Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV National Defeito


Posts recomendados

 Esta TV chegou com o C553 e duas pontes que ligam o yoke ao vertical faltando. Retornei os componentes e refiz uma série de soldas na placa, e agora a TV liga normalmente, tem som, tem sintonia e tudo operante, menos o vertical! Troquei o IC401 que costuma causar este defeito, porém sem sucesso! Alguém teria dicas? Fly aparentemente foi trocado e houve pouco uso (BRASALFA). Poderia ser o IC501 com defeito também?

Esquema da TV (National/Mitsubishi/Panasonic TC144M): https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/panasonic-esquemas-tv/panasonic-tc-144m-2039/

 

adicionado 57 minutos depois

Tensões IC501:
1-5,8V - OK!
2-2,2V - OK!
3-21V - 2,1V

4-5,4V - OK!

5-0,2V - 0,02V

6-0,2V - 1,7V

7-9,3V - OK!

8-0,7V - OK!

9-GND

10-1,7V - 0,7V

11-2,9V - 0V

12- 0,06V - 0,02V (provavelmente diferença do multimetro)

13-5,9V - 0,3V

14-5,5V - OK!
15-11,8V - OK!
16-41,2V - 10,7V
17-2,6V - 3V

18-0,3V - 0,5V (provavelmente diferença do multimetro)

 

Lembrando que deixei o screen baixo e um brilho baixo também, pra evitar desgaste do tubo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei sim! Mede por volta de 3ohms/16ohms ambas. Ainda verifiquei o IC401 que costuma aquecer quando ruim e fecha o vertical, porém ele sequer aquece! Muito estranho esse defeito! Estou quase para testar uma yoke de monitor, mas como todas que testei aqui possuiam por volta 2.5ohms/9ohms, não sei qual seria o efeito! Mas, uma dúvida: uma yoke em curto causaria estas tensões? Pois não vejo consumo exagerado, nem resistores aquecendo. Muito estranho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, tenho 25V no pino 7 e 24,3V no pino 3. Essa variação provavelmente é por causa do multímetro ou alguma interferência, mesmo assim me parece estranho o vertical não subir! Espirrei limpa contato em cada trimpot da placa, limpei com cuidado, medi, mas nenhum mediu aberto ou falhou em algum momento da pista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Tektronix TDS420 que não funciona :P. Voltando à saga da tv sem vertical: consegui um AN5436N original de estoque antigo! Troquei, verifiquei todas as trilhas e... nada! Sem vertical ainda. Como não há praticamente nada à ser feito e não consegui localizar nada com defeito nas linhas onde as tensões estão erradas, irei instalar uma yoke de um monitor de tubo 14'' que tenho de sucata aqui! Não tem um componente sequer do vertical que eu não tenha verificado, até mesmo a fonte! E não achei nenhum resistor com valor alterado, indutor aberto, transistor em curto, nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se na etapa de saída do vertical você já verificou tudo, passe para o IC501 no lado que controla o vertical dele, um pino que me chamou a atenção foi o 11, teria que ter 2,9V e tem 0V, pode ser que um dos capacitores ligados a esse pino esta ruim, (C408 e C409), um outro detalhe que não encontrei!

Esses TV mais antigos costumava ter uma chavinha descrita como "serviço" geralmente de três posições, e o vertical só funcionava com essa chave em uma dessas posições, não encontrei essa chavinha no esquema desse TV, verifique na placa se realmente ela não tem a chave...

Verifique também os trimpots de ajuste de altura e linearidade (V. Hold).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...