Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como inserir um PWM em um circuito de controle remoto com ponte H.


Shadow16

Posts recomendados

Olá pessoal, estou aqui para pedir o vosso suporte.

 

É o seguinte, estou construindo um controle remoto usando os CI's da série HT12 ,  a ideia é  controlar 3 motores ac com a inversão ou seja a ponte H , porém , estou com dificuldades em saber como inserir o PWM para controlar a velocidade dos 3 motores.Sera que é possível controlar-los( a velocidade) de uma  só vez?

Obg espero vossas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum... você pode colocar na entrada de cada pino do transmissor a saída de um circuito PWM podendo ser de ci555 ou um gerado por alguma porta de algum outro microcontrolador, porém o sinal fica muito ruim e é difícil de fazer, fora que pode dar problema no teu circuito.

 

A melhor ideia seria criar um pwm a partir de um mic e das portas PWM dele partir de comando de botão (tipo aperta uma vez e muda a velocidade) e o mic junto com um potenciômetro controlado por ele resolveria fácil o caso(DENTRO DO RECEPTOR ou seja junto com os motores e não no que envia, para evitar o problema), porém esse  teu circuito baseado no HT12 só tem 4 palavras para transmissão  e você só tem 3 motores ou seja ou você muda para um transmissor com maior número de palavras ou você cria um código de acordo com com as entradas que você der no controle de forma diferente > tipo, 3 botões ligam e desligam cada motor e ou ultimo muda a resistencia para criar o PWM em um ci 555 ou na porta do do microcontrolador. Ou você pode modificar para um botão ligar todos os motores ao mesmo tempo e desligar também, outros dois botões aumentam e diminuir a velocidade do PWM através de variáveis do no programa do micro controlador todos e o último botão pode fazer o que você quiser, criar pares ou sei lá o que....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer isso com CIs HT12D/E é meio complicado.

Para aproveitá-los poderia ligar um pequeno MC a saída deles, mas aí o controle fica limitado já que temos apenas 4 canais:

Os motores irão alterar a velocidade ao mesmo tempo.

Em outro botão temos o aumento das velocidade de todos eles e em outro vai diminuir.

O terceiro botão pode ligar/desligar e sobrou o quarto canal.

 

Com apenas componentes comuns fica complicado usar a função de PWM nesses CIs. Aí envolveria contadores, osciladores e decodificadores, vários CIs para fazer algo tão simples.

 

Não entendi essa parte:

3 horas atrás, Shadow16 disse:

a ideia é  controlar 3 motores ac com a inversão ou seja a ponte H

Controlar o sentido de rotação de motores AC com ponte H é possível, eu já fiz com reles (meu motor era 220V), mas onde entra o PWM nessa historia?

 

No caso de motores DC, uma solução mais simples seria usar dois micro controladores, um no controle e outro no receptor, veja este artigo por exemplo:http://blog.larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/4221

Assim é possível alterar a velocidade e a rotação de modo independente.

Só aplicar esse circuito junto ao postado pela @Isadora Ferraz logo acima.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta calcular preços para o que vai ter mais vantagens ^^

Usar a comunicação mais um Mic ou usar dois mics para comunicação e recepção.

 

Tem outras formas usando portas and or... e por ai vai, mas vai ser difícil de construir, porém tem resposta muito mais rápida, pois não vai passar por um processador ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...