempre deixei todos os drivers atualizados:
Utilizei o Windows 10 com drivers atualizados e o problema permaneceu.
Utilizei o Windows 7 com drivers atualizados e o problema permaneceu.

Em ambos sistemas tentei desativar aplicativos de segundo plano e o problema permaneceu.
Em ambos sistemas utilizei configurações personalizadas no Painel de Controle da Nvidia e o problema permaneceu.
Em ambos sistemas operacionais utilizei configurações personalizadas no msconfig para desativar vários aplicativos e o problema permaneceu.
Utilizei o software unpark para liberar mais ~cpus~ para os jogos utilizarem e o problema permaneceu.

Utilizei o Linux e o problema permaneceu.
Já acessei o BIOS do sistema para verificar se apareceu alguma opção diferente, carreguei as configurações padrões e o problema permaneceu.
Dentro do BIOS tem uma opção de deixar ativada sempre o cooler do processador, testei com a configuração ativada e também desativada, em ambas o problema permaneceu.
Tentei fazer downgrade do BIOS sem sucesso algum, não encontrei documentos nem software próprio da HP para fazer isso.
Já tentei refazer o update várias vezes, por ter pensado que algo deu errado, e em nenhuma situação tive sucesso.

Depois de vários testes verifiquei que a temperatura do processador do notebook tem ficado em 85°C atingindo picos de 99°C.

Testei roll-back pelo HP UEFI Diagnostics, gerenciando o firmware, e ao selecionar o BIOS anterior diz que houve um erro com o arquivo de assinatura do BIOS.

Abri o notebook e troquei a pasta térmica, limpei tudo, mesmo não estando sujo e não obtie 1 grau de diferença.

 

Agradeço a quem puder ajudar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as BIOS mais recentes estão vindo com a opção de controlar a velocidade e algumas ate o RPM do cooler, pode estar acontecendo desta BIOS possuir esta função e como padrão ter configurado automaticamente na menor velocidade e esta não esta suprindo a necessidade de resfriamento da CPU. Recomendo você verificar se tem esta função e aumentar a velocidade caso possível e logo depois efetuar os testes. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Filipe Sanches

 

Tenta diminuir o clock do processador nas configurações de energia do Windows no painel de controle pra ver se consegue remediar sem afetar o desempenho.

 

Foi isso que fiz aqui em 2 PCs que esquentavam muito.

 

Fiz esse procedimento, nas opções de energia, tive que configurar a velocidade máxima do processador para 500mHz e ainda assim  a temperatura fica entre 50°C e 60°C ... além de que não da pra abrir duas abas no Chrome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...