Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Display gráfico de 7 vias


Posts recomendados

Bom dia meus caros amigos do fórum.

 

Preciso de ajuda com um display que quebrou e não encontro igual para substituir.

O display original  possui apenas 7 pinos de entrada sendo eles

1 - VDD 

2 - GND

3 - DATA ==> Conectado ao RA0 do PIC 16F73-I

4 - CLK ===> Conectado ao RA1 do PIC 16F73-I

5 - CS ====> Conectado ao RA2 do PIC 16F73-I

6 - A( LIGADO AO VDD)

7 - K ====> Conectado ao RA3 do PIC 16F73-I via transistor

 

Quero conectar outro display gráfico no lugar do display que quebrou.

Gostaria de saber como fazer a ligação de um display que comprei.
Segue imagem do display quebrado e do display que quero instalar no lugar do quebrado.

Desde já agradeço,

 

DISPLAY QUEBRADO 3.jpg

DISPLAY NOVO CIRCUITO.jpg

DISPLAY NOVO FRENTE.jpg

DISPLAY QUEBRADO 1.jpg

DISPLAY QUEBRADO 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente qualquer display lcd, mas você vai ter que modificar o código do pic...

No caso esses circuitos pretos escondem algum tipo de processamento ou codificador para transformar o pino único de entrada de data ser transformado em sinais para os pinos datas do lcd.

 

No caso, se você não tiver o código que programa o pic só comprando outro lcd ou circuito inteiro do junto com lcd para substituir.

 

Dessolda o lcd e vê se tem alguma marcação nele para você comprar um igual, se foi só ele que queimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bommu Perneta!

Esse display é parte de um painel de controle de uma cadeira elétrica massageadora, e o produto é fabricado na China.
Com o código descrito no display, falei com o fabricante do mesmo. Porém ele me disse que fabricou especificamente para o fabricante da cadeira, e não poderia fornecer o display senão para o fabricante da cadeira.
O fabricante da cadeira não me respondeu e é da China também.

Achei cadeiras mais avançadas lá no site deles, e o preço menor que achei foi de R$ 9.800,00.
Por isso a busca por um display alternativo.

Agradeço seu retorno.
Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você também pode comprar um lcd de 20 pino e colocar nesses pinos de 1 a 20 da placa de circuito... colocar as entradas nos datas dele. Mas não sei sabe se funcionaria ou como funcionaria, mas seria uma tentativa se aplaca de circuito ainda tivesse funcionando.

 

Dependendo seria até mais fácil contratar alguém para fazer um controlador da tua cadeira fazendo uma engenharia reversa. Mas vai ser meio complicado.

adicionado 7 minutos depois

lcdfruto.thumb.jpg.ebd663a6e7627e7e291e5299d648aea0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde T1000_2015 e Bommu Perneta.

Vou tentar conseguir via e-bay ou aliexpress mesmo, pois até onde eu sei para fazer trabalhar todos os pinos de dados em um único bus, eu teria que fazer um circuito que comunicasse em full duplex, e aí ficaria muito demorado e incerto. Já refazer a engenharia conforme o T1000_2015, acho impossível já que os chips da placa ficam ocultos e o não conheço o código do microcontrolador.
Fico-lhes muito grato pela ajuda por enquanto.
Tendo o resultado, eu postarei aqui mesmo que não consiga uma solução.
Abraços.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Disso eu não entendo muito, mas será que um ci tipo o 4094 poderia converter os dados seriais em paralelos e aí poderíamos colocar o novo display? 

Mas ai teria de novo ver o código do arduino ... pois não to sabendo quantos pinos dos quais isso usa... Mas já vi por ai a ligação do LCD de 20 pin que eles usam todos os 8 pinos de dados e esse 4094 só colocam 4 pinos dele... ai teria que colocar mais um se fosse possível e mesmo assim de novo teria que olhar a programação.

 

A não ser que ele arranje um idêntico ou faça gambiarra tá complicado.

adicionado 1 minuto depois

Ou arranjar um de 8 pinos com clock e data...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi esse primeiro desenho do circuitvalley e pensei que não rolava, se for como do segundo mais tranquilo... Valeu apontar ^^ agora falta ver se funciona lol  To e viajando , valeu por esclarecer pensei que era só 4 pinos de dados nele ^^

alphanumericLCD_3Wire.png

Serial+LCD+two+wire+lcd+three+wire+lcd+s

1368119818_2wireser.jpg

adicionado 9 minutos depois

Apesar de que esse ai de cima dá curto para alto nas entradas de dados do LCD2 ... mas vi uns usando os 8 pinos, basta ver mesmo se rola ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Bommu Perneta e Mestre88.

Vou montar o circuito e testar, não custa tentar.
O Código ainda é uma incógnita, mas talvez usando apenas um conversor já resolva.
Pode dar certo com o uso do HEF4094, pois trata-se de um registrador de deslocamento com um barramento de 8 bits. E no display quebrado tem apenas quatro pinos que 
recebem informações, o restante vai ao VCC ou GND.
Os pinos são:
DATA(dados) - onde trafegarão as informações
CLK(W/R) - o pino que vai informar se será escrita ou leitura.

CS - deve ter a função do RS que é Set Register

K - Que recebe informação para aumentar ou diminuir o brilho do display.
Mas a informação de vocês já abriu um novo leque de opções para fazer funcionar esse controle.
Valeu mesmo pelas informações.

Abraços.



 

        

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...