Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é necessário saber para comprar a Placa-Mãe


Posts recomendados

Boa noite pessoal, eu gostaria de saber o que é necessário ver para comprar as peças para o computador, por exemplo: Eu compro uma placa-mãe, quais especificações do processador eu preciso me preocupar na hora de comprar, quais especificações da placa de vídeo e etc... 

 

Agradeço desde de já !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a questão n é o meu objetivo com a máquina e o quanto eu posso gastar, na real eu quero  saber quais especificações de cada peça eu tenho que me preocupar, para saber se ela vai caber na minha placa-mãe. Por exemplo eu sei que para eu saber se um processador vai servir, eu preciso verificar o soquete e se este for o mesmo da placa-mãe, ele servirá. Mas eu n sei, por exemplo, no caso da placa de vídeo o que eu tenho que saber pra ver se ela vai servir ou não, entendeu ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Gabriel Lannes Geralmente você primeiro tem que escolher o processador pra depois você ver a placa-mãe. A placa-mãe deverá ter socket compatível com o processador e também verificar o slot das memórias. O mais atual é o DDR4, mas ainda existem DDR3 e algumas pessoas ainda usam o DDR2 que já é muito antigo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Gabriel Lannes disse:

Por exemplo eu sei que para eu saber se um processador vai servir, eu preciso verificar o soquete e se este for o mesmo da placa-mãe, ele servirá.

Na teoria, sim.. Na prática, nem sempre..

 

 

22 minutos atrás, Gabriel Lannes disse:

Mas eu n sei, por exemplo, no caso da placa de vídeo o que eu tenho que saber pra ver se ela vai servir ou não, entendeu ?

Basicamente, mesmo princípio do processador.. A única coisa que muda é a palavra.. Invés de "soquete", é "slot".. A placa-mãe tem de ter o slot necessário, pra usar uma paca de vídeo.. Hoje, todas usam o slot "PCI-Express", pra placas de vídeo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Gabriel Lannes disse:

Cara a questão n é o meu objetivo com a máquina e o quanto eu posso gastar, 

Mas as duas principais especificações são justamente essas, o que você vai fazer e quanto pode gastar! São elas que vão definir o processador, e é este que vai definir a mobo a ser comprada. Uma vez definido o processador, é pegar uma mobo do chipset compatível que permita OC (se for o caso) ou uma que seja barata.

 

26 minutos atrás, Gabriel Lannes disse:

Por exemplo eu sei que para eu saber se um processador vai servir, eu preciso verificar o soquete e se este for o mesmo da placa-mãe, ele servirá.

Não necessariamente. Por exemplo, você pega um FX 8300, ele não serve naquelas mobo 78 baratex que aparecem por aí, embora o soquete seja o mesmo; até encaixa, mas tem todo tipo de problemas relacionados.

 

Outro exemplo, processadores Broadwell (LGA 1150) só funcionam em mobos H97 e Z97, muito embora H81, H87 e Z87 também sejam do mesmo soquete.

 

Para deixar um útlimo caso, os processadores Kaby Lake até são compatíveis com mobos 1xx.... se a BIOS estiver atualizada. Caso contrário, não aceita, muito embora ambos sejam LGA 1151.

 

Não há uma regra geral, tem que ir na base de modelos; por exemplo, se você me perguntasse uma recomendação para, digamos, um Core I de 1a geração, eu não ia saber, pois não aprendi sobre esses processadores para dar qualquer palpite.

 

26 minutos atrás, Gabriel Lannes disse:

Mas eu n sei, por exemplo, no caso da placa de vídeo o que eu tenho que saber pra ver se ela vai servir ou não, entendeu ?

É tudo padrão, meio que tudo encaixa com tudo hoje em dia. O máximo que você tem que se preocupar é se a RAM é DDR3 ou 4, agora que estamos em período de transição. E se o seu cooler cabe no gabinete. Só.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...