Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Luiz Caiado

Etanol para limpeza de circuitos, SIM !!!

Recommended Posts

Pessoal seguinte. Concordo com todas as informações postadas sobre porque não usar Etanol = Álcool Etílico em placas e circuitos, mas não com as conclusões.

Tenho um produto a base de Etanol com 0,1% de água no máximo e isento de outras moléculas orgânicas "contaminantes". Quem quiser testar eu mando amostra.

Explico abaixo:

O Álcool Isopropílico é um álcool obtido por síntese química e com baixíssimo teor de água geralmente o teor de água é 0,3 % a 0,2%  e por ser sintético tem poucos contaminantes orgânicos.

O Álcool Etílico = Etanol é obtido por fermentação do caldo de cana. Com isso tem "muita" água, o mais seco atinge  0,5% de água, e com várias moléculas orgânicas "contaminantes".

Vocês tem que ver que o ETANOL produzido no Brasil se destina a fins de combustível, onde as impurezas são queimadas. Ou para ser bebido = potável, redestilado, com menos impurezas mas com muita água.

OFEREÇO AMOSTRAS de um ETANOL com 0,1% de água e isento de contaminantes.  Se der certo falamos de preço depois.

Meu e-mail:  luiz.caiado@alcoolferreira.com.br

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse nível de 0,1% de água , e isento de outros contaminastes, sei que o Etanol é bem melhor do que o Isopropílico pois tem ponto de ebulição mais baixo. Nem sabia que existia esse produto, Luiz, obrigado pela dica !

Paulo

Editado por aphawk

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto ao thinner? Já vi alguns técnicos usarem, mas tenho receio.

Compartilhar este post

Link para o post

@ableton96Thinner é solvente dos bravos. Pode amolecer os componentes de encapsulamento plástico. Tb tem a questão do vapor, cancerígeno. Já o alcool só te deixa um pouco alegre! rs

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, ableton96 disse:

E quanto ao thinner? Já vi alguns técnicos usarem, mas tenho receio.

Não é bom. 

Mas já usei na parte de baixo da placa, ele tira facilmente o fluxo do estanho, aquela coisa marrom. 

No caso eu não conseguia ver as trilhas direito e estava fazendo uma engenharia reversa da placa em questão. 

Etanol 96º eu uso sempre, mas deixo secar bem antes de colocar o circuito na tomada. 

Compartilhar este post

Link para o post

Me lembro de um dos primeiros serviços que tentei fazer (pois não tive sucesso!) foi uma Sharp 14'' antiga, onde a placa estava completamente marrom e suja! Tentei com o isopropílico mas não limpou tudo, acho que se tivesse tentado o thinner teria soltado.

Compartilhar este post

Link para o post

A muitos anos atrás, quandos os PCs ainda eram 386, 486, houve uma grande enchente do rio Tamanduateí (São Paulo, Av do Estado/Av dos Estados). Na fábrica das Tintas Coral as placas dos PCs estavam sendo lavadas com mangueira dágua. Quando a sujidade é grande, ar comprimido ainda é a melhor opção. Se houver lama que não sai com ar, lavar com água, porque não? A única restrição são os trafos, talvez seja necessário mandá-las a uma estufa, 80ºC por várias horas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esses produtos conseguem remover oxidação em placas de celulares ou circuitos mais delicados ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais