Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ableton96

Transistor de saída equivalente

Recommended Posts

Transistores de saída do Polyvox! Chegou com uma saída em curto, com os dois transistores de saída ruins e alguns resistores torrados. Alguém saberia o equivalente deste 2N6472? Não encontrei em lugar algum na cidade.

bd2abbe6-c88d-4ce4-80aa-d67d0e5b8f28.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia ser o 2N3055, mas também não existe mais. Hoje em dia só tem paralelos.

Em um amplificador desses já adaptei o TIP35C que tem corrente maior, mas o ganho bem parecido. Ele é fácil de achar. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Tenho vários 2N3055 aqui! Tenho 4 da Tesla (TSL) e 6 da Mospec. Vale a pena tentar? Nem que seja com uma lampada em série? 

Compartilhar este post

Link para o post

Se for original sem problemas, e o equivalente mais próximo. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Acabei comprando os MJ1500X mesmo! Estou com um projeto para os 3055, mas estou com umas dúvidas:
    1-Existe teste para determinar originalidade sem abrir o encapsulamento? Paguei caro (R$: 37,00 cada!) mas estou um pouco desconfiado.
    2-Alguns me disseram que basta ligar em 4ohms ou subir o volume junto com o grave, e os falsificados queimam em segundos! Pois bem, testei-os por cerca de 20minutos entre 50% e 60% do volume, com o grave forte e, além de não terem esquentado, não senti distorção ou consumo exagerado. Isso seria um sinal de originalidade?

Os transistores que comprei são da ON, sendo o MJ15003G e o MJ15004. 

Compartilhar este post

Link para o post

@ableton96 Por esse preço aí acho difícil os transistores serem falsos.

1 hora atrás, ableton96 disse:

2-Alguns me disseram que basta ligar em 4ohms ou subir o volume junto com o grave, e os falsificados queimam em segundos!

Isso é verdade já comprei MJ15003 e 2N3055 falsificados, no caso eu sabia que era, mas como custavam apenas R$1,50 quis arriscar. A meio volume com o equalizador só no grava já queimou. O amplificador era o kit M150A da Ibrape.

Pois bem, testei-os por cerca de 20minutos entre 50% e 60% do volume, com o grave forte e, além de não terem esquentado, não senti distorção ou consumo exagerado. Isso seria um sinal de originalidade?

Sim.

Os transistores que comprei são da ON, sendo o MJ15003G e o MJ15004. 

Os falsificados vem na maioria com o carimbo da Motorola ou Toshiba no caso dos 2N3055.

Faço uma pergunta: Se já tinha os 2N3055 porque resolveu comprar os MJ15003?

Os 2N3055 são mais parecidos com os 2N6472.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • O amplificador em questão é de cliente! Estes 3055 que tenho são originais e pedi 50 cada (pois paguei caro na época também!) e o cliente preferiu estes MJ que saíram por 37,00/cd na loja.
     Ainda estou com um pé atrás! Mas acredito que os testes já revelaram sua qualidade, além do próprio vendedor me garantir dinheiro de volta e dizer que só tem usado os MJ como substitutos em amplificadores, pois não dá problema nunca mais. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Apenas por motivo de conhecimento, pois ainda não confio fielmente neles, eis a foto dos transistores. 

IMG-20170729-WA0001.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post

Somente olhando não é sempre que dá pra perceber. 

Agora para ter certeza poderia colocar o som no último volume, aí nem precisa de grave. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Coloquei no máximo com duas caixas no canal que funciona, com o grave no máximo também! Tocou até o fim e não tive problemas, além de ter deixado ligado praticamente um dia todo. São originais sim e já irei concluir o serviço! Pode fechar o tópico.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais