Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração de um i7 7700


Posts recomendados

Bem, eu vou comprar um PC nessas configurações:

 

i7 7700

GTX 1070 da gigabyte (3 fans)

Moba b150m da gigabyte

Gabinete PcYes Mid-Tower Rhino (acompanha 3 fans)

Fonte CX500W

 

O uso principal do PC será para jogos. Eventualmente, renderizarei alguns vídeos, mas não é nada profissional nem é a prioridade.

Não pretendo fazer OC em nenhuma peça, e a intenção inicial não seria comprar mais coolers (pro gabinete). Nunca tive um PC com um processador i7, então não sei se ele esquenta. Minha dúvida é, nesse set, o PC vai esquentar muito (no caso, o processador) a ponto do cooler stock (o que vem com o processador) não aguentar? Se não aguentar, vocês poderiam me recomendar coolers (de preferência air coolers por causa do tempo de vida, a menos que não haja outra solução). O gabinete irá ficar num lugar não muito espaçoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Jorge Ambos os processadores te atenderão com tranquilidade. A questão é que a arquitetura da AMD tem mais potencial de crescimento, pois é nova, do que a da Intel, que já está no final do seu ciclo de desenvolvimento. A Intel deverá lançar uma nova arquitetura ainda este ano, ficando o seu equipamento já limitado para futuros upgrades. Sem falar que o R7 1700 tem um bom potencial de over, com isto até igualando o desempenho do i7 7700 em jogos. E quanto a sua preocupação com temperatura, veja neste teste que o R7 não esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se coloca uma GTX 1070 contra esses dois processadores, o resultado vai ser igual já que quem limita o FPS é a placa de vídeo. O i7 7700 só vai valer a pena com uma 1080/1080 TI, em FULL HD. Ou se por acaso você já tiver um setup Intel.

Mas pra não deixar a sua pergunta sem resposta, um Hyper 212x já é o suficiente para resfriá-lo se morar em lugar quente, se for mais pro SUL, o cooler stock que vem como ele basta.Como é um processador de 65W de TPD e bloqueado para overclock, o mesmo não esquenta tanto como o 7700k.

Com essa promoçao, vale muito mais a pena pegar um R5 1600 ou 1600x, que também vem com SSD. O R5 1600 pra jogar é quase a mesma coisa que o R7 1700.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Kleber Peters disse:

@Gabriel Jorge Sem falar que o R7 1700 tem um bom potencial de over, com isto até igualando o desempenho do i7 7700 em jogos.

 

@Kleber Peters @Ian Cabral , se eu te dissesse que nunca mexi com OC kkkk. Não sei o quão perigoso é, ou se sequer é perigoso, estava pensando no i7 por causa do vídeo abaixo, mas se for possível igualar o desempenho de forma segura... Eu também optei pela Intel por causa que ouvi que os processadores da AMD tinham algumas incompatibilidades estranhas (bugs), mas não sei até onde isso é verdade.

 

 

Obs.: Eu reparei que o uso do processador da AMD estava bem mais baixo que o i7 (indicando que os jogos atuais não estão aproveitando ele do jeito que poderiam). Também reparei que a memória da GTX 1080 do vídeo, quando colocada com o AMD, ficou com um uso de +- 2GB a mais de uso em relação ao processador da Intel (não sei o que isso significa).

Do jeito que foi comparado, a Intel teve vantagem em questão de FPS em algumas partes (no 1080p), mas não foi tanto.

adicionado 6 minutos depois
32 minutos atrás, Ian Cabral disse:

Mas pra não deixar a sua pergunta sem resposta, um Hyper 212x já é o suficiente para resfriá-lo se morar em lugar quente, se for mais pro SUL, o cooler stock que vem como ele basta.Como é um processador de 65W de TPD e bloqueado para overclock, o mesmo não esquenta tanto como o 7700k.

 

Se eu quisesse uma opção watercooler (em conta), o que você recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Jorge Com uma GTX1070 essa diferença ja não existe. Neste caso ela existe pois é um caso desproporcional, colocando uma GPU como a 1080\1080Ti para rodar resoluções baixas. Com uma 1070, isso ja não ocorreria.

 

Sem contar que chipArt normalmente realiza testes meio "estranhos".

 

Aqui tem uma comparação do 7800X vs 7700K vs R5 1600

 

 

Com uma GTX1080Ti em 1080p, ainda mais desproporcional. E mesmo assim, não vejo como a diferença de preço dos i7 possa ser justificada. Consumindo e esquentando mais, e limitando para outras tarefas.

adicionado 0 minutos depois

*R7 1700 tem performance semelhante, em muitos casos idênticas ao R5 1600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, muito obrigado a todos vocês. Vocês abriram meus olhos :thumbsup: <3, realmente, não compensa pegar processador da Intel agora se a tecnologia deles está ultrapassada (assisti vídeos da Adrenaline comparando o desempenho do processador e isso realmente se mostrou verdade :P).

 

@Atretador , mesmo que o desempenho deles seja igual na maior parte das coisas, eu estava realmente querendo comprar um SSD (simples, para instalar o windows e alguns jogos mais simples), e acaba que a diferença de preço entre o Ryzen 5 1600 (850 reais) e o Ryzen 7 1700 (1300 reais) se torna 150 reais se for levar em consideração que o SSD que acompanha o R7 "de brinde" da Kingston está 300 reais (pelo menos na Kabum). Então por causa disso compensa.

 

Agora pra fechar com chave de ouro, gostaria de uma recomendação de uma moba (na faixa dos 400 a 500 reais) que tenha os recursos parecidos com a B150M (12 USBs, controle de ventoinha etc), uma USB tipo C não faria mal também / OU quem sabe eu esteja viajando de novo e esteja pedindo pela moba ERRADA, por exemplo, chipset não suporta OC ou algo assim, deixo isso na mão de vocês. E também precisaria de recomendações de Air Coolers (considerando que farei um OC no R7 1700) e Water Coolers, quanto mais em conta melhor :D.

 

E gostaria de perguntar, é seguro fazer OC num processador novo (considerando o R7)? Recomendam que eu espere um pouco ou não compensa esperar ("não faz diferença")?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Jorge Com a 1070 não vai fazer muita diferença, a não ser em games mal otimizados que não conseguem usar todos os núcleos.

 

Overclock é fácil

 

Eu recomendaria uma B350 Bazooka\VDH-PRO, PC Mate\Tomahawk, Gaming Plus, Gaming 3 ou algo do genero.

Com as B350 talvez tenha dificuldades para pegar +3.8Ghz no R7 1700 por ter 8 núcleos, mas, ja é um clock excelente para ele.

No topico tem uma planilha com informação e VRMs de algumas mobos, pode dar uma olhada caso queira investir mais em OC, ou saber quais evitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...