Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento no processador gerando tela azul, como resolver?


Posts recomendados

Montei meu pc recentemente e tive problemas com tela azul. Os pentes de memória estão funcionando corretamente de acordo com o diagnóstico do Windows. Troquei a pasta térmica do processador/dissipador e também não resolveu. Chequei e instalei/atualizei todos os drivers do pc. Alguém sabe uma saída? Não sei mais do que suspeitar, e acho que é meio precoce eu investir em um novo cooler, devem ter mais alguns testes para ter certeza... Me ajudem, por favor!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca vi tela azul por causa de superaquecimento da CPU, geralmente quando há superaquecimento a máquina simplesmente desliga, apaga completamente para evitar danos ao chip. Se desse tela azul, abriria espaço para fritar o chip.

 

Pode ser problema de driver: já tentou modo de segurança? já tentou formatar? já tentou colocar linux em um pendrive e bootar?

Pode ser problema de memória: já tentou rodar um memtest completo? já tentou remover um dos pentes de cada vez? já tentou utilizar slots de memória diferentes?

Pode ser problema na CPU em si, é raro mas pode ocorrer de vir com defeito. Tenho um amigo que a CPU queimou subtamente mesmo com temperaturas baixas, provavelmente um curto. No caso dele nenhum sistema dava boot, nem Windows, nem Linux, ficava apenas dando erro em ambos, tanto para instalar quanto para bootar.

Pode ser um pino torto na placa-mãe ou na CPU.

Pode ser um problema de armazenamento, as vezes o HD está com bad blocks em algum ponto vital do windows.

Pode ser um problema na fonte, as vezes a tensão está caindo ou subindo demais em algum rail especifico. A rail de 5v da CPU por exemplo pode estar caindo para 4.8v ou subindo para 5.2v, o que não deve ocorrer.

Pode ser um problema nos mosfets da placa-mãe.

 

Você tem que ir testando até encontrar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, King Of Dark disse:

Qual a config ? 

Qual a tela azul que está dando ? pode ser HD , memoria com defeito de fabrica e entre outro hardware com conflito ! 

Bios ta correta para o processador ?

A config. do PC é:

 

Processador: Amd Quad Core A8 X4 7600 

Memória Ram: 8GB DDR3 Kingston Hyperx 
Hd: 1 Tb

placa-mãe Chipset: Amd A55 

Fonte 500w

Placa de Vídeo Amd Radeon R7 Series Integrado.

14 horas atrás, GGCL disse:

Eu nunca vi tela azul por causa de superaquecimento da CPU, geralmente quando há superaquecimento a máquina simplesmente desliga, apaga completamente para evitar danos ao chip. Se desse tela azul, abriria espaço para fritar o chip.

 

Pode ser problema de driver: já tentou modo de segurança? já tentou formatar? já tentou colocar linux em um pendrive e bootar?

Pode ser problema de memória: já tentou rodar um memtest completo? já tentou remover um dos pentes de cada vez? já tentou utilizar slots de memória diferentes?

Pode ser problema na CPU em si, é raro mas pode ocorrer de vir com defeito. Tenho um amigo que a CPU queimou subtamente mesmo com temperaturas baixas, provavelmente um curto. No caso dele nenhum sistema dava boot, nem Windows, nem Linux, ficava apenas dando erro em ambos, tanto para instalar quanto para bootar.

Pode ser um pino torto na placa-mãe ou na CPU.

Pode ser um problema de armazenamento, as vezes o HD está com bad blocks em algum ponto vital do windows.

Pode ser um problema na fonte, as vezes a tensão está caindo ou subindo demais em algum rail especifico. A rail de 5v da CPU por exemplo pode estar caindo para 4.8v ou subindo para 5.2v, o que não deve ocorrer.

Pode ser um problema nos mosfets da placa-mãe.

 

Você tem que ir testando até encontrar o problema.

Eu vou relatar exatamente o que aconteceu para ser mais específico. Eu inicio o PC, ele em momento algum, durante o uso, tem queda de desempenho ou trava. Durante alguns minutos de jogo, por exemplo, que é uma das ocasiões onde tive problema de tela azul, ele trava de forma totalmente aleatória e dá a mensagem "THREAD STUCK IN DEVICE DRIVER".

16 horas atrás, GM151 disse:

E qual a configuração? :huh:

A config. do PC é:

 

Processador: Amd Quad Core A8 X4 7600 

Memória Ram: 8GB DDR3 Kingston Hyperx 
Hd: 1 Tb

placa-mãe Chipset: Amd A55 

Fonte 500w

Placa de Vídeo Amd Radeon R7 Series Integrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, LUCAS ALVAREZ disse:

Eu vou relatar exatamente o que aconteceu para ser mais específico. Eu inicio o PC, ele em momento algum, durante o uso, tem queda de desempenho ou trava. Durante alguns minutos de jogo, por exemplo, que é uma das ocasiões onde tive problema de tela azul, ele trava de forma totalmente aleatória e dá a mensagem "THREAD STUCK IN DEVICE DRIVER".

Baixe um programa chamado WhoCrashed para verificar os dumps de memória e ver qual driver causou o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GM151 disse:

Você já tentou trocar o slot da memória RAM, ver se tudo tá bem encaixado? Pode ser alguma coisa frouxa também, pelo que vi também pode ser relacionado ao próprio driver, você está usando drivers que o Windows 10 baixou ou driver do site do fabricante? 

Com "trocar o slot" você diz trocar o local que as memórias estão encaixadas? Não manjo muito dessa parte hahah

Estou usando os drivers que baixei direto do site do fabricante da peça, até porque o mecanismo de busca automática do Windows não achou atualizações para alguns dos drivers que eu atualizei manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, LUCAS ALVAREZ disse:

Com "trocar o slot" você diz trocar o local que as memórias estão encaixadas? Não manjo muito dessa parte hahah

Estou usando os drivers que baixei direto do site do fabricante da peça, até porque o mecanismo de busca automática do Windows não achou atualizações para alguns dos drivers que eu atualizei manualmente.


Sim sim, você troca o pente de slot, também é bom baixar o BlueScreenView pra você ter mais informações sobre a tela azul que anda tendo, posta os resultados aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, GM151 disse:


Sim sim, você troca o pente de slot, também é bom baixar o BlueScreenView pra você ter mais informações sobre a tela azul que anda tendo, posta os resultados aqui

Tentei trocar o pente de slot, testar um por um também, funcionaram corretamente. Baixei o BlueScreenView e ele acusa o Caused By Driver como "atikmdag.sys". Dei uma pesquisada sobre, e a maioria dos tópicos que encontrei neste e em outros sites falava sobre drivers. Removi e instalei novamente os drivers desse pc, e a temperatura continua alta. 

 

Será que pela placa de vídeo ser uma R7 Series integrada ao Processador, um cooler + 3 exaustores não estão aguentando? Preciso investir em um sistema de refrigeração mais eficiente por ter essa config, ainda sendo um APU?

22 horas atrás, Joroc disse:

Coisa do windows 10. Atualiza os drivers. E usa o comando sfc /scannow 

Olá!! Já usei esse comando no cmd e nenhum erro foi acusado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NOTA: Tive que trocar o cooler mesmo. Perdi alguns graus, mas a temperatura ainda varia de acordo com o stress da máquina e oscila entre 60 e 66ºC durante um jogo, por exemplo. Minha placa de vídeo é integrada ao processador, e talvez por isso a temperatura fique muito alta. É necessário um fluxo de ar e refrigeração muito boa pra segurar essas duas peças... APU é assim!

 

Obrigado a todos pela ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...